A construção do percurso formativo na residência pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
Texto Completo: | https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247 |
Resumo: | This initial study highlights an analysis of the formative path of ten participants in the Pedagogical Residency Program of the Degree in Informatics Course, who had an internship for a year and a half in high school classes integrated with the Technical Courses in Agriculture and Informatics. It is a qualitative study with a focus on participant observation and shows the vision of the Program preceptor from the monitoring of interns between 2018 and 2019. The research showed significant results in the profile of students during their work in the classroom and promoted greater commitment in the organization and preparation of classes, in addition to being involved in projects that encouraged the adaptation of Portuguese Language classes using the residents' knowledge in Computer Science and Libras. It is, therefore, a program that should be adopted by more institutions, but that presents some necessary adjustments, such as more significant measures regarding the truancy of the residents. |
id |
IFPA-1_c8b4d8636d14582e303f1f9e527afd91 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:10.0.2.15:prefix/247 |
network_acronym_str |
IFPA-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do percurso formativo na residência pedagógicaLicenciatura em informáticaPercurso formativoResidência pedagógicaGraduation in computer scienceFormative pathPedagogical residenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis initial study highlights an analysis of the formative path of ten participants in the Pedagogical Residency Program of the Degree in Informatics Course, who had an internship for a year and a half in high school classes integrated with the Technical Courses in Agriculture and Informatics. It is a qualitative study with a focus on participant observation and shows the vision of the Program preceptor from the monitoring of interns between 2018 and 2019. The research showed significant results in the profile of students during their work in the classroom and promoted greater commitment in the organization and preparation of classes, in addition to being involved in projects that encouraged the adaptation of Portuguese Language classes using the residents' knowledge in Computer Science and Libras. It is, therefore, a program that should be adopted by more institutions, but that presents some necessary adjustments, such as more significant measures regarding the truancy of the residents.Este estudo inicial destaca uma análise sobre o percurso formativo de dez participantes do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Informática, os quais estagiaram durante um ano e meio em turmas de Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos de Agropecuária e Informática. É um estudo de cunho qualitativo com enfoque na observação participante e mostra a visão da preceptora do Programa a partir do acompanhamento dos estagiários entre 2018 e 2019. A pesquisa apontou resultados significativos no perfil dos estudantes durante a atuação em sala de aula e promoveu maior empenho na organização e elaboração das aulas, além da inserção em projetos que incentivaram a adaptação das aulas de Língua Portuguesa utilizando os conhecimentos dos residentes em Informática e Libras. É, portanto, um programa que deve ser adotado por mais instituições, mas que apresenta alguns ajustes necessários, como providências mais significativas a respeito da evasão dos residentes. Palavras-chave: Licenciatura em Informática. Percurso Formativo. Residência Pedagógica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáUNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁBrasilUECE2022-09-27T13:55:59Z2022-09-27T13:55:59Z2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNEVES, Miranilde Oliveira; CORRÊA, Joana Laura Cota. A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.22, n.4, p.1-11, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247. Acesso em:.2675-9144https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247Disponível na Internethttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6460/5409reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporEnsino em PerspectivasNEVES, Miranilde OliveiraCORRÊA, Joana Laura Cotainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T20:49:16Zoai:10.0.2.15:prefix/247Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-22T20:49:16Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do percurso formativo na residência pedagógica |
title |
A construção do percurso formativo na residência pedagógica |
spellingShingle |
A construção do percurso formativo na residência pedagógica NEVES, Miranilde Oliveira Licenciatura em informática Percurso formativo Residência pedagógica Graduation in computer science Formative path Pedagogical residence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A construção do percurso formativo na residência pedagógica |
title_full |
A construção do percurso formativo na residência pedagógica |
title_fullStr |
A construção do percurso formativo na residência pedagógica |
title_full_unstemmed |
A construção do percurso formativo na residência pedagógica |
title_sort |
A construção do percurso formativo na residência pedagógica |
author |
NEVES, Miranilde Oliveira |
author_facet |
NEVES, Miranilde Oliveira CORRÊA, Joana Laura Cota |
author_role |
author |
author2 |
CORRÊA, Joana Laura Cota |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEVES, Miranilde Oliveira CORRÊA, Joana Laura Cota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Licenciatura em informática Percurso formativo Residência pedagógica Graduation in computer science Formative path Pedagogical residence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Licenciatura em informática Percurso formativo Residência pedagógica Graduation in computer science Formative path Pedagogical residence CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
This initial study highlights an analysis of the formative path of ten participants in the Pedagogical Residency Program of the Degree in Informatics Course, who had an internship for a year and a half in high school classes integrated with the Technical Courses in Agriculture and Informatics. It is a qualitative study with a focus on participant observation and shows the vision of the Program preceptor from the monitoring of interns between 2018 and 2019. The research showed significant results in the profile of students during their work in the classroom and promoted greater commitment in the organization and preparation of classes, in addition to being involved in projects that encouraged the adaptation of Portuguese Language classes using the residents' knowledge in Computer Science and Libras. It is, therefore, a program that should be adopted by more institutions, but that presents some necessary adjustments, such as more significant measures regarding the truancy of the residents. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06 2022-09-27T13:55:59Z 2022-09-27T13:55:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NEVES, Miranilde Oliveira; CORRÊA, Joana Laura Cota. A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.22, n.4, p.1-11, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247. Acesso em:. 2675-9144 https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247 |
identifier_str_mv |
NEVES, Miranilde Oliveira; CORRÊA, Joana Laura Cota. A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.22, n.4, p.1-11, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247. Acesso em:. 2675-9144 |
url |
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensino em Perspectivas |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Brasil UECE |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ Brasil UECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Disponível na Internet https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6460/5409 reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) instacron:IFPA |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
instacron_str |
IFPA |
institution |
IFPA |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ifpa.edu.br |
_version_ |
1795322688229605376 |