A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3634 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo de investiga??o a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria pela perspectiva dos registros de representa??o semi?tica para o ensino de Matem?tica. Delineamos investigar aspectos presentes nos Registros de Representa??o Semi?tica que justifiquem a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria para o ensino de Matem?tica. Como car?ter te?rico, apresenta os principais aspectos sobre os registros de representa??o semi?tica, bem como as particularidades presentes na teoria de Raymond Duval, apresentando ind?cios que evidencie as rela??es, construindo conex?es entre a semi?tica e as rela??es entre algumas ?reas da Matem?tica e a relev?ncia em mobilizar v?rios registros de representa??o para a constru??o do conhecimento matem?tico. No encal?o de apontar a potencialidade do uso voltado para o ensino de Matem?tica, foram apresentadas algumas propostas de explora??es que apresentam a integra??o entre Aritm?tica, a Geometria e a ?lgebra, a come?ar de alguns conte?dos estudados na Educa??o B?sica, como um t?pico de express?es alg?bricas, sendo o ?produto da soma por uma diferen?a?, a equa??o do 2? grau e uma soma de parcelas infinitas, indicando caracter?sticas que s?o justificadas por meio dos registros de representa??o semi?tica, dando ressignificado a rela??o de algumas ?reas desse componente curricular, expondo a explora??o dos conte?dos por meio das rela??es que as integram para poss?veis aplica??es no ensino de Matem?tica. |
id |
IFPB_12e06634cfce9c92f5cff2b9125a594e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3634 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA, Lucas Pereira da2024-03-12T14:48:05Z2024-03-12T14:48:05Z2024-03-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3634A presente pesquisa teve como objetivo de investiga??o a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria pela perspectiva dos registros de representa??o semi?tica para o ensino de Matem?tica. Delineamos investigar aspectos presentes nos Registros de Representa??o Semi?tica que justifiquem a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria para o ensino de Matem?tica. Como car?ter te?rico, apresenta os principais aspectos sobre os registros de representa??o semi?tica, bem como as particularidades presentes na teoria de Raymond Duval, apresentando ind?cios que evidencie as rela??es, construindo conex?es entre a semi?tica e as rela??es entre algumas ?reas da Matem?tica e a relev?ncia em mobilizar v?rios registros de representa??o para a constru??o do conhecimento matem?tico. No encal?o de apontar a potencialidade do uso voltado para o ensino de Matem?tica, foram apresentadas algumas propostas de explora??es que apresentam a integra??o entre Aritm?tica, a Geometria e a ?lgebra, a come?ar de alguns conte?dos estudados na Educa??o B?sica, como um t?pico de express?es alg?bricas, sendo o ?produto da soma por uma diferen?a?, a equa??o do 2? grau e uma soma de parcelas infinitas, indicando caracter?sticas que s?o justificadas por meio dos registros de representa??o semi?tica, dando ressignificado a rela??o de algumas ?reas desse componente curricular, expondo a explora??o dos conte?dos por meio das rela??es que as integram para poss?veis aplica??es no ensino de Matem?tica.Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2024-03-12T14:47:23Z No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 1435404 bytes, checksum: f05145606ed34a7dbe5622ca7294622f (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2024-03-12T14:48:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 1435404 bytes, checksum: f05145606ed34a7dbe5622ca7294622f (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-12T14:48:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 1435404 bytes, checksum: f05145606ed34a7dbe5622ca7294622f (MD5) Previous issue date: 2024-03-12Aritm?tica?lgebraGeometriaRegistros de representa??o Semi?ticaEnsino de Matem?ticaA IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALmonografia.pdfmonografia.pdfapplication/pdf1435404http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3634/1/monografia.pdff05145606ed34a7dbe5622ca7294622fMD51177683/36342024-03-12 11:48:05.607oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-12T14:48:05Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA |
title |
A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA |
spellingShingle |
A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA SILVA, Lucas Pereira da Aritm?tica ?lgebra Geometria Registros de representa??o Semi?tica Ensino de Matem?tica |
title_short |
A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA |
title_full |
A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA |
title_fullStr |
A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA |
title_full_unstemmed |
A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA |
title_sort |
A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA |
author |
SILVA, Lucas Pereira da |
author_facet |
SILVA, Lucas Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Lucas Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aritm?tica ?lgebra Geometria Registros de representa??o Semi?tica Ensino de Matem?tica |
topic |
Aritm?tica ?lgebra Geometria Registros de representa??o Semi?tica Ensino de Matem?tica |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo de investiga??o a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria pela perspectiva dos registros de representa??o semi?tica para o ensino de Matem?tica. Delineamos investigar aspectos presentes nos Registros de Representa??o Semi?tica que justifiquem a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria para o ensino de Matem?tica. Como car?ter te?rico, apresenta os principais aspectos sobre os registros de representa??o semi?tica, bem como as particularidades presentes na teoria de Raymond Duval, apresentando ind?cios que evidencie as rela??es, construindo conex?es entre a semi?tica e as rela??es entre algumas ?reas da Matem?tica e a relev?ncia em mobilizar v?rios registros de representa??o para a constru??o do conhecimento matem?tico. No encal?o de apontar a potencialidade do uso voltado para o ensino de Matem?tica, foram apresentadas algumas propostas de explora??es que apresentam a integra??o entre Aritm?tica, a Geometria e a ?lgebra, a come?ar de alguns conte?dos estudados na Educa??o B?sica, como um t?pico de express?es alg?bricas, sendo o ?produto da soma por uma diferen?a?, a equa??o do 2? grau e uma soma de parcelas infinitas, indicando caracter?sticas que s?o justificadas por meio dos registros de representa??o semi?tica, dando ressignificado a rela??o de algumas ?reas desse componente curricular, expondo a explora??o dos conte?dos por meio das rela??es que as integram para poss?veis aplica??es no ensino de Matem?tica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-12T14:48:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-03-12T14:48:05Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024-03-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3634 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3634/1/monografia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f05145606ed34a7dbe5622ca7294622f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660454127271936 |