Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Jos? Mikaell dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2480
Resumo: Sabemos que neste per?odo p?s-confinamento em suas casas devido a pandemia da Covid-19 onde os alunos tiveram aulas de forma remota, ?ndices preocupantes desses educandos que apresentam dificuldades nos conte?dos da grade curricular da Matem?tica se intensificaram. Concomitante a isso, surge a necessidade de se entender os fatores que contribuem para a emerg?ncia desses problemas, neste paralelo, como eles podem ser superados. Assim, o objetivo do presente trabalho identificar as principais dificuldades de aprendizagem em opera??o da divis?o de n?meros naturais apresentadas pelos alunos do 6? ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Burity, localizada no munic?pio de Soledade. A metodologia de pesquisa que utilizamos foi de cunho explorat?rio e abordagem qualitativa; com a coleta dos dados atrav?s de um question?rio via plataforma digital Google Forms. Ao observar os dados obtidos, ficou percept?vel que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos foram nas quest?es contextualizadas e naquelas que exigiam a necessidade de conhecimentos relacionados ?s outras opera??es matem?ticas. Por fim, foi poss?vel concluir que, uma das metodologias de ensino que apresenta maior viabilidade para o processo de ensino e aprendizagem das opera??es de divis?o ? atrav?s da resolu??o de problemas, fazendo correla??o com o cotidiano dos alunos.
id IFPB_4e6b50a16ec661594af98d25ec5c1d98
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2480
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Costa, Jos? Mikaell dos Santos2022-09-27T11:31:07Z2022-09-27T11:31:07Z2022-09-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2480Sabemos que neste per?odo p?s-confinamento em suas casas devido a pandemia da Covid-19 onde os alunos tiveram aulas de forma remota, ?ndices preocupantes desses educandos que apresentam dificuldades nos conte?dos da grade curricular da Matem?tica se intensificaram. Concomitante a isso, surge a necessidade de se entender os fatores que contribuem para a emerg?ncia desses problemas, neste paralelo, como eles podem ser superados. Assim, o objetivo do presente trabalho identificar as principais dificuldades de aprendizagem em opera??o da divis?o de n?meros naturais apresentadas pelos alunos do 6? ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Burity, localizada no munic?pio de Soledade. A metodologia de pesquisa que utilizamos foi de cunho explorat?rio e abordagem qualitativa; com a coleta dos dados atrav?s de um question?rio via plataforma digital Google Forms. Ao observar os dados obtidos, ficou percept?vel que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos foram nas quest?es contextualizadas e naquelas que exigiam a necessidade de conhecimentos relacionados ?s outras opera??es matem?ticas. Por fim, foi poss?vel concluir que, uma das metodologias de ensino que apresenta maior viabilidade para o processo de ensino e aprendizagem das opera??es de divis?o ? atrav?s da resolu??o de problemas, fazendo correla??o com o cotidiano dos alunos.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2022-09-27T11:30:18Z No. of bitstreams: 2 TCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 1221569 bytes, checksum: 7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6c (MD5) Termo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 239905 bytes, checksum: c19c25fee68dc374ecc37d814f7d574b (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2022-09-27T11:31:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 1221569 bytes, checksum: 7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6c (MD5) Termo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 239905 bytes, checksum: c19c25fee68dc374ecc37d814f7d574b (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-27T11:31:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 1221569 bytes, checksum: 7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6c (MD5) Termo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 239905 bytes, checksum: c19c25fee68dc374ecc37d814f7d574b (MD5) Previous issue date: 2022-09-27Matem?tica- EnsinoN?meros naturaisEnsino da divis?o- aprendizagemDificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdfTCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdfapplication/pdf1221569http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2480/1/TCC+de+Jos%C3%A9+Mikaell+dos+Santos.pdf7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6cMD51Termo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdfTermo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdfapplication/pdf239905http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2480/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Jos%C3%A9+Mikaell+dos+Santos.pdfc19c25fee68dc374ecc37d814f7d574bMD52177683/24802022-09-27 08:31:07.306oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-27T11:31:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano
title Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano
Costa, Jos? Mikaell dos Santos
Matem?tica- Ensino
N?meros naturais
Ensino da divis?o- aprendizagem
title_short Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano
title_full Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano
title_sort Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano
author Costa, Jos? Mikaell dos Santos
author_facet Costa, Jos? Mikaell dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Jos? Mikaell dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Matem?tica- Ensino
N?meros naturais
Ensino da divis?o- aprendizagem
topic Matem?tica- Ensino
N?meros naturais
Ensino da divis?o- aprendizagem
description Sabemos que neste per?odo p?s-confinamento em suas casas devido a pandemia da Covid-19 onde os alunos tiveram aulas de forma remota, ?ndices preocupantes desses educandos que apresentam dificuldades nos conte?dos da grade curricular da Matem?tica se intensificaram. Concomitante a isso, surge a necessidade de se entender os fatores que contribuem para a emerg?ncia desses problemas, neste paralelo, como eles podem ser superados. Assim, o objetivo do presente trabalho identificar as principais dificuldades de aprendizagem em opera??o da divis?o de n?meros naturais apresentadas pelos alunos do 6? ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Burity, localizada no munic?pio de Soledade. A metodologia de pesquisa que utilizamos foi de cunho explorat?rio e abordagem qualitativa; com a coleta dos dados atrav?s de um question?rio via plataforma digital Google Forms. Ao observar os dados obtidos, ficou percept?vel que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos foram nas quest?es contextualizadas e naquelas que exigiam a necessidade de conhecimentos relacionados ?s outras opera??es matem?ticas. Por fim, foi poss?vel concluir que, uma das metodologias de ensino que apresenta maior viabilidade para o processo de ensino e aprendizagem das opera??es de divis?o ? atrav?s da resolu??o de problemas, fazendo correla??o com o cotidiano dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-27T11:31:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-27T11:31:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2480
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2480/1/TCC+de+Jos%C3%A9+Mikaell+dos+Santos.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2480/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Jos%C3%A9+Mikaell+dos+Santos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6c
c19c25fee68dc374ecc37d814f7d574b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660445620174848