Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2830 |
Resumo: | Este trabalho, motivado pela percep??o da di?culdade, por parte de muitos alunos concluintes dos cursos de Licenciatura em Matem?tica, de identi?car em que momento da gradua??o o conceito de fra??es e opera??es b?sicas com fra??es foi abordado e de como ensin?-lo no ensino b?sico, buscou discutir alguns dos conhecimentos especializados sobre divis?o de fra??o a serem constru?dos na forma??o inicial do professor de matem?tica. Para tal ?m, foi escolhido por P?blico-alvo Professores da rede b?sica de educa??o da regi?o de Cajazeiras e desenvolvida uma pesquisa bibliogr??ca de car?ter explorat?rio com abordagem dos dados feita de forma qualitativa, mas tamb?m com caracter?sticas descritivas e explicativas. Como resultado s?o apresentados os conceitos da disciplina de Introdu??o ? ?lgebra que subsidiam a compreens?o da divis?o de fra??es e os conceitos de Geometria Plana que podem ser usados como ferramenta para abordagem do ensino de divis?o de fra??es. Apresenta tamb?m o Conhecimento Especializado de Professores de Matem?tica ( Mathematics Teachers? Specialized Knowledge - MTSK), como modelo te?rico que descreve o conhecimento pro?ssional espec??co e especializado que deve possuir um professor para ensinar matem?tica. Conclu?mos que os professores da educa??o b?sica conseguem identi?car que durante a gradua??o o conceito de fra??o foi abordado nas disciplinas de Estruturas Alg?bricas e Geometria Plana, no entanto ? not?rio que grande parcela possui a di?culdade em como transpor e transformar os conceitos avan?ados aprendidos em ferramentas metodol?gicas para o ensino. |
id |
IFPB_37aac14ef8fea8f8bf919a0aa951bb4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2830 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Sousa, Fabr?cio Limeira De2023-03-13T15:33:07Z2023-03-13T15:33:07Z2022-12-12http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2830Este trabalho, motivado pela percep??o da di?culdade, por parte de muitos alunos concluintes dos cursos de Licenciatura em Matem?tica, de identi?car em que momento da gradua??o o conceito de fra??es e opera??es b?sicas com fra??es foi abordado e de como ensin?-lo no ensino b?sico, buscou discutir alguns dos conhecimentos especializados sobre divis?o de fra??o a serem constru?dos na forma??o inicial do professor de matem?tica. Para tal ?m, foi escolhido por P?blico-alvo Professores da rede b?sica de educa??o da regi?o de Cajazeiras e desenvolvida uma pesquisa bibliogr??ca de car?ter explorat?rio com abordagem dos dados feita de forma qualitativa, mas tamb?m com caracter?sticas descritivas e explicativas. Como resultado s?o apresentados os conceitos da disciplina de Introdu??o ? ?lgebra que subsidiam a compreens?o da divis?o de fra??es e os conceitos de Geometria Plana que podem ser usados como ferramenta para abordagem do ensino de divis?o de fra??es. Apresenta tamb?m o Conhecimento Especializado de Professores de Matem?tica ( Mathematics Teachers? Specialized Knowledge - MTSK), como modelo te?rico que descreve o conhecimento pro?ssional espec??co e especializado que deve possuir um professor para ensinar matem?tica. Conclu?mos que os professores da educa??o b?sica conseguem identi?car que durante a gradua??o o conceito de fra??o foi abordado nas disciplinas de Estruturas Alg?bricas e Geometria Plana, no entanto ? not?rio que grande parcela possui a di?culdade em como transpor e transformar os conceitos avan?ados aprendidos em ferramentas metodol?gicas para o ensino.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-03-13T15:33:07Z No. of bitstreams: 1 Fabr?cio Limeira da Silva.pdf: 1888895 bytes, checksum: 0b2a5ea554b693030fcb2a1d1088c040 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-13T15:33:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fabr?cio Limeira da Silva.pdf: 1888895 bytes, checksum: 0b2a5ea554b693030fcb2a1d1088c040 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12Ensino de matem?ticaFra??es?lgebraGeometria planaDivis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensinoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALFabr?cio Limeira da Silva.pdfFabr?cio Limeira da Silva.pdfapplication/pdf1888895http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2830/1/Fabr%C3%ADcio+Limeira+da+Silva.pdf0b2a5ea554b693030fcb2a1d1088c040MD51177683/28302023-03-13 12:33:07.359oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2830Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-03-13T15:33:07Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino |
title |
Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino |
spellingShingle |
Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino Sousa, Fabr?cio Limeira De Ensino de matem?tica Fra??es ?lgebra Geometria plana |
title_short |
Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino |
title_full |
Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino |
title_fullStr |
Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino |
title_full_unstemmed |
Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino |
title_sort |
Divis?o de fra??es: relacionando conceitos importantes para o seu ensino |
author |
Sousa, Fabr?cio Limeira De |
author_facet |
Sousa, Fabr?cio Limeira De |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Fabr?cio Limeira De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matem?tica Fra??es ?lgebra Geometria plana |
topic |
Ensino de matem?tica Fra??es ?lgebra Geometria plana |
description |
Este trabalho, motivado pela percep??o da di?culdade, por parte de muitos alunos concluintes dos cursos de Licenciatura em Matem?tica, de identi?car em que momento da gradua??o o conceito de fra??es e opera??es b?sicas com fra??es foi abordado e de como ensin?-lo no ensino b?sico, buscou discutir alguns dos conhecimentos especializados sobre divis?o de fra??o a serem constru?dos na forma??o inicial do professor de matem?tica. Para tal ?m, foi escolhido por P?blico-alvo Professores da rede b?sica de educa??o da regi?o de Cajazeiras e desenvolvida uma pesquisa bibliogr??ca de car?ter explorat?rio com abordagem dos dados feita de forma qualitativa, mas tamb?m com caracter?sticas descritivas e explicativas. Como resultado s?o apresentados os conceitos da disciplina de Introdu??o ? ?lgebra que subsidiam a compreens?o da divis?o de fra??es e os conceitos de Geometria Plana que podem ser usados como ferramenta para abordagem do ensino de divis?o de fra??es. Apresenta tamb?m o Conhecimento Especializado de Professores de Matem?tica ( Mathematics Teachers? Specialized Knowledge - MTSK), como modelo te?rico que descreve o conhecimento pro?ssional espec??co e especializado que deve possuir um professor para ensinar matem?tica. Conclu?mos que os professores da educa??o b?sica conseguem identi?car que durante a gradua??o o conceito de fra??o foi abordado nas disciplinas de Estruturas Alg?bricas e Geometria Plana, no entanto ? not?rio que grande parcela possui a di?culdade em como transpor e transformar os conceitos avan?ados aprendidos em ferramentas metodol?gicas para o ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-13T15:33:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-13T15:33:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2830 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2830/1/Fabr%C3%ADcio+Limeira+da+Silva.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0b2a5ea554b693030fcb2a1d1088c040 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447728861184 |