Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3668 |
Resumo: | No ?mbito educacional a Qu?mica ? vista pelos estudantes como de dif?cil entendimento e frequentemente considerada como desinteressante. Os discentes apresentam dificuldade em estabelecer conex?es entre os conte?dos explanados em sala de aula e suas experi?ncias cotidianas, uma vez que, geralmente, os conte?dos abordados s?o apresentados de maneira descontextualizada. O presente trabalho teve como objetivo analisar atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica a import?ncia das atividades experimentais com materiais alternativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica. A metodologia adotada consistiu-se em um levantamento bibliogr?fico de artigos, empregando-se uma coleta de dados por meio de uma busca eletr?nica nas bases de dados Google Scholar e Peri?dicos Capes. A partir dos resultados, ? poss?vel inferir que a integra??o de materiais alternativos em atividades experimentais torna as aulas mais atrativas, facilitando a assimila??o do conhecimento e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Isso destaca a import?ncia significativa dessa abordagem no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o uso de atividades experimentais alternativas possibilita que percal?os sejam contornados. Ademais, se vinculadas a situa??es cotidianas enriquece a compreens?o dos estudantes acerca dos conte?dos estudados e a ado??o dessas atividades para a sala de aula estimulam os alunos a visualizar a disciplina de Qu?mica de forma ampla e integrada ao contexto di?rio. |
id |
IFPB_0a240226889092043256a8aeaa1322ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3668 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Mendes, Clebiana Gomes2024-03-25T21:56:44Z2024-03-25T21:56:44Z2024-02-21http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3668No ?mbito educacional a Qu?mica ? vista pelos estudantes como de dif?cil entendimento e frequentemente considerada como desinteressante. Os discentes apresentam dificuldade em estabelecer conex?es entre os conte?dos explanados em sala de aula e suas experi?ncias cotidianas, uma vez que, geralmente, os conte?dos abordados s?o apresentados de maneira descontextualizada. O presente trabalho teve como objetivo analisar atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica a import?ncia das atividades experimentais com materiais alternativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica. A metodologia adotada consistiu-se em um levantamento bibliogr?fico de artigos, empregando-se uma coleta de dados por meio de uma busca eletr?nica nas bases de dados Google Scholar e Peri?dicos Capes. A partir dos resultados, ? poss?vel inferir que a integra??o de materiais alternativos em atividades experimentais torna as aulas mais atrativas, facilitando a assimila??o do conhecimento e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Isso destaca a import?ncia significativa dessa abordagem no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o uso de atividades experimentais alternativas possibilita que percal?os sejam contornados. Ademais, se vinculadas a situa??es cotidianas enriquece a compreens?o dos estudantes acerca dos conte?dos estudados e a ado??o dessas atividades para a sala de aula estimulam os alunos a visualizar a disciplina de Qu?mica de forma ampla e integrada ao contexto di?rio.Submitted by Milena Silva (milena.silva@ifpb.edu.br) on 2024-03-25T21:56:44Z No. of bitstreams: 1 TCC MENDES.pdf: 719128 bytes, checksum: c0cf606885fb2ca77ffe4b0360bc7125 (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-25T21:56:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC MENDES.pdf: 719128 bytes, checksum: c0cf606885fb2ca77ffe4b0360bc7125 (MD5) Previous issue date: 2024-02-21Materiais alternativosAtividades experimentaisEnsino de qu?micaEnsino ? aprendizagemUma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?micainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC MENDES.pdfTCC MENDES.pdfapplication/pdf719128http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3668/1/TCC+MENDES.pdfc0cf606885fb2ca77ffe4b0360bc7125MD51177683/36682024-03-25 18:56:44.807oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3668Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-25T21:56:44Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica |
title |
Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica |
spellingShingle |
Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica Mendes, Clebiana Gomes Materiais alternativos Atividades experimentais Ensino de qu?mica Ensino ? aprendizagem |
title_short |
Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica |
title_full |
Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica |
title_fullStr |
Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica |
title_full_unstemmed |
Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica |
title_sort |
Uma revis?o bibliogr?fica sobre atividades experimentais utilizando materiais alternativos no ensino de qu?mica |
author |
Mendes, Clebiana Gomes |
author_facet |
Mendes, Clebiana Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Clebiana Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Materiais alternativos Atividades experimentais Ensino de qu?mica Ensino ? aprendizagem |
topic |
Materiais alternativos Atividades experimentais Ensino de qu?mica Ensino ? aprendizagem |
description |
No ?mbito educacional a Qu?mica ? vista pelos estudantes como de dif?cil entendimento e frequentemente considerada como desinteressante. Os discentes apresentam dificuldade em estabelecer conex?es entre os conte?dos explanados em sala de aula e suas experi?ncias cotidianas, uma vez que, geralmente, os conte?dos abordados s?o apresentados de maneira descontextualizada. O presente trabalho teve como objetivo analisar atrav?s de uma revis?o bibliogr?fica a import?ncia das atividades experimentais com materiais alternativas no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Qu?mica. A metodologia adotada consistiu-se em um levantamento bibliogr?fico de artigos, empregando-se uma coleta de dados por meio de uma busca eletr?nica nas bases de dados Google Scholar e Peri?dicos Capes. A partir dos resultados, ? poss?vel inferir que a integra??o de materiais alternativos em atividades experimentais torna as aulas mais atrativas, facilitando a assimila??o do conhecimento e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. Isso destaca a import?ncia significativa dessa abordagem no contexto educacional. Conclui-se, portanto, que o uso de atividades experimentais alternativas possibilita que percal?os sejam contornados. Ademais, se vinculadas a situa??es cotidianas enriquece a compreens?o dos estudantes acerca dos conte?dos estudados e a ado??o dessas atividades para a sala de aula estimulam os alunos a visualizar a disciplina de Qu?mica de forma ampla e integrada ao contexto di?rio. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-25T21:56:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-25T21:56:44Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-02-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3668 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3668 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3668/1/TCC+MENDES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c0cf606885fb2ca77ffe4b0360bc7125 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660454178652160 |