O uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3433 |
Resumo: | O ensino de Matem?tica Financeira ? muito importante nos dias atuais e n?o deve ser fadado apenas ao uso de f?rmulas sem nenhuma conex?o com a realidade ou sem significado algum de seu uso. Nesse vi?s, o presente trabalho buscou investigar a utiliza??o dos jogos matem?ticos como ferramenta de ensino nas aulas de Matem?tica Financeira. Para isso, elaboramos, testamos, ajustamos e aplicamos duas propostas de jogos na forma de um produto educacional em turmas do Curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal da Para?ba ? IFPB, Campus Campina Grande, visando contribui??es dos colegas e futuros professores de Matem?tica da institui??o, ap?s isso, abordamos em uma turma de Ensino M?dio onde a pesquisadora deste trabalho estava realizando o Programa Resid?ncia Pedag?gica. Os jogos desenvolvidos e propostos foram a ?Corrida Financeira? e o ?Tabuleiro de Finan?as?, trabalhados na perspectiva da contextualiza??o dos assuntos de porcentagem, juros simples e juros compostos por meio de situa??es problemas para a explora??o deste conte?do. Realizamos uma pesquisa-a??o, de natureza qualitativa, com an?lises e reflex?es baseadas na aplica??o em uma turma do Ensino M?dio de uma escola p?blica da cidade de Campina Grande ? Para?ba, assim como nas turmas da Licenciatura. Al?m da participa??o ativa, os agentes da pesquisa, puderam destacar suas observa??es e contribui??es a partir de um question?rio aplicado ap?s as propostas, bem como destacamos em anota??es e registros realizados em fotos. Derivados dessa s?ntese, a abordagem com os jogos nos possibilitou contribui??es para o processo de ensino-aprendizagem da Matem?tica Financeira como a motiva??o para as aulas e a intera??o, e mais, colaborar para a forma??o do senso cr?tico do estudante sobre a Matem?tica e suas aplica??es no cotidiano. |
id |
IFPB_1b612efa19eadd7f2a987e9d61ac4d8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3433 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Fernanda Maria2023-12-27T13:18:34Z2023-12-27T13:18:34Z2023-12-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3433O ensino de Matem?tica Financeira ? muito importante nos dias atuais e n?o deve ser fadado apenas ao uso de f?rmulas sem nenhuma conex?o com a realidade ou sem significado algum de seu uso. Nesse vi?s, o presente trabalho buscou investigar a utiliza??o dos jogos matem?ticos como ferramenta de ensino nas aulas de Matem?tica Financeira. Para isso, elaboramos, testamos, ajustamos e aplicamos duas propostas de jogos na forma de um produto educacional em turmas do Curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal da Para?ba ? IFPB, Campus Campina Grande, visando contribui??es dos colegas e futuros professores de Matem?tica da institui??o, ap?s isso, abordamos em uma turma de Ensino M?dio onde a pesquisadora deste trabalho estava realizando o Programa Resid?ncia Pedag?gica. Os jogos desenvolvidos e propostos foram a ?Corrida Financeira? e o ?Tabuleiro de Finan?as?, trabalhados na perspectiva da contextualiza??o dos assuntos de porcentagem, juros simples e juros compostos por meio de situa??es problemas para a explora??o deste conte?do. Realizamos uma pesquisa-a??o, de natureza qualitativa, com an?lises e reflex?es baseadas na aplica??o em uma turma do Ensino M?dio de uma escola p?blica da cidade de Campina Grande ? Para?ba, assim como nas turmas da Licenciatura. Al?m da participa??o ativa, os agentes da pesquisa, puderam destacar suas observa??es e contribui??es a partir de um question?rio aplicado ap?s as propostas, bem como destacamos em anota??es e registros realizados em fotos. Derivados dessa s?ntese, a abordagem com os jogos nos possibilitou contribui??es para o processo de ensino-aprendizagem da Matem?tica Financeira como a motiva??o para as aulas e a intera??o, e mais, colaborar para a forma??o do senso cr?tico do estudante sobre a Matem?tica e suas aplica??es no cotidiano.Submitted by maria sousa (maria.sousa@ifpb.edu.br) on 2023-12-27T13:18:34Z No. of bitstreams: 1 TCC de FERNANDA MARIA BARBOSA.pdf: 2174805 bytes, checksum: b54e7b49c3073f826d06eb718cb6535d (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-27T13:18:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC de FERNANDA MARIA BARBOSA.pdf: 2174805 bytes, checksum: b54e7b49c3073f826d06eb718cb6535d (MD5) Previous issue date: 2023-12-27Matem?tica FinanceiraJogos Did?ticos de Manipula??oEnsino - Aprendizagem em Matem?ticaO uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALTCC de FERNANDA MARIA BARBOSA.pdfTCC de FERNANDA MARIA BARBOSA.pdfapplication/pdf2174805http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3433/1/TCC+de+FERNANDA+MARIA+BARBOSA.pdfb54e7b49c3073f826d06eb718cb6535dMD51177683/34332023-12-27 10:18:34.667oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3433Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-27T13:18:34Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeira |
title |
O uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeira |
spellingShingle |
O uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeira Barbosa, Fernanda Maria Matem?tica Financeira Jogos Did?ticos de Manipula??o Ensino - Aprendizagem em Matem?tica |
title_short |
O uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeira |
title_full |
O uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeira |
title_fullStr |
O uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeira |
title_full_unstemmed |
O uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeira |
title_sort |
O uso de jogos did?ticos no ensino-aprendizagem da matem?tica financeira |
author |
Barbosa, Fernanda Maria |
author_facet |
Barbosa, Fernanda Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Fernanda Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matem?tica Financeira Jogos Did?ticos de Manipula??o Ensino - Aprendizagem em Matem?tica |
topic |
Matem?tica Financeira Jogos Did?ticos de Manipula??o Ensino - Aprendizagem em Matem?tica |
description |
O ensino de Matem?tica Financeira ? muito importante nos dias atuais e n?o deve ser fadado apenas ao uso de f?rmulas sem nenhuma conex?o com a realidade ou sem significado algum de seu uso. Nesse vi?s, o presente trabalho buscou investigar a utiliza??o dos jogos matem?ticos como ferramenta de ensino nas aulas de Matem?tica Financeira. Para isso, elaboramos, testamos, ajustamos e aplicamos duas propostas de jogos na forma de um produto educacional em turmas do Curso de Licenciatura em Matem?tica do Instituto Federal da Para?ba ? IFPB, Campus Campina Grande, visando contribui??es dos colegas e futuros professores de Matem?tica da institui??o, ap?s isso, abordamos em uma turma de Ensino M?dio onde a pesquisadora deste trabalho estava realizando o Programa Resid?ncia Pedag?gica. Os jogos desenvolvidos e propostos foram a ?Corrida Financeira? e o ?Tabuleiro de Finan?as?, trabalhados na perspectiva da contextualiza??o dos assuntos de porcentagem, juros simples e juros compostos por meio de situa??es problemas para a explora??o deste conte?do. Realizamos uma pesquisa-a??o, de natureza qualitativa, com an?lises e reflex?es baseadas na aplica??o em uma turma do Ensino M?dio de uma escola p?blica da cidade de Campina Grande ? Para?ba, assim como nas turmas da Licenciatura. Al?m da participa??o ativa, os agentes da pesquisa, puderam destacar suas observa??es e contribui??es a partir de um question?rio aplicado ap?s as propostas, bem como destacamos em anota??es e registros realizados em fotos. Derivados dessa s?ntese, a abordagem com os jogos nos possibilitou contribui??es para o processo de ensino-aprendizagem da Matem?tica Financeira como a motiva??o para as aulas e a intera??o, e mais, colaborar para a forma??o do senso cr?tico do estudante sobre a Matem?tica e suas aplica??es no cotidiano. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-27T13:18:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-27T13:18:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3433 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3433/1/TCC+de+FERNANDA+MARIA+BARBOSA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b54e7b49c3073f826d06eb718cb6535d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660452867932160 |