A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Lucas Pereira da
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3634
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo de investiga??o a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria pela perspectiva dos registros de representa??o semi?tica para o ensino de Matem?tica. Delineamos investigar aspectos presentes nos Registros de Representa??o Semi?tica que justifiquem a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria para o ensino de Matem?tica. Como car?ter te?rico, apresenta os principais aspectos sobre os registros de representa??o semi?tica, bem como as particularidades presentes na teoria de Raymond Duval, apresentando ind?cios que evidencie as rela??es, construindo conex?es entre a semi?tica e as rela??es entre algumas ?reas da Matem?tica e a relev?ncia em mobilizar v?rios registros de representa??o para a constru??o do conhecimento matem?tico. No encal?o de apontar a potencialidade do uso voltado para o ensino de Matem?tica, foram apresentadas algumas propostas de explora??es que apresentam a integra??o entre Aritm?tica, a Geometria e a ?lgebra, a come?ar de alguns conte?dos estudados na Educa??o B?sica, como um t?pico de express?es alg?bricas, sendo o ?produto da soma por uma diferen?a?, a equa??o do 2? grau e uma soma de parcelas infinitas, indicando caracter?sticas que s?o justificadas por meio dos registros de representa??o semi?tica, dando ressignificado a rela??o de algumas ?reas desse componente curricular, expondo a explora??o dos conte?dos por meio das rela??es que as integram para poss?veis aplica??es no ensino de Matem?tica.
id IFPB_12e06634cfce9c92f5cff2b9125a594e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3634
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVA, Lucas Pereira da2024-03-12T14:48:05Z2024-03-12T14:48:05Z2024-03-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3634A presente pesquisa teve como objetivo de investiga??o a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria pela perspectiva dos registros de representa??o semi?tica para o ensino de Matem?tica. Delineamos investigar aspectos presentes nos Registros de Representa??o Semi?tica que justifiquem a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria para o ensino de Matem?tica. Como car?ter te?rico, apresenta os principais aspectos sobre os registros de representa??o semi?tica, bem como as particularidades presentes na teoria de Raymond Duval, apresentando ind?cios que evidencie as rela??es, construindo conex?es entre a semi?tica e as rela??es entre algumas ?reas da Matem?tica e a relev?ncia em mobilizar v?rios registros de representa??o para a constru??o do conhecimento matem?tico. No encal?o de apontar a potencialidade do uso voltado para o ensino de Matem?tica, foram apresentadas algumas propostas de explora??es que apresentam a integra??o entre Aritm?tica, a Geometria e a ?lgebra, a come?ar de alguns conte?dos estudados na Educa??o B?sica, como um t?pico de express?es alg?bricas, sendo o ?produto da soma por uma diferen?a?, a equa??o do 2? grau e uma soma de parcelas infinitas, indicando caracter?sticas que s?o justificadas por meio dos registros de representa??o semi?tica, dando ressignificado a rela??o de algumas ?reas desse componente curricular, expondo a explora??o dos conte?dos por meio das rela??es que as integram para poss?veis aplica??es no ensino de Matem?tica.Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2024-03-12T14:47:23Z No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 1435404 bytes, checksum: f05145606ed34a7dbe5622ca7294622f (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2024-03-12T14:48:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 1435404 bytes, checksum: f05145606ed34a7dbe5622ca7294622f (MD5)Made available in DSpace on 2024-03-12T14:48:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 monografia.pdf: 1435404 bytes, checksum: f05145606ed34a7dbe5622ca7294622f (MD5) Previous issue date: 2024-03-12Aritm?tica?lgebraGeometriaRegistros de representa??o Semi?ticaEnsino de Matem?ticaA IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALmonografia.pdfmonografia.pdfapplication/pdf1435404http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3634/1/monografia.pdff05145606ed34a7dbe5622ca7294622fMD51177683/36342024-03-12 11:48:05.607oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3634Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2024-03-12T14:48:05Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA
title A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA
spellingShingle A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA
SILVA, Lucas Pereira da
Aritm?tica
?lgebra
Geometria
Registros de representa??o Semi?tica
Ensino de Matem?tica
title_short A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA
title_full A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA
title_fullStr A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA
title_full_unstemmed A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA
title_sort A IMPORT?NCIA DAS RELA??ES ENTRE ARITM?TICA, ?LGEBRA E GEOMETRIA PELA PERSPECTIVA DOS REGISTROS DE REPRESENTA??O SEMI?TICA PARA O ENSINO DE MATEM?TICA
author SILVA, Lucas Pereira da
author_facet SILVA, Lucas Pereira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Lucas Pereira da
dc.subject.por.fl_str_mv Aritm?tica
?lgebra
Geometria
Registros de representa??o Semi?tica
Ensino de Matem?tica
topic Aritm?tica
?lgebra
Geometria
Registros de representa??o Semi?tica
Ensino de Matem?tica
description A presente pesquisa teve como objetivo de investiga??o a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria pela perspectiva dos registros de representa??o semi?tica para o ensino de Matem?tica. Delineamos investigar aspectos presentes nos Registros de Representa??o Semi?tica que justifiquem a import?ncia das rela??es entre Aritm?tica, a ?lgebra e a Geometria para o ensino de Matem?tica. Como car?ter te?rico, apresenta os principais aspectos sobre os registros de representa??o semi?tica, bem como as particularidades presentes na teoria de Raymond Duval, apresentando ind?cios que evidencie as rela??es, construindo conex?es entre a semi?tica e as rela??es entre algumas ?reas da Matem?tica e a relev?ncia em mobilizar v?rios registros de representa??o para a constru??o do conhecimento matem?tico. No encal?o de apontar a potencialidade do uso voltado para o ensino de Matem?tica, foram apresentadas algumas propostas de explora??es que apresentam a integra??o entre Aritm?tica, a Geometria e a ?lgebra, a come?ar de alguns conte?dos estudados na Educa??o B?sica, como um t?pico de express?es alg?bricas, sendo o ?produto da soma por uma diferen?a?, a equa??o do 2? grau e uma soma de parcelas infinitas, indicando caracter?sticas que s?o justificadas por meio dos registros de representa??o semi?tica, dando ressignificado a rela??o de algumas ?reas desse componente curricular, expondo a explora??o dos conte?dos por meio das rela??es que as integram para poss?veis aplica??es no ensino de Matem?tica.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-12T14:48:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-03-12T14:48:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-03-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3634
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3634/1/monografia.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f05145606ed34a7dbe5622ca7294622f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660454127271936