Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2186
Resumo: O trabalho intitulado por ?Abordagem do tema sa?de nas aulas de educa??o f?sica: a realidade de um munic?pio paraibano?, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, explorat?rio e descritivo de car?ter transversal, tendo como objetivo, pesquisar e analisar como a tem?tica sa?de vem sendo trabalhada pelos professores de educa??o f?sica da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB, frente ?s suas atividades pedag?gicas. Para uma melhor caracteriza??o da pesquisa, optou-se por realizar os procedimentos em duas unidades estaduais de ensino m?dio, as quais foram nomeadas por Escola ?A? e Escola ?B?, ambas localizadas na zona urbana da cidade de Sousa-PB. A amostra foi composta por sete docentes das escolas participantes e cinco discentes de cada turma das unidades acima citadas, sendo elegidos por sele??o aleat?ria simples. A pesquisa teve in?cio com a an?lise dos Projetos Pol?ticos Pedag?gicos (PPP) das escolas e dos planos de ensino dos professores, averiguando se as institui??es prop?em metas relacionadas a tem?tica para a disciplina e se os docentes utilizam desse norte para idealiza??o de suas aulas. No segundo momento, foram aplicados question?rios semi-estruturados, um para o corpo docente e outro para os discentes selecionados, tendo por fim a an?lise por compara??o de todos os dados coletados, buscando a coer?ncia entre os quatro pontos distintos da coleta (PPP, plano de ensino, discentes e docentes). Dentre os resultados obtidos, as disparidades de informa??es ocorreram quando comparado ?s respostas de professores e alunos, principalmente na rela??o entre o que foi enumerado pelos dois grupos sobre os temas de sa?de, os quais n?o foram condizentes no percentual das respostas, muitos dos assuntos apontados pelos docentes n?o foram mencionados pelos discentes. Por fim, podemos afirmar que a tem?tica sa?de vem sendo desenvolvida nas unidades escolares participantes desta pesquisa, mas n?o com tanta relev?ncia como poderia ser. Diante do exposto prop?e-se a realiza??o de novos estudos com uma popula??o maior a fim de um conhecimento mais aprofundado sobre a tem?tica em quest?o, bem como, intervir pedagogicamente nos ambientes escolares para a promo??o dos conceitos de sa?de e qualidade vida.
id IFPB_19fe64c840c8541de5e28cdff856d088
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2186
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz2022-07-13T17:02:22Z2022-07-13T17:02:22Z2017-04-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2186O trabalho intitulado por ?Abordagem do tema sa?de nas aulas de educa??o f?sica: a realidade de um munic?pio paraibano?, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, explorat?rio e descritivo de car?ter transversal, tendo como objetivo, pesquisar e analisar como a tem?tica sa?de vem sendo trabalhada pelos professores de educa??o f?sica da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB, frente ?s suas atividades pedag?gicas. Para uma melhor caracteriza??o da pesquisa, optou-se por realizar os procedimentos em duas unidades estaduais de ensino m?dio, as quais foram nomeadas por Escola ?A? e Escola ?B?, ambas localizadas na zona urbana da cidade de Sousa-PB. A amostra foi composta por sete docentes das escolas participantes e cinco discentes de cada turma das unidades acima citadas, sendo elegidos por sele??o aleat?ria simples. A pesquisa teve in?cio com a an?lise dos Projetos Pol?ticos Pedag?gicos (PPP) das escolas e dos planos de ensino dos professores, averiguando se as institui??es prop?em metas relacionadas a tem?tica para a disciplina e se os docentes utilizam desse norte para idealiza??o de suas aulas. No segundo momento, foram aplicados question?rios semi-estruturados, um para o corpo docente e outro para os discentes selecionados, tendo por fim a an?lise por compara??o de todos os dados coletados, buscando a coer?ncia entre os quatro pontos distintos da coleta (PPP, plano de ensino, discentes e docentes). Dentre os resultados obtidos, as disparidades de informa??es ocorreram quando comparado ?s respostas de professores e alunos, principalmente na rela??o entre o que foi enumerado pelos dois grupos sobre os temas de sa?de, os quais n?o foram condizentes no percentual das respostas, muitos dos assuntos apontados pelos docentes n?o foram mencionados pelos discentes. Por fim, podemos afirmar que a tem?tica sa?de vem sendo desenvolvida nas unidades escolares participantes desta pesquisa, mas n?o com tanta relev?ncia como poderia ser. Diante do exposto prop?e-se a realiza??o de novos estudos com uma popula??o maior a fim de um conhecimento mais aprofundado sobre a tem?tica em quest?o, bem como, intervir pedagogicamente nos ambientes escolares para a promo??o dos conceitos de sa?de e qualidade vida.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-13T16:47:08Z No. of bitstreams: 1 TCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdf: 20676194 bytes, checksum: f8915747843e084bca0e905893cdf590 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-13T17:02:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdf: 20676194 bytes, checksum: f8915747843e084bca0e905893cdf590 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-13T17:02:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdf: 20676194 bytes, checksum: f8915747843e084bca0e905893cdf590 (MD5) Previous issue date: 2017-04-27Educa??o F?sicaEduca??o F?sica EscolarAbordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdfTCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdfapplication/pdf20676194http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2186/1/TCC+-+TATIANA+VAL%C3%89RIA+DA+SILVA+QUEIROZ+LINS.pdff8915747843e084bca0e905893cdf590MD51177683/21862022-07-13 14:02:22.32oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2186Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-13T17:02:22Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano
title Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano
spellingShingle Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano
Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz
Educa??o F?sica
Educa??o F?sica Escolar
title_short Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano
title_full Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano
title_fullStr Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano
title_full_unstemmed Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano
title_sort Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano
author Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz
author_facet Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o F?sica
Educa??o F?sica Escolar
topic Educa??o F?sica
Educa??o F?sica Escolar
description O trabalho intitulado por ?Abordagem do tema sa?de nas aulas de educa??o f?sica: a realidade de um munic?pio paraibano?, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, explorat?rio e descritivo de car?ter transversal, tendo como objetivo, pesquisar e analisar como a tem?tica sa?de vem sendo trabalhada pelos professores de educa??o f?sica da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB, frente ?s suas atividades pedag?gicas. Para uma melhor caracteriza??o da pesquisa, optou-se por realizar os procedimentos em duas unidades estaduais de ensino m?dio, as quais foram nomeadas por Escola ?A? e Escola ?B?, ambas localizadas na zona urbana da cidade de Sousa-PB. A amostra foi composta por sete docentes das escolas participantes e cinco discentes de cada turma das unidades acima citadas, sendo elegidos por sele??o aleat?ria simples. A pesquisa teve in?cio com a an?lise dos Projetos Pol?ticos Pedag?gicos (PPP) das escolas e dos planos de ensino dos professores, averiguando se as institui??es prop?em metas relacionadas a tem?tica para a disciplina e se os docentes utilizam desse norte para idealiza??o de suas aulas. No segundo momento, foram aplicados question?rios semi-estruturados, um para o corpo docente e outro para os discentes selecionados, tendo por fim a an?lise por compara??o de todos os dados coletados, buscando a coer?ncia entre os quatro pontos distintos da coleta (PPP, plano de ensino, discentes e docentes). Dentre os resultados obtidos, as disparidades de informa??es ocorreram quando comparado ?s respostas de professores e alunos, principalmente na rela??o entre o que foi enumerado pelos dois grupos sobre os temas de sa?de, os quais n?o foram condizentes no percentual das respostas, muitos dos assuntos apontados pelos docentes n?o foram mencionados pelos discentes. Por fim, podemos afirmar que a tem?tica sa?de vem sendo desenvolvida nas unidades escolares participantes desta pesquisa, mas n?o com tanta relev?ncia como poderia ser. Diante do exposto prop?e-se a realiza??o de novos estudos com uma popula??o maior a fim de um conhecimento mais aprofundado sobre a tem?tica em quest?o, bem como, intervir pedagogicamente nos ambientes escolares para a promo??o dos conceitos de sa?de e qualidade vida.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-04-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-13T17:02:22Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-13T17:02:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2186
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2186/1/TCC+-+TATIANA+VAL%C3%89RIA+DA+SILVA+QUEIROZ+LINS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f8915747843e084bca0e905893cdf590
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1823422312129495040