Influenciadores digitais: a percep??o de influ?ncia no processo decis?rio de compra dos estudantes de uma Institui??o de Ensino Superior P?blica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Emanuelle
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1716
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar a percep??o de influ?ncia no processo decis?rio de compra dos alunos do IFPB Campus ? JP por meio dos Influenciadores Digitais. Para responder este objetivo, buscou -se investigar as etapas do processo de decis?o de compra, avaliar a persuas?o exercida pelos influenciadores digitais no comportamento de compra dos estudantes e verificar quais as redes sociais mais utilizadas. Para embasar o estudo, foi desenvolvida uma fundamenta??o te?rica a respeito de marketing digital, internet e redes sociais, comportamento do consumidor e processo de decis?o de compra. A pesquisa desenvolvida ? classificada como descritiva com abordagem quali-quantitativa, utilizando coleta de dados por meio de question?rio semiestruturado com quest?es abertas e fechadas aplicado para 82 estudantes. Os dados foram analisados por meio de estat?stica descritiva, e para quest?es discursivas foi utilizada a an?lise de conte?do. Os resultados da pesquisa evidenciam a relev?ncia dos influenciadores diante das escolhas do consumidor, conclui-se que, a maioria dos consumidores respondentes seguem os influenciadores e realizam compras, atrav?s de suas indica??es, ainda que os principais fatores que os influenciam no processo de tomada de decis?o de compra estejam relacionados aos aspectos sociais e pessoais (grupos de refer?ncia) que o consumidor mant?m no ato da compra.
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