Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349 |
Resumo: | O desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira. |
id |
IFPA-1_b4f43c4cc4f3300a2eeba75e04edaa94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:10.0.2.15:prefix/349 |
network_acronym_str |
IFPA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campoEducação básica – diversidadeProfessor – formaçãoInclusãoFormação docenteEscola do campoEstudante - surdoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáBrazil PublishingBrasilMENEZES, Graziela Ninck DiasNUNEZ, Joana Maria LeôncioMAGALHÃES, Claudia do Socorro AzevedoNEVES, Miranilde Oliveira2022-10-19T13:19:30Z2022-10-19T13:19:30Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartMAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:.9786558614883https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349porDocência em contextos de diversidadeColetânea Profissão Docente na Educação Básicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPA2023-06-26T23:55:35Zoai:10.0.2.15:prefix/349Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-26T23:55:35Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo |
title |
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo |
spellingShingle |
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo Educação básica – diversidade Professor – formação Inclusão Formação docente Escola do campo Estudante - surdo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo |
title_full |
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo |
title_fullStr |
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo |
title_full_unstemmed |
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo |
title_sort |
Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo |
author |
MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo |
author_facet |
MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo NEVES, Miranilde Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
NEVES, Miranilde Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
MENEZES, Graziela Ninck Dias NUNEZ, Joana Maria Leôncio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo NEVES, Miranilde Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica – diversidade Professor – formação Inclusão Formação docente Escola do campo Estudante - surdo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Educação básica – diversidade Professor – formação Inclusão Formação docente Escola do campo Estudante - surdo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O desenvolvimento da formação docente do campo sempre exigiu planejamento e valorização desse contexto tão diverso, rico, mas que demanda atenção para as especificidades. Quando acrescentamos inclusão e surdez, percebemos um desafio bem maior. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de inclusão, em especial, do estudante surdo, a partir da formação de docentes que se encontram a trabalhar no campo. Para tanto, foi necessário buscar amparo em Arroyo (2019), Caldart (2009), Caldart et al. (2012), Skliar (1997, 2005), Skliar e Lunardi (2000), Quadros (2005, 2008), Hage (2014). Além de analisar a Legislação de Políticas Públicas da Educação do Campo, a instauração da Lei 9.394/96 – por representar o aporte que sustenta as bases e diretrizes da educação brasileira, o Decreto 7.352/2010 por propor a política de educação do campo, além do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera; a Lei 13.146/2015 – por ser a Lei Brasileira de Inclusão; a Lei 10.436/2002 que legalizou a Língua Brasileira de Sinais como comunicação e expressão dos surdos, e o Decreto 5.626/2005, por defender a inclusão da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores. Percebeu-se que tais ações, favoreceram perspectivas mais inclusivas no campo e nos demais âmbitos da educação brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-10-19T13:19:30Z 2022-10-19T13:19:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:. 9786558614883 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349 |
identifier_str_mv |
MAGALHÃES, Claudia do Socorro Azevedo; NEVES, Miranilde Oliveira. Formação docente e inclusão do estudante surdo em escolas do campo. In: MENEZES, Graziela Ninck Dias; NUNEZ, Joana Maria Leôncio (org.). Docência em contextos de diversidade. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. p. 748-762. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349. Acesso em:. 9786558614883 |
url |
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Docência em contextos de diversidade Coletânea Profissão Docente na Educação Básica |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazil Publishing Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazil Publishing Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instacron:IFPA |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
instacron_str |
IFPA |
institution |
IFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ifpa.edu.br |
_version_ |
1795322688715096064 |