Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Fabr?cio Limeira De
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2830
Resumo: Este trabalho, motivado pela percep??o da di?culdade, por parte de muitos alunos concluintes dos cursos de Licenciatura em Matem?tica, de identi?car em que momento da gradua??o o conceito de fra??es e opera??es b?sicas com fra??es foi abordado e de como ensin?-lo no ensino b?sico, buscou discutir alguns dos conhecimentos especializados sobre divis?o de fra??o a serem constru?dos na forma??o inicial do professor de matem?tica. Para tal ?m, foi escolhido por P?blico-alvo Professores da rede b?sica de educa??o da regi?o de Cajazeiras e desenvolvida uma pesquisa bibliogr??ca de car?ter explorat?rio com abordagem dos dados feita de forma qualitativa, mas tamb?m com caracter?sticas descritivas e explicativas. Como resultado s?o apresentados os conceitos da disciplina de Introdu??o ? ?lgebra que subsidiam a compreens?o da divis?o de fra??es e os conceitos de Geometria Plana que podem ser usados como ferramenta para abordagem do ensino de divis?o de fra??es. Apresenta tamb?m o Conhecimento Especializado de Professores de Matem?tica ( Mathematics Teachers? Specialized Knowledge - MTSK), como modelo te?rico que descreve o conhecimento pro?ssional espec??co e especializado que deve possuir um professor para ensinar matem?tica. Conclu?mos que os professores da educa??o b?sica conseguem identi?car que durante a gradua??o o conceito de fra??o foi abordado nas disciplinas de Estruturas Alg?bricas e Geometria Plana, no entanto ? not?rio que grande parcela possui a di?culdade em como transpor e transformar os conceitos avan?ados aprendidos em ferramentas metodol?gicas para o ensino.
id IFPB_37aac14ef8fea8f8bf919a0aa951bb4f
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2830
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Sousa, Fabr?cio Limeira De2023-03-13T15:33:07Z2023-03-13T15:33:07Z2022-12-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2830Este trabalho, motivado pela percep??o da di?culdade, por parte de muitos alunos concluintes dos cursos de Licenciatura em Matem?tica, de identi?car em que momento da gradua??o o conceito de fra??es e opera??es b?sicas com fra??es foi abordado e de como ensin?-lo no ensino b?sico, buscou discutir alguns dos conhecimentos especializados sobre divis?o de fra??o a serem constru?dos na forma??o inicial do professor de matem?tica. Para tal ?m, foi escolhido por P?blico-alvo Professores da rede b?sica de educa??o da regi?o de Cajazeiras e desenvolvida uma pesquisa bibliogr??ca de car?ter explorat?rio com abordagem dos dados feita de forma qualitativa, mas tamb?m com caracter?sticas descritivas e explicativas. Como resultado s?o apresentados os conceitos da disciplina de Introdu??o ? ?lgebra que subsidiam a compreens?o da divis?o de fra??es e os conceitos de Geometria Plana que podem ser usados como ferramenta para abordagem do ensino de divis?o de fra??es. Apresenta tamb?m o Conhecimento Especializado de Professores de Matem?tica ( Mathematics Teachers? Specialized Knowledge - MTSK), como modelo te?rico que descreve o conhecimento pro?ssional espec??co e especializado que deve possuir um professor para ensinar matem?tica. Conclu?mos que os professores da educa??o b?sica conseguem identi?car que durante a gradua??o o conceito de fra??o foi abordado nas disciplinas de Estruturas Alg?bricas e Geometria Plana, no entanto ? not?rio que grande parcela possui a di?culdade em como transpor e transformar os conceitos avan?ados aprendidos em ferramentas metodol?gicas para o ensino.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-03-13T15:33:07Z No. of bitstreams: 1 Fabr?cio Limeira da Silva.pdf: 1888895 bytes, checksum: 0b2a5ea554b693030fcb2a1d1088c040 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-13T15:33:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabr?cio Limeira da Silva.pdf: 1888895 bytes, checksum: 0b2a5ea554b693030fcb2a1d1088c040 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12Ensino de matem?ticaFra??es?lgebraGeometria planaDivis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALFabr?cio Limeira da Silva.pdfFabr?cio Limeira da Silva.pdfapplication/pdf1888895http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2830/1/Fabr%C3%ADcio+Limeira+da+Silva.pdf0b2a5ea554b693030fcb2a1d1088c040MD51177683/28302023-03-13 12:33:07.359oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2830Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-13T15:33:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
title Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
spellingShingle Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
Sousa, Fabr?cio Limeira De
Ensino de matem?tica
Fra??es
?lgebra
Geometria plana
title_short Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
title_full Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
title_fullStr Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
title_full_unstemmed Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
title_sort Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
author Sousa, Fabr?cio Limeira De
author_facet Sousa, Fabr?cio Limeira De
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Fabr?cio Limeira De
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matem?tica
Fra??es
?lgebra
Geometria plana
topic Ensino de matem?tica
Fra??es
?lgebra
Geometria plana
description Este trabalho, motivado pela percep??o da di?culdade, por parte de muitos alunos concluintes dos cursos de Licenciatura em Matem?tica, de identi?car em que momento da gradua??o o conceito de fra??es e opera??es b?sicas com fra??es foi abordado e de como ensin?-lo no ensino b?sico, buscou discutir alguns dos conhecimentos especializados sobre divis?o de fra??o a serem constru?dos na forma??o inicial do professor de matem?tica. Para tal ?m, foi escolhido por P?blico-alvo Professores da rede b?sica de educa??o da regi?o de Cajazeiras e desenvolvida uma pesquisa bibliogr??ca de car?ter explorat?rio com abordagem dos dados feita de forma qualitativa, mas tamb?m com caracter?sticas descritivas e explicativas. Como resultado s?o apresentados os conceitos da disciplina de Introdu??o ? ?lgebra que subsidiam a compreens?o da divis?o de fra??es e os conceitos de Geometria Plana que podem ser usados como ferramenta para abordagem do ensino de divis?o de fra??es. Apresenta tamb?m o Conhecimento Especializado de Professores de Matem?tica ( Mathematics Teachers? Specialized Knowledge - MTSK), como modelo te?rico que descreve o conhecimento pro?ssional espec??co e especializado que deve possuir um professor para ensinar matem?tica. Conclu?mos que os professores da educa??o b?sica conseguem identi?car que durante a gradua??o o conceito de fra??o foi abordado nas disciplinas de Estruturas Alg?bricas e Geometria Plana, no entanto ? not?rio que grande parcela possui a di?culdade em como transpor e transformar os conceitos avan?ados aprendidos em ferramentas metodol?gicas para o ensino.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-13T15:33:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-13T15:33:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2830
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2830/1/Fabr%C3%ADcio+Limeira+da+Silva.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0b2a5ea554b693030fcb2a1d1088c040
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660447728861184