Teoria dos n?meros no ensino b?sico: um estudo no primeiro ano do ensino m?dio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jailson Almeida da Paix?o
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2467
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma maneira de calcular todos os divisores positivos de um n?mero natural usando uma consequ?ncia do teorema fundamental da aritm?tica. Para isso, foi ministrada uma aula em uma turma do primeiro ano do ensino m?dio do IFPB, Campus Campina Grande, com a participa??o de 24 alunos, em que foi apresentado o conceito de divisibilidade, n?meros primos e as duas formas do teorema fundamental da aritm?tica, al?m de exemplos sobre como calcular todos os divisores positivos de um n?mero natural e a quantidade de tais divisores positivos. Al?m disso, os alunos responderam um question?rio sobre o assunto de divisores positivos de um n?mero natural. Analisou ? se se os alunos da turma sabem calcular todos os divisores positivos de um n?mero natural e determinar a quantidade de divisores positivos que um n?mero natural tem. Al?m disso, verificou ? se suas respectivas opini?es acerca do m?todo usado para calcular todos os divisores positivos de um n?mero natural. De acordo com as porcentagens obtida nos resultados foi poss?vel notar que houve um maior n?vel de satisfa??o entre os alunos, com a utiliza??o desse m?todo para encontrar os divisores positivos dos n?meros naturais.
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