O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2537 |
Resumo: | O presente artigo busca compreender, atrav?s de um recorte historiogr?fico, como se deu a inclus?o de pessoas surdas na educa??o brasileira, analisando o seu percurso hist?rico e os desafios de tornar a L?ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) uma l?ngua oficial e obrigat?ria no ambiente escolar. ? importante compreendermos o quanto o ensino da LIBRAS ? importante para toda a sociedade, principalmente para a inser??o da comunidade surda. A Libras ? o principal instrumento de comunica??o das pessoas com defici?ncia auditiva, sendo, deste modo, de suma import?ncia torn?-las ainda mais reconhecidas e respeitadas, gerando um impacto no processo de ensino e na aprendizagem no s?culo XXI. ? crescente a necessidade de refletirmos sobre as a??es de inclus?o, levando em considera??o a demanda atual de profissionais capacitados. Este artigo foi escrito por meio da metodologia de pesquisa bibliogr?fica, buscando melhorias na inser??o de indiv?duos surdos e ouvintes nos ambientes educacionais. |
id |
IFPB_0edc1aa70431e57968b8382d347a46a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2537 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, ABRA?O ALVES DA2022-10-26T21:47:33Z2022-10-26T21:47:33Z2022-06-14http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2537O presente artigo busca compreender, atrav?s de um recorte historiogr?fico, como se deu a inclus?o de pessoas surdas na educa??o brasileira, analisando o seu percurso hist?rico e os desafios de tornar a L?ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) uma l?ngua oficial e obrigat?ria no ambiente escolar. ? importante compreendermos o quanto o ensino da LIBRAS ? importante para toda a sociedade, principalmente para a inser??o da comunidade surda. A Libras ? o principal instrumento de comunica??o das pessoas com defici?ncia auditiva, sendo, deste modo, de suma import?ncia torn?-las ainda mais reconhecidas e respeitadas, gerando um impacto no processo de ensino e na aprendizagem no s?culo XXI. ? crescente a necessidade de refletirmos sobre as a??es de inclus?o, levando em considera??o a demanda atual de profissionais capacitados. Este artigo foi escrito por meio da metodologia de pesquisa bibliogr?fica, buscando melhorias na inser??o de indiv?duos surdos e ouvintes nos ambientes educacionais.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-10-03T14:18:40Z No. of bitstreams: 2 RI Abra?o.pdf: 513048 bytes, checksum: 7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710 (MD5) TCC Abra?o.pdf: 317958 bytes, checksum: 5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167f (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-10-26T21:47:33Z (GMT) No. of bitstreams: 2 RI Abra?o.pdf: 513048 bytes, checksum: 7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710 (MD5) TCC Abra?o.pdf: 317958 bytes, checksum: 5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167f (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-26T21:47:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RI Abra?o.pdf: 513048 bytes, checksum: 7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710 (MD5) TCC Abra?o.pdf: 317958 bytes, checksum: 5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167f (MD5) Previous issue date: 2022-06-14n?o h?educa??o inclusiva; ensino bil?ngue; historiografia; inclus?o da libras.O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?ficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessArtigo Cient?ficoIFPBORIGINALTCC Abra?o.pdfTCC Abra?o.pdfapplication/pdf317958http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2537/2/TCC+Abra%C3%A3o.pdf5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167fMD52RI Abra?o.pdfRI Abra?o.pdfapplication/pdf513048http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2537/1/RI+Abra%C3%A3o.pdf7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710MD51177683/25372023-04-18 13:48:40.565oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2537Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-04-18T16:48:40Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico |
title |
O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico |
spellingShingle |
O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico SILVA, ABRA?O ALVES DA educa??o inclusiva; ensino bil?ngue; historiografia; inclus?o da libras. |
title_short |
O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico |
title_full |
O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico |
title_fullStr |
O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico |
title_full_unstemmed |
O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico |
title_sort |
O ensino de libras no Brasil: um recorte historiogr?fico |
author |
SILVA, ABRA?O ALVES DA |
author_facet |
SILVA, ABRA?O ALVES DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, ABRA?O ALVES DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educa??o inclusiva; ensino bil?ngue; historiografia; inclus?o da libras. |
topic |
educa??o inclusiva; ensino bil?ngue; historiografia; inclus?o da libras. |
description |
O presente artigo busca compreender, atrav?s de um recorte historiogr?fico, como se deu a inclus?o de pessoas surdas na educa??o brasileira, analisando o seu percurso hist?rico e os desafios de tornar a L?ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) uma l?ngua oficial e obrigat?ria no ambiente escolar. ? importante compreendermos o quanto o ensino da LIBRAS ? importante para toda a sociedade, principalmente para a inser??o da comunidade surda. A Libras ? o principal instrumento de comunica??o das pessoas com defici?ncia auditiva, sendo, deste modo, de suma import?ncia torn?-las ainda mais reconhecidas e respeitadas, gerando um impacto no processo de ensino e na aprendizagem no s?culo XXI. ? crescente a necessidade de refletirmos sobre as a??es de inclus?o, levando em considera??o a demanda atual de profissionais capacitados. Este artigo foi escrito por meio da metodologia de pesquisa bibliogr?fica, buscando melhorias na inser??o de indiv?duos surdos e ouvintes nos ambientes educacionais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-10-26T21:47:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-10-26T21:47:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-06-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2537 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2537/2/TCC+Abra%C3%A3o.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2537/1/RI+Abra%C3%A3o.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5eea60a7fcc3d48442af8e8fcfc4167f 7daf8cbcaaf80c5255f33770ec017710 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660445667360768 |