O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, ELISANDRA DOS SANTOS
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3529
Resumo: O avan?o tecnol?gico das ?ltimas d?cadas fez surgir muitos conceitos relacionados a informa??o, trazendo consigo novas pr?ticas de educa??o, ensino e aprendizagem. Assim, de modo a adequar-se ao uso dos recursos tecnol?gicos vigentes, tornou-se necess?rio o rompimento com as t?cnicas de ensino tradicional e a atualiza??o das pr?ticas pedag?gicas e acad?micas diante desse novo cen?rio. Atrav?s do uso de novas metodologias, como as metodologias ativas de aprendizagem, o aluno ? incentivado a aprimorar suas capacidades de maneira significativa, pois elas possibilitam o compartilhamento de conhecimento entre docente e discentes de tal forma que a sala de aula se torna um espa?o de troca de experi?ncias, saberes e novas pr?ticas pedag?gicas. A partir do tema do ensino por meio das metodologias ativas de aprendizagem na Educa??o Profissional e Tecnol?gica definiu-se como objetivo desta proposta de interven??o pedag?gica investigar o papel das metodologias ativas de aprendizagem no protagonismo dos estudantes do Curso T?cnico em Multimeios Did?ticos. Para alcan?ar esse objetivo optou-se pela Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida, na qual o docente pode exercer o papel de mediador do conhecimento e assegurar uma educa??o significativa, que ajuda a criar um senso de compartilhamento nos estudantes e a promover o saber-fazer docente em sala de aula, contribuindo para uma educa??o pr?tica e libertadora. Em s?ntese, considera-se importante a pr?tica de atividades acad?micas mais din?micas e que reforcem a necessidade de metodologias ativas da aprendizagem voltadas ? forma??o dos estudantes dos cursos t?cnicos, motivo pelo qual o presente estudo foi proposto.
id IFPB_0d96f4dbf4893ef1ed1c3d184ae3d915
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3529
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, ELISANDRA DOS SANTOS2024-02-02T14:48:43Z2024-02-02T14:48:43Z2023-12-11http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3529O avan?o tecnol?gico das ?ltimas d?cadas fez surgir muitos conceitos relacionados a informa??o, trazendo consigo novas pr?ticas de educa??o, ensino e aprendizagem. Assim, de modo a adequar-se ao uso dos recursos tecnol?gicos vigentes, tornou-se necess?rio o rompimento com as t?cnicas de ensino tradicional e a atualiza??o das pr?ticas pedag?gicas e acad?micas diante desse novo cen?rio. Atrav?s do uso de novas metodologias, como as metodologias ativas de aprendizagem, o aluno ? incentivado a aprimorar suas capacidades de maneira significativa, pois elas possibilitam o compartilhamento de conhecimento entre docente e discentes de tal forma que a sala de aula se torna um espa?o de troca de experi?ncias, saberes e novas pr?ticas pedag?gicas. A partir do tema do ensino por meio das metodologias ativas de aprendizagem na Educa??o Profissional e Tecnol?gica definiu-se como objetivo desta proposta de interven??o pedag?gica investigar o papel das metodologias ativas de aprendizagem no protagonismo dos estudantes do Curso T?cnico em Multimeios Did?ticos. Para alcan?ar esse objetivo optou-se pela Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida, na qual o docente pode exercer o papel de mediador do conhecimento e assegurar uma educa??o significativa, que ajuda a criar um senso de compartilhamento nos estudantes e a promover o saber-fazer docente em sala de aula, contribuindo para uma educa??o pr?tica e libertadora. Em s?ntese, considera-se importante a pr?tica de atividades acad?micas mais din?micas e que reforcem a necessidade de metodologias ativas da aprendizagem voltadas ? forma??o dos estudantes dos cursos t?cnicos, motivo pelo qual o presente estudo foi proposto.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2024-01-30T12:35:07Z No. of bitstreams: 1 ELISANDRA DOS SANTOS SILVA.pdf: 427280 bytes, checksum: dea581e2e68e41a558d385952f982eb3 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2024-02-02T14:48:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ELISANDRA DOS SANTOS SILVA.pdf: 427280 bytes, checksum: dea581e2e68e41a558d385952f982eb3 (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-02T14:48:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ELISANDRA DOS SANTOS SILVA.pdf: 427280 bytes, checksum: dea581e2e68e41a558d385952f982eb3 (MD5) Previous issue date: 2023-12-11n?o h?tecnologias da informa??o;metodologias ativas de aprendizagem;sala de aula invertidaO ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMONOGRAFIA CIENT?FICAIFPBORIGINALELISANDRA DOS SANTOS SILVA.pdfELISANDRA DOS SANTOS SILVA.pdfapplication/pdf427280http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3529/1/ELISANDRA+DOS+SANTOS+SILVA.pdfdea581e2e68e41a558d385952f982eb3MD51177683/35292024-02-02 11:48:43.518oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3529Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-02-02T14:48:43Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONAL
title O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONAL
spellingShingle O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONAL
SILVA, ELISANDRA DOS SANTOS
tecnologias da informa??o;metodologias ativas de aprendizagem;sala de aula invertida
title_short O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONAL
title_full O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONAL
title_fullStr O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONAL
title_full_unstemmed O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONAL
title_sort O ENSINO POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: O USO DA SALA DE AULA INVERTIDA NA EDUCA??O PROFISSIONAL
author SILVA, ELISANDRA DOS SANTOS
author_facet SILVA, ELISANDRA DOS SANTOS
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, ELISANDRA DOS SANTOS
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias da informa??o;metodologias ativas de aprendizagem;sala de aula invertida
topic tecnologias da informa??o;metodologias ativas de aprendizagem;sala de aula invertida
description O avan?o tecnol?gico das ?ltimas d?cadas fez surgir muitos conceitos relacionados a informa??o, trazendo consigo novas pr?ticas de educa??o, ensino e aprendizagem. Assim, de modo a adequar-se ao uso dos recursos tecnol?gicos vigentes, tornou-se necess?rio o rompimento com as t?cnicas de ensino tradicional e a atualiza??o das pr?ticas pedag?gicas e acad?micas diante desse novo cen?rio. Atrav?s do uso de novas metodologias, como as metodologias ativas de aprendizagem, o aluno ? incentivado a aprimorar suas capacidades de maneira significativa, pois elas possibilitam o compartilhamento de conhecimento entre docente e discentes de tal forma que a sala de aula se torna um espa?o de troca de experi?ncias, saberes e novas pr?ticas pedag?gicas. A partir do tema do ensino por meio das metodologias ativas de aprendizagem na Educa??o Profissional e Tecnol?gica definiu-se como objetivo desta proposta de interven??o pedag?gica investigar o papel das metodologias ativas de aprendizagem no protagonismo dos estudantes do Curso T?cnico em Multimeios Did?ticos. Para alcan?ar esse objetivo optou-se pela Metodologia Ativa da Sala de Aula Invertida, na qual o docente pode exercer o papel de mediador do conhecimento e assegurar uma educa??o significativa, que ajuda a criar um senso de compartilhamento nos estudantes e a promover o saber-fazer docente em sala de aula, contribuindo para uma educa??o pr?tica e libertadora. Em s?ntese, considera-se importante a pr?tica de atividades acad?micas mais din?micas e que reforcem a necessidade de metodologias ativas da aprendizagem voltadas ? forma??o dos estudantes dos cursos t?cnicos, motivo pelo qual o presente estudo foi proposto.
publishDate 2023
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-02T14:48:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-02T14:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3529
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3529/1/ELISANDRA+DOS+SANTOS+SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dea581e2e68e41a558d385952f982eb3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660453563138048