Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2708 |
Resumo: | O marketing de relacionamento possui um papel estrat?gico fundamental para fideliza??o e satisfa??o dos clientes, atrav?s da constru??o de um relacionamento, visando um diferencial competitivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as opini?es dos associados e funcion?rias sobre as a??es de marketing de relacionamento da Associa??o dos Servidores do Instituto Federal da Para?ba ? ASSIFPB, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, atrav?s de um estudo de caso. Foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa, onde se realizou a aplica??o de um question?rio com 16 quest?es, atrav?s de compartilhamento por e-mail e whatsapp, no per?odo de 17 a 25 de novembro de 2022 para 1.985 associados, onde obteve uma amostra de 104 associados respondentes, tamb?m foi realizado uma entrevista semiestruturada contendo seis quest?es, aplicada com tr?s funcion?rias da ASSIFPB, no dia 23 de novembro de 2022. A elabora??o dos instrumentos de pesquisas foi embasada conforme os quatros objetivos espec?ficos deste trabalho que foram abordam conceitos de marketing de relacionamento; apontar quais a??es de marketing de relacionamento s?o relevantes na opini?o dos associados; investigar o entendimento das funcion?rias sobre marketing de relacionamento e as a??es desenvolvidas pela associa??o e por fim aponta a satisfa??o ou insatisfa??o dos associados com as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB. Onde constatou-se que os resultados das duas pesquisas se complementaram, para validar a quest?o problema que motivou a pesquisa, apontando que os resultados obtidos sobre as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB, transmitem um alto grau de relev?ncia percept?vel para os associados e as funcion?rias. |
id |
IFPB_37aea666b7270c61fd940fd6e6f3981e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2708 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Ana Claudia da Silva2023-01-06T13:33:04Z2023-01-06T13:33:04Z2023-01-06http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2708O marketing de relacionamento possui um papel estrat?gico fundamental para fideliza??o e satisfa??o dos clientes, atrav?s da constru??o de um relacionamento, visando um diferencial competitivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as opini?es dos associados e funcion?rias sobre as a??es de marketing de relacionamento da Associa??o dos Servidores do Instituto Federal da Para?ba ? ASSIFPB, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, atrav?s de um estudo de caso. Foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa, onde se realizou a aplica??o de um question?rio com 16 quest?es, atrav?s de compartilhamento por e-mail e whatsapp, no per?odo de 17 a 25 de novembro de 2022 para 1.985 associados, onde obteve uma amostra de 104 associados respondentes, tamb?m foi realizado uma entrevista semiestruturada contendo seis quest?es, aplicada com tr?s funcion?rias da ASSIFPB, no dia 23 de novembro de 2022. A elabora??o dos instrumentos de pesquisas foi embasada conforme os quatros objetivos espec?ficos deste trabalho que foram abordam conceitos de marketing de relacionamento; apontar quais a??es de marketing de relacionamento s?o relevantes na opini?o dos associados; investigar o entendimento das funcion?rias sobre marketing de relacionamento e as a??es desenvolvidas pela associa??o e por fim aponta a satisfa??o ou insatisfa??o dos associados com as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB. Onde constatou-se que os resultados das duas pesquisas se complementaram, para validar a quest?o problema que motivou a pesquisa, apontando que os resultados obtidos sobre as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB, transmitem um alto grau de relev?ncia percept?vel para os associados e as funcion?rias.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-06T13:33:04Z No. of bitstreams: 2 MARKETING DE RELACIONAMENTO - um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP.pdf: 717277 bytes, checksum: 765ee862e7b373d4e3f004ef8ddaf349 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Ana Cl?udia da Silva Lima.pdf: 344715 bytes, checksum: db1928bc462aef29be524bda693f0a27 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-06T13:33:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MARKETING DE RELACIONAMENTO - um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP.pdf: 717277 bytes, checksum: 765ee862e7b373d4e3f004ef8ddaf349 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Ana Cl?udia da Silva Lima.pdf: 344715 bytes, checksum: db1928bc462aef29be524bda693f0a27 (MD5) Previous issue date: 2023-01-06Marketing de relacionamentoEstrat?gias de marketingSatisfa??o do clienteFideliza??o do clienteASSIFPBMarketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JPinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALMARKETING DE RELACIONAMENTO - um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP.pdfMARKETING DE RELACIONAMENTO - um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP.pdfapplication/pdf717277http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2708/1/MARKETING+DE+RELACIONAMENTO+-+um+estudo+de+caso+na+Associa%C3%A7%C3%A3o+dos+Servidores+do+IFPB-JP.pdf765ee862e7b373d4e3f004ef8ddaf349MD51Termo de Autoriza??o de Postagem - Ana Cl?udia da Silva Lima.pdfTermo de Autoriza??o de Postagem - Ana Cl?udia da Silva Lima.pdfapplication/pdf344715http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2708/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Ana+Cl%C3%A1udia+da+Silva+Lima.pdfdb1928bc462aef29be524bda693f0a27MD52177683/27082023-01-06 10:33:04.951oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2708Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-06T13:33:04Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP |
title |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP |
spellingShingle |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP Lima, Ana Claudia da Silva Marketing de relacionamento Estrat?gias de marketing Satisfa??o do cliente Fideliza??o do cliente ASSIFPB |
title_short |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP |
title_full |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP |
title_fullStr |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP |
title_full_unstemmed |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP |
title_sort |
Marketing de relacionamento: um estudo de caso na Associa??o dos Servidores do IFPB-JP |
author |
Lima, Ana Claudia da Silva |
author_facet |
Lima, Ana Claudia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana Claudia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing de relacionamento Estrat?gias de marketing Satisfa??o do cliente Fideliza??o do cliente ASSIFPB |
topic |
Marketing de relacionamento Estrat?gias de marketing Satisfa??o do cliente Fideliza??o do cliente ASSIFPB |
description |
O marketing de relacionamento possui um papel estrat?gico fundamental para fideliza??o e satisfa??o dos clientes, atrav?s da constru??o de um relacionamento, visando um diferencial competitivo. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as opini?es dos associados e funcion?rias sobre as a??es de marketing de relacionamento da Associa??o dos Servidores do Instituto Federal da Para?ba ? ASSIFPB, localizada na cidade de Jo?o Pessoa, atrav?s de um estudo de caso. Foi utilizada uma pesquisa quali-quantitativa, onde se realizou a aplica??o de um question?rio com 16 quest?es, atrav?s de compartilhamento por e-mail e whatsapp, no per?odo de 17 a 25 de novembro de 2022 para 1.985 associados, onde obteve uma amostra de 104 associados respondentes, tamb?m foi realizado uma entrevista semiestruturada contendo seis quest?es, aplicada com tr?s funcion?rias da ASSIFPB, no dia 23 de novembro de 2022. A elabora??o dos instrumentos de pesquisas foi embasada conforme os quatros objetivos espec?ficos deste trabalho que foram abordam conceitos de marketing de relacionamento; apontar quais a??es de marketing de relacionamento s?o relevantes na opini?o dos associados; investigar o entendimento das funcion?rias sobre marketing de relacionamento e as a??es desenvolvidas pela associa??o e por fim aponta a satisfa??o ou insatisfa??o dos associados com as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB. Onde constatou-se que os resultados das duas pesquisas se complementaram, para validar a quest?o problema que motivou a pesquisa, apontando que os resultados obtidos sobre as a??es desenvolvidas pela ASSIFPB, transmitem um alto grau de relev?ncia percept?vel para os associados e as funcion?rias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-06T13:33:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-06T13:33:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2708 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2708/1/MARKETING+DE+RELACIONAMENTO+-+um+estudo+de+caso+na+Associa%C3%A7%C3%A3o+dos+Servidores+do+IFPB-JP.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2708/2/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Ana+Cl%C3%A1udia+da+Silva+Lima.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
765ee862e7b373d4e3f004ef8ddaf349 db1928bc462aef29be524bda693f0a27 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1823422315328700416 |