Uma an?lise do conhecimento de esfera nos livros did?ticos ? luz da teoria dos registros de representa??es semi?ticas de Duval

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, J?ssica Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2055
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar um Livro Did?tico (LD) do 2? ano do Ensino M?dio quanto ao conhecimento de Esfera, mais precisamente, quanto ao volume da esfera e ?rea da superf?cie esf?rica, ? luz da Teoria dos Registros de Representa??es Semi?ticas (TRRS) de Raymond Duval. Esta aborda o modelo de funcionamento cognitivo do pensamento matem?tico e analisa as dificuldades encontradas na aprendizagem da Matem?tica considerando a forma de acesso aos objetos matem?ticos, que se d? por meio das suas representa??es semi?ticas. Dessa forma, esta pesquisa caracteriza-se como sendo de abordagem qualitativa, do tipo bibliogr?fica, se deu por meio de estudo descritivo do tipo explorat?rio e de natureza aplicada. Como modelo de pesquisa, foi utilizado o m?todo hipot?tico dedutivo. Considerando a import?ncia do LD e que este, ? o recurso principal utilizado pelos professores em sala de aula, analisamos a abordagem do livro did?tico aprovado no PNLD/2021 e mais adotado pelas escolas estaduais do munic?pio de Cajazeiras ? PB, quanto aos registros de representa??es e os tipos de convers?es dos objetos, volume da esfera e ?rea da superf?cie esf?rica trabalhadas no LD. Com isso, identificamos que o LD apresenta lacunas em rela??o aos objetos matem?ticos volume da esfera e superf?cie esf?rica, pois nas quest?es propostas analisadas, foi priorizado o registro em l?ngua natural dos objetos matem?ticos, o que na vis?o de Duval (2004), n?o favorece na compreens?o dos objetos geom?tricos, pois os tratamentos discursivos e figurais devem ser feitos de forma simult?nea. Com rela??o as convers?es, apontamos que o livro prioriza algumas convers?es entre registros de representa??es semi?ticas do volume da esfera e da ?rea da superf?cie esf?rica em detrimento de outras. Conclu?mos, que no processo de ensino-aprendizagem de matem?tica o professor n?o deve limitar-se apenas ao livro did?tico, pois utilizar apenas este recurso n?o garante a compreens?o dos objetos matem?ticos.
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