Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Claudia da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2708
Resumo: O marketing de relacionamento possui um papel estrat?gico fundamental para fideliza??o e satisfa??o dos clientes, atrav?s da constru??o de um relacionamento, visando um diferencial competitivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as opini?es dos associados e funcion?rias sobre as a??es de marketing de relacionamento da Associa??o dos Servidores do Instituto Federal da Para?ba ? ASSIFPB, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, atrav?s de um estudo de caso. Foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa, onde se realizou a aplica??o de um question?rio com 16 quest?es, atrav?s de compartilhamento por e-mail e whatsapp, no per?odo de 17 a 25 de novembro de 2022 para 1.985 associados, onde obteve uma amostra de 104 associados respondentes, tamb?m foi realizado uma entrevista semiestruturada contendo seis quest?es, aplicada com tr?s funcion?rias da ASSIFPB, no dia 23 de novembro de 2022. A elabora??o dos instrumentos de pesquisas foi embasada conforme os quatros objetivos espec?ficos deste trabalho que foram abordam conceitos de marketing de relacionamento; apontar quais a??es de marketing de relacionamento s?o relevantes na opini?o dos associados; investigar o entendimento das funcion?rias sobre marketing de relacionamento e as a??es desenvolvidas pela associa??o e por fim aponta a satisfa??o ou insatisfa??o dos associados com as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB. Onde constatou-se que os resultados das duas pesquisas se complementaram, para validar a quest?o problema que motivou a pesquisa, apontando que os resultados obtidos sobre as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB, transmitem um alto grau de relev?ncia percept?vel para os associados e as funcion?rias.
id IFPB_37aea666b7270c61fd940fd6e6f3981e
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2708
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Lima, Ana Claudia da Silva2023-01-06T13:33:04Z2023-01-06T13:33:04Z2023-01-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2708O marketing de relacionamento possui um papel estrat?gico fundamental para fideliza??o e satisfa??o dos clientes, atrav?s da constru??o de um relacionamento, visando um diferencial competitivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as opini?es dos associados e funcion?rias sobre as a??es de marketing de relacionamento da Associa??o dos Servidores do Instituto Federal da Para?ba ? ASSIFPB, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, atrav?s de um estudo de caso. Foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa, onde se realizou a aplica??o de um question?rio com 16 quest?es, atrav?s de compartilhamento por e-mail e whatsapp, no per?odo de 17 a 25 de novembro de 2022 para 1.985 associados, onde obteve uma amostra de 104 associados respondentes, tamb?m foi realizado uma entrevista semiestruturada contendo seis quest?es, aplicada com tr?s funcion?rias da ASSIFPB, no dia 23 de novembro de 2022. A elabora??o dos instrumentos de pesquisas foi embasada conforme os quatros objetivos espec?ficos deste trabalho que foram abordam conceitos de marketing de relacionamento; apontar quais a??es de marketing de relacionamento s?o relevantes na opini?o dos associados; investigar o entendimento das funcion?rias sobre marketing de relacionamento e as a??es desenvolvidas pela associa??o e por fim aponta a satisfa??o ou insatisfa??o dos associados com as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB. Onde constatou-se que os resultados das duas pesquisas se complementaram, para validar a quest?o problema que motivou a pesquisa, apontando que os resultados obtidos sobre as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB, transmitem um alto grau de relev?ncia percept?vel para os associados e as funcion?rias.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T13:33:04Z No. of bitstreams: 2 MARKETING DE RELACIONAMENTO - um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP.pdf: 717277 bytes, checksum: 765ee862e7b373d4e3f004ef8ddaf349 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Ana Cl?udia da Silva Lima.pdf: 344715 bytes, checksum: db1928bc462aef29be524bda693f0a27 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T13:33:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MARKETING DE RELACIONAMENTO - um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP.pdf: 717277 bytes, checksum: 765ee862e7b373d4e3f004ef8ddaf349 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Ana Cl?udia da Silva Lima.pdf: 344715 bytes, checksum: db1928bc462aef29be524bda693f0a27 (MD5) Previous issue date: 2023-01-06Marketing de relacionamentoEstrat?gias de marketingSatisfa??o do clienteFideliza??o do clienteASSIFPBMarketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMARKETING DE RELACIONAMENTO - um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP.pdfMARKETING DE RELACIONAMENTO - um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP.pdfapplication/pdf717277http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2708/1/MARKETING+DE+RELACIONAMENTO+-+um+estudo+de+caso+na+Associa%C3%A7%C3%A3o+dos+Servidores+do+IFPB-JP.pdf765ee862e7b373d4e3f004ef8ddaf349MD51Termo de Autoriza??o de Postagem - Ana Cl?udia da Silva Lima.pdfTermo de Autoriza??o de Postagem - Ana Cl?udia da Silva Lima.pdfapplication/pdf344715http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2708/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Ana+Cl%C3%A1udia+da+Silva+Lima.pdfdb1928bc462aef29be524bda693f0a27MD52177683/27082023-01-06 10:33:04.951oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2708Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T13:33:04Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP
title Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP
spellingShingle Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP
Lima, Ana Claudia da Silva
Marketing de relacionamento
Estrat?gias de marketing
Satisfa??o do cliente
Fideliza??o do cliente
ASSIFPB
title_short Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP
title_full Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP
title_fullStr Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP
title_sort Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP
author Lima, Ana Claudia da Silva
author_facet Lima, Ana Claudia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Ana Claudia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Estrat?gias de marketing
Satisfa??o do cliente
Fideliza??o do cliente
ASSIFPB
topic Marketing de relacionamento
Estrat?gias de marketing
Satisfa??o do cliente
Fideliza??o do cliente
ASSIFPB
description O marketing de relacionamento possui um papel estrat?gico fundamental para fideliza??o e satisfa??o dos clientes, atrav?s da constru??o de um relacionamento, visando um diferencial competitivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as opini?es dos associados e funcion?rias sobre as a??es de marketing de relacionamento da Associa??o dos Servidores do Instituto Federal da Para?ba ? ASSIFPB, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, atrav?s de um estudo de caso. Foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa, onde se realizou a aplica??o de um question?rio com 16 quest?es, atrav?s de compartilhamento por e-mail e whatsapp, no per?odo de 17 a 25 de novembro de 2022 para 1.985 associados, onde obteve uma amostra de 104 associados respondentes, tamb?m foi realizado uma entrevista semiestruturada contendo seis quest?es, aplicada com tr?s funcion?rias da ASSIFPB, no dia 23 de novembro de 2022. A elabora??o dos instrumentos de pesquisas foi embasada conforme os quatros objetivos espec?ficos deste trabalho que foram abordam conceitos de marketing de relacionamento; apontar quais a??es de marketing de relacionamento s?o relevantes na opini?o dos associados; investigar o entendimento das funcion?rias sobre marketing de relacionamento e as a??es desenvolvidas pela associa??o e por fim aponta a satisfa??o ou insatisfa??o dos associados com as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB. Onde constatou-se que os resultados das duas pesquisas se complementaram, para validar a quest?o problema que motivou a pesquisa, apontando que os resultados obtidos sobre as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB, transmitem um alto grau de relev?ncia percept?vel para os associados e as funcion?rias.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-06T13:33:04Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-06T13:33:04Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2708
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2708/1/MARKETING+DE+RELACIONAMENTO+-+um+estudo+de+caso+na+Associa%C3%A7%C3%A3o+dos+Servidores+do+IFPB-JP.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2708/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Ana+Cl%C3%A1udia+da+Silva+Lima.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 765ee862e7b373d4e3f004ef8ddaf349
db1928bc462aef29be524bda693f0a27
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1823422315328700416