Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2480 |
Resumo: | Sabemos que neste per?odo p?s-confinamento em suas casas devido a pandemia da Covid-19 onde os alunos tiveram aulas de forma remota, ?ndices preocupantes desses educandos que apresentam dificuldades nos conte?dos da grade curricular da Matem?tica se intensificaram. Concomitante a isso, surge a necessidade de se entender os fatores que contribuem para a emerg?ncia desses problemas, neste paralelo, como eles podem ser superados. Assim, o objetivo do presente trabalho identificar as principais dificuldades de aprendizagem em opera??o da divis?o de n?meros naturais apresentadas pelos alunos do 6? ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Burity, localizada no munic?pio de Soledade. A metodologia de pesquisa que utilizamos foi de cunho explorat?rio e abordagem qualitativa; com a coleta dos dados atrav?s de um question?rio via plataforma digital Google Forms. Ao observar os dados obtidos, ficou percept?vel que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos foram nas quest?es contextualizadas e naquelas que exigiam a necessidade de conhecimentos relacionados ?s outras opera??es matem?ticas. Por fim, foi poss?vel concluir que, uma das metodologias de ensino que apresenta maior viabilidade para o processo de ensino e aprendizagem das opera??es de divis?o ? atrav?s da resolu??o de problemas, fazendo correla??o com o cotidiano dos alunos. |
id |
IFPB_4e6b50a16ec661594af98d25ec5c1d98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2480 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Costa, Jos? Mikaell dos Santos2022-09-27T11:31:07Z2022-09-27T11:31:07Z2022-09-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2480Sabemos que neste per?odo p?s-confinamento em suas casas devido a pandemia da Covid-19 onde os alunos tiveram aulas de forma remota, ?ndices preocupantes desses educandos que apresentam dificuldades nos conte?dos da grade curricular da Matem?tica se intensificaram. Concomitante a isso, surge a necessidade de se entender os fatores que contribuem para a emerg?ncia desses problemas, neste paralelo, como eles podem ser superados. Assim, o objetivo do presente trabalho identificar as principais dificuldades de aprendizagem em opera??o da divis?o de n?meros naturais apresentadas pelos alunos do 6? ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Burity, localizada no munic?pio de Soledade. A metodologia de pesquisa que utilizamos foi de cunho explorat?rio e abordagem qualitativa; com a coleta dos dados atrav?s de um question?rio via plataforma digital Google Forms. Ao observar os dados obtidos, ficou percept?vel que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos foram nas quest?es contextualizadas e naquelas que exigiam a necessidade de conhecimentos relacionados ?s outras opera??es matem?ticas. Por fim, foi poss?vel concluir que, uma das metodologias de ensino que apresenta maior viabilidade para o processo de ensino e aprendizagem das opera??es de divis?o ? atrav?s da resolu??o de problemas, fazendo correla??o com o cotidiano dos alunos.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2022-09-27T11:30:18Z No. of bitstreams: 2 TCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 1221569 bytes, checksum: 7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6c (MD5) Termo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 239905 bytes, checksum: c19c25fee68dc374ecc37d814f7d574b (MD5)Approved for entry into archive by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2022-09-27T11:31:07Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 1221569 bytes, checksum: 7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6c (MD5) Termo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 239905 bytes, checksum: c19c25fee68dc374ecc37d814f7d574b (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-27T11:31:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 1221569 bytes, checksum: 7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6c (MD5) Termo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdf: 239905 bytes, checksum: c19c25fee68dc374ecc37d814f7d574b (MD5) Previous issue date: 2022-09-27Matem?tica- EnsinoN?meros naturaisEnsino da divis?o- aprendizagemDificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? anoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdfTCC de Jos? Mikaell dos Santos.pdfapplication/pdf1221569http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2480/1/TCC+de+Jos%C3%A9+Mikaell+dos+Santos.pdf7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6cMD51Termo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdfTermo de autoriza??o de Jos? Mikaell dos Santos.pdfapplication/pdf239905http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2480/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Jos%C3%A9+Mikaell+dos+Santos.pdfc19c25fee68dc374ecc37d814f7d574bMD52177683/24802022-09-27 08:31:07.306oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2480Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-27T11:31:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano |
title |
Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano Costa, Jos? Mikaell dos Santos Matem?tica- Ensino N?meros naturais Ensino da divis?o- aprendizagem |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem com opera??o de divis?o de n?meros naturais apresentadas por alunos do 6? ano |
author |
Costa, Jos? Mikaell dos Santos |
author_facet |
Costa, Jos? Mikaell dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Jos? Mikaell dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matem?tica- Ensino N?meros naturais Ensino da divis?o- aprendizagem |
topic |
Matem?tica- Ensino N?meros naturais Ensino da divis?o- aprendizagem |
description |
Sabemos que neste per?odo p?s-confinamento em suas casas devido a pandemia da Covid-19 onde os alunos tiveram aulas de forma remota, ?ndices preocupantes desses educandos que apresentam dificuldades nos conte?dos da grade curricular da Matem?tica se intensificaram. Concomitante a isso, surge a necessidade de se entender os fatores que contribuem para a emerg?ncia desses problemas, neste paralelo, como eles podem ser superados. Assim, o objetivo do presente trabalho identificar as principais dificuldades de aprendizagem em opera??o da divis?o de n?meros naturais apresentadas pelos alunos do 6? ano da Escola Municipal do Ensino Fundamental Luiz Gonzaga Burity, localizada no munic?pio de Soledade. A metodologia de pesquisa que utilizamos foi de cunho explorat?rio e abordagem qualitativa; com a coleta dos dados atrav?s de um question?rio via plataforma digital Google Forms. Ao observar os dados obtidos, ficou percept?vel que as principais dificuldades apresentadas pelos alunos foram nas quest?es contextualizadas e naquelas que exigiam a necessidade de conhecimentos relacionados ?s outras opera??es matem?ticas. Por fim, foi poss?vel concluir que, uma das metodologias de ensino que apresenta maior viabilidade para o processo de ensino e aprendizagem das opera??es de divis?o ? atrav?s da resolu??o de problemas, fazendo correla??o com o cotidiano dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-27T11:31:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-27T11:31:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2480 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2480/1/TCC+de+Jos%C3%A9+Mikaell+dos+Santos.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2480/2/Termo+de+autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Jos%C3%A9+Mikaell+dos+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7ebc72fb1bc8aa211dcdfaff093eaa6c c19c25fee68dc374ecc37d814f7d574b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445620174848 |