Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2186 |
Resumo: | O trabalho intitulado por ?Abordagem do tema sa?de nas aulas de educa??o f?sica: a realidade de um munic?pio paraibano?, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, explorat?rio e descritivo de car?ter transversal, tendo como objetivo, pesquisar e analisar como a tem?tica sa?de vem sendo trabalhada pelos professores de educa??o f?sica da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB, frente ?s suas atividades pedag?gicas. Para uma melhor caracteriza??o da pesquisa, optou-se por realizar os procedimentos em duas unidades estaduais de ensino m?dio, as quais foram nomeadas por Escola ?A? e Escola ?B?, ambas localizadas na zona urbana da cidade de Sousa-PB. A amostra foi composta por sete docentes das escolas participantes e cinco discentes de cada turma das unidades acima citadas, sendo elegidos por sele??o aleat?ria simples. A pesquisa teve in?cio com a an?lise dos Projetos Pol?ticos Pedag?gicos (PPP) das escolas e dos planos de ensino dos professores, averiguando se as institui??es prop?em metas relacionadas a tem?tica para a disciplina e se os docentes utilizam desse norte para idealiza??o de suas aulas. No segundo momento, foram aplicados question?rios semi-estruturados, um para o corpo docente e outro para os discentes selecionados, tendo por fim a an?lise por compara??o de todos os dados coletados, buscando a coer?ncia entre os quatro pontos distintos da coleta (PPP, plano de ensino, discentes e docentes). Dentre os resultados obtidos, as disparidades de informa??es ocorreram quando comparado ?s respostas de professores e alunos, principalmente na rela??o entre o que foi enumerado pelos dois grupos sobre os temas de sa?de, os quais n?o foram condizentes no percentual das respostas, muitos dos assuntos apontados pelos docentes n?o foram mencionados pelos discentes. Por fim, podemos afirmar que a tem?tica sa?de vem sendo desenvolvida nas unidades escolares participantes desta pesquisa, mas n?o com tanta relev?ncia como poderia ser. Diante do exposto prop?e-se a realiza??o de novos estudos com uma popula??o maior a fim de um conhecimento mais aprofundado sobre a tem?tica em quest?o, bem como, intervir pedagogicamente nos ambientes escolares para a promo??o dos conceitos de sa?de e qualidade vida. |
id |
IFPB_19fe64c840c8541de5e28cdff856d088 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2186 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz2022-07-13T17:02:22Z2022-07-13T17:02:22Z2017-04-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2186O trabalho intitulado por ?Abordagem do tema sa?de nas aulas de educa??o f?sica: a realidade de um munic?pio paraibano?, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, explorat?rio e descritivo de car?ter transversal, tendo como objetivo, pesquisar e analisar como a tem?tica sa?de vem sendo trabalhada pelos professores de educa??o f?sica da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB, frente ?s suas atividades pedag?gicas. Para uma melhor caracteriza??o da pesquisa, optou-se por realizar os procedimentos em duas unidades estaduais de ensino m?dio, as quais foram nomeadas por Escola ?A? e Escola ?B?, ambas localizadas na zona urbana da cidade de Sousa-PB. A amostra foi composta por sete docentes das escolas participantes e cinco discentes de cada turma das unidades acima citadas, sendo elegidos por sele??o aleat?ria simples. A pesquisa teve in?cio com a an?lise dos Projetos Pol?ticos Pedag?gicos (PPP) das escolas e dos planos de ensino dos professores, averiguando se as institui??es prop?em metas relacionadas a tem?tica para a disciplina e se os docentes utilizam desse norte para idealiza??o de suas aulas. No segundo momento, foram aplicados question?rios semi-estruturados, um para o corpo docente e outro para os discentes selecionados, tendo por fim a an?lise por compara??o de todos os dados coletados, buscando a coer?ncia entre os quatro pontos distintos da coleta (PPP, plano de ensino, discentes e docentes). Dentre os resultados obtidos, as disparidades de informa??es ocorreram quando comparado ?s respostas de professores e alunos, principalmente na rela??o entre o que foi enumerado pelos dois grupos sobre os temas de sa?de, os quais n?o foram condizentes no percentual das respostas, muitos dos assuntos apontados pelos docentes n?o foram mencionados pelos discentes. Por fim, podemos afirmar que a tem?tica sa?de vem sendo desenvolvida nas unidades escolares participantes desta pesquisa, mas n?o com tanta relev?ncia como poderia ser. Diante do exposto prop?e-se a realiza??o de novos estudos com uma popula??o maior a fim de um conhecimento mais aprofundado sobre a tem?tica em quest?o, bem como, intervir pedagogicamente nos ambientes escolares para a promo??o dos conceitos de sa?de e qualidade vida.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-13T16:47:08Z No. of bitstreams: 1 TCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdf: 20676194 bytes, checksum: f8915747843e084bca0e905893cdf590 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-13T17:02:22Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdf: 20676194 bytes, checksum: f8915747843e084bca0e905893cdf590 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-13T17:02:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdf: 20676194 bytes, checksum: f8915747843e084bca0e905893cdf590 (MD5) Previous issue date: 2017-04-27Educa??o F?sicaEduca??o F?sica EscolarAbordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdfTCC - TATIANA VAL?RIA DA SILVA QUEIROZ LINS.pdfapplication/pdf20676194http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2186/1/TCC+-+TATIANA+VAL%C3%89RIA+DA+SILVA+QUEIROZ+LINS.pdff8915747843e084bca0e905893cdf590MD51177683/21862022-07-13 14:02:22.32oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2186Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-13T17:02:22Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano |
title |
Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano |
spellingShingle |
Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz Educa??o F?sica Educa??o F?sica Escolar |
title_short |
Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano |
title_full |
Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano |
title_fullStr |
Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano |
title_full_unstemmed |
Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano |
title_sort |
Abordagem do tema sa?de nas aulas de Educa??o F?sica: a realidade de um munic?pio paraibano |
author |
Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz |
author_facet |
Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lins, Tatiana Valeria da Silva Queiroz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o F?sica Educa??o F?sica Escolar |
topic |
Educa??o F?sica Educa??o F?sica Escolar |
description |
O trabalho intitulado por ?Abordagem do tema sa?de nas aulas de educa??o f?sica: a realidade de um munic?pio paraibano?, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, explorat?rio e descritivo de car?ter transversal, tendo como objetivo, pesquisar e analisar como a tem?tica sa?de vem sendo trabalhada pelos professores de educa??o f?sica da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB, frente ?s suas atividades pedag?gicas. Para uma melhor caracteriza??o da pesquisa, optou-se por realizar os procedimentos em duas unidades estaduais de ensino m?dio, as quais foram nomeadas por Escola ?A? e Escola ?B?, ambas localizadas na zona urbana da cidade de Sousa-PB. A amostra foi composta por sete docentes das escolas participantes e cinco discentes de cada turma das unidades acima citadas, sendo elegidos por sele??o aleat?ria simples. A pesquisa teve in?cio com a an?lise dos Projetos Pol?ticos Pedag?gicos (PPP) das escolas e dos planos de ensino dos professores, averiguando se as institui??es prop?em metas relacionadas a tem?tica para a disciplina e se os docentes utilizam desse norte para idealiza??o de suas aulas. No segundo momento, foram aplicados question?rios semi-estruturados, um para o corpo docente e outro para os discentes selecionados, tendo por fim a an?lise por compara??o de todos os dados coletados, buscando a coer?ncia entre os quatro pontos distintos da coleta (PPP, plano de ensino, discentes e docentes). Dentre os resultados obtidos, as disparidades de informa??es ocorreram quando comparado ?s respostas de professores e alunos, principalmente na rela??o entre o que foi enumerado pelos dois grupos sobre os temas de sa?de, os quais n?o foram condizentes no percentual das respostas, muitos dos assuntos apontados pelos docentes n?o foram mencionados pelos discentes. Por fim, podemos afirmar que a tem?tica sa?de vem sendo desenvolvida nas unidades escolares participantes desta pesquisa, mas n?o com tanta relev?ncia como poderia ser. Diante do exposto prop?e-se a realiza??o de novos estudos com uma popula??o maior a fim de um conhecimento mais aprofundado sobre a tem?tica em quest?o, bem como, intervir pedagogicamente nos ambientes escolares para a promo??o dos conceitos de sa?de e qualidade vida. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-13T17:02:22Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-13T17:02:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2186 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2186/1/TCC+-+TATIANA+VAL%C3%89RIA+DA+SILVA+QUEIROZ+LINS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f8915747843e084bca0e905893cdf590 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1823422312129495040 |