A construção do percurso formativo na residência pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NEVES, Miranilde Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: CORRÊA, Joana Laura Cota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Texto Completo: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247
Resumo: This initial study highlights an analysis of the formative path of ten participants in the Pedagogical Residency Program of the Degree in Informatics Course, who had an internship for a year and a half in high school classes integrated with the Technical Courses in Agriculture and Informatics. It is a qualitative study with a focus on participant observation and shows the vision of the Program preceptor from the monitoring of interns between 2018 and 2019. The research showed significant results in the profile of students during their work in the classroom and promoted greater commitment in the organization and preparation of classes, in addition to being involved in projects that encouraged the adaptation of Portuguese Language classes using the residents' knowledge in Computer Science and Libras. It is, therefore, a program that should be adopted by more institutions, but that presents some necessary adjustments, such as more significant measures regarding the truancy of the residents.
id IFPA-1_c8b4d8636d14582e303f1f9e527afd91
oai_identifier_str oai:10.0.2.15:prefix/247
network_acronym_str IFPA-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository_id_str
spelling A construção do percurso formativo na residência pedagógicaLicenciatura em informáticaPercurso formativoResidência pedagógicaGraduation in computer scienceFormative pathPedagogical residenceCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis initial study highlights an analysis of the formative path of ten participants in the Pedagogical Residency Program of the Degree in Informatics Course, who had an internship for a year and a half in high school classes integrated with the Technical Courses in Agriculture and Informatics. It is a qualitative study with a focus on participant observation and shows the vision of the Program preceptor from the monitoring of interns between 2018 and 2019. The research showed significant results in the profile of students during their work in the classroom and promoted greater commitment in the organization and preparation of classes, in addition to being involved in projects that encouraged the adaptation of Portuguese Language classes using the residents' knowledge in Computer Science and Libras. It is, therefore, a program that should be adopted by more institutions, but that presents some necessary adjustments, such as more significant measures regarding the truancy of the residents.Este estudo inicial destaca uma análise sobre o percurso formativo de dez participantes do Programa Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Informática, os quais estagiaram durante um ano e meio em turmas de Ensino Médio Integrado aos Cursos Técnicos de Agropecuária e Informática. É um estudo de cunho qualitativo com enfoque na observação participante e mostra a visão da preceptora do Programa a partir do acompanhamento dos estagiários entre 2018 e 2019. A pesquisa apontou resultados significativos no perfil dos estudantes durante a atuação em sala de aula e promoveu maior empenho na organização e elaboração das aulas, além da inserção em projetos que incentivaram a adaptação das aulas de Língua Portuguesa utilizando os conhecimentos dos residentes em Informática e Libras. É, portanto, um programa que deve ser adotado por mais instituições, mas que apresenta alguns ajustes necessários, como providências mais significativas a respeito da evasão dos residentes. Palavras-chave: Licenciatura em Informática. Percurso Formativo. Residência Pedagógica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do ParáUNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁBrasilUECE2022-09-27T13:55:59Z2022-09-27T13:55:59Z2021-08-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleNEVES, Miranilde Oliveira; CORRÊA, Joana Laura Cota. A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.22, n.4, p.1-11, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247. Acesso em:.2675-9144https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247Disponível na Internethttps://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6460/5409reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)instacron:IFPAporEnsino em PerspectivasNEVES, Miranilde OliveiraCORRÊA, Joana Laura Cotainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-22T20:49:16Zoai:10.0.2.15:prefix/247Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifpa.edu.br/oai/requestrepositorio@ifpa.edu.bropendoar:2023-06-22T20:49:16Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do percurso formativo na residência pedagógica
title A construção do percurso formativo na residência pedagógica
spellingShingle A construção do percurso formativo na residência pedagógica
NEVES, Miranilde Oliveira
Licenciatura em informática
Percurso formativo
Residência pedagógica
Graduation in computer science
Formative path
Pedagogical residence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A construção do percurso formativo na residência pedagógica
title_full A construção do percurso formativo na residência pedagógica
title_fullStr A construção do percurso formativo na residência pedagógica
title_full_unstemmed A construção do percurso formativo na residência pedagógica
title_sort A construção do percurso formativo na residência pedagógica
author NEVES, Miranilde Oliveira
author_facet NEVES, Miranilde Oliveira
CORRÊA, Joana Laura Cota
author_role author
author2 CORRÊA, Joana Laura Cota
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NEVES, Miranilde Oliveira
CORRÊA, Joana Laura Cota
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em informática
Percurso formativo
Residência pedagógica
Graduation in computer science
Formative path
Pedagogical residence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Licenciatura em informática
Percurso formativo
Residência pedagógica
Graduation in computer science
Formative path
Pedagogical residence
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This initial study highlights an analysis of the formative path of ten participants in the Pedagogical Residency Program of the Degree in Informatics Course, who had an internship for a year and a half in high school classes integrated with the Technical Courses in Agriculture and Informatics. It is a qualitative study with a focus on participant observation and shows the vision of the Program preceptor from the monitoring of interns between 2018 and 2019. The research showed significant results in the profile of students during their work in the classroom and promoted greater commitment in the organization and preparation of classes, in addition to being involved in projects that encouraged the adaptation of Portuguese Language classes using the residents' knowledge in Computer Science and Libras. It is, therefore, a program that should be adopted by more institutions, but that presents some necessary adjustments, such as more significant measures regarding the truancy of the residents.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-06
2022-09-27T13:55:59Z
2022-09-27T13:55:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NEVES, Miranilde Oliveira; CORRÊA, Joana Laura Cota. A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.22, n.4, p.1-11, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247. Acesso em:.
2675-9144
https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247
identifier_str_mv NEVES, Miranilde Oliveira; CORRÊA, Joana Laura Cota. A construção do percurso formativo na residência pedagógica. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.22, n.4, p.1-11, 2021. Disponível em: https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247. Acesso em:.
2675-9144
url https://repositorio.ifpa.edu.br/jspui/handle/prefix/247
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensino em Perspectivas
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Brasil
UECE
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Brasil
UECE
dc.source.none.fl_str_mv Disponível na Internet
https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6460/5409
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron:IFPA
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
instacron_str IFPA
institution IFPA
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ifpa.edu.br
_version_ 1795322688229605376