PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Paloma
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Araujo, Jefferson, Sobrinho, Luiz, Fonseca, Rossane, Patrocinio, Maria
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1593
Resumo: Com a chegada e o avan?o da pandemia do novo coronav?rus (COVID-19) no Brasil em 2020, a educa??o reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender tanto as necessidades dos alunos quanto dos professores para dar continuidade ao processo de ensino de aprendizagem. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos m?todos utilizados por quatro professores de Ci?ncia e Biologia da rede educacional do munic?pio de Livramento-PB. Al?m de entender como essas metodologias utilizadas atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que estavam inseridas nas compet?ncias e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e explorat?ria, utiliza-se o m?todo qualitativo, onde foi aplicado um question?rio atrav?s da plataforma Formul?rios do Google, foi poss?vel identificar estrat?gias aplicadas durante o ensino remoto de emerg?ncia. Como retratam Cani et al. (2020); Piffero, Soares, Coelho e Roehrs (2020) e Garcia et al. (2020), tais ferramentas metodol?gicas est?o dispon?veis nas plataformas digitais, com o pleno uso das Tecnologias Digitais de Informa??o e Comunica??o (TDICs), e com aplica??o de materiais impressos para flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem para aqueles que n?o s?o alcan?ados por meios tecnol?gicos. Embora as experi?ncias adquiridas pelos professores, com a reinven??o das metodologias utilizadas, sejam marcadas por in?meros desafios, a inten??o de conferir a continua??o do ensino fez com que os professores rompessem as barreiras impostas pelo distanciamento social.
id IFPB_5bddf81abad9dda309c138182c24c86a
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1593
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Freitas, PalomaAraujo, JeffersonSobrinho, LuizFonseca, RossanePatrocinio, Maria2021-07-14T18:25:59Z2021-07-14T18:25:59Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1593Com a chegada e o avan?o da pandemia do novo coronav?rus (COVID-19) no Brasil em 2020, a educa??o reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender tanto as necessidades dos alunos quanto dos professores para dar continuidade ao processo de ensino de aprendizagem. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos m?todos utilizados por quatro professores de Ci?ncia e Biologia da rede educacional do munic?pio de Livramento-PB. Al?m de entender como essas metodologias utilizadas atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que estavam inseridas nas compet?ncias e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e explorat?ria, utiliza-se o m?todo qualitativo, onde foi aplicado um question?rio atrav?s da plataforma Formul?rios do Google, foi poss?vel identificar estrat?gias aplicadas durante o ensino remoto de emerg?ncia. Como retratam Cani et al. (2020); Piffero, Soares, Coelho e Roehrs (2020) e Garcia et al. (2020), tais ferramentas metodol?gicas est?o dispon?veis nas plataformas digitais, com o pleno uso das Tecnologias Digitais de Informa??o e Comunica??o (TDICs), e com aplica??o de materiais impressos para flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem para aqueles que n?o s?o alcan?ados por meios tecnol?gicos. Embora as experi?ncias adquiridas pelos professores, com a reinven??o das metodologias utilizadas, sejam marcadas por in?meros desafios, a inten??o de conferir a continua??o do ensino fez com que os professores rompessem as barreiras impostas pelo distanciamento social.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-06T00:41:17Z No. of bitstreams: 2 PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdf: 866212 bytes, checksum: d0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236 (MD5) Ata de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdf: 156724 bytes, checksum: 008220757eebdda1e33e24a74a3edf5a (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-14T18:25:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdf: 866212 bytes, checksum: d0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236 (MD5) Ata de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdf: 156724 bytes, checksum: 008220757eebdda1e33e24a74a3edf5a (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-14T18:25:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdf: 866212 bytes, checksum: d0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236 (MD5) Ata de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdf: 156724 bytes, checksum: 008220757eebdda1e33e24a74a3edf5a (MD5) Previous issue date: 2021-03Ensino remotoFerramentas metodol?gicasBNCCPR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALPR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdfPR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdfapplication/pdf866212http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1593/1/PR%C3%81TICAS+METODOL%C3%93GICAS+UTILIZADAS+PELOS+PROFESSORES+DE+CIENCIAS+E+BIOLOGIA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO+NO+MUNICIPIO+DE+LIVRAMENTO+PB_+Paloma+Lima+de+Freitas.pdfd0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236MD51Ata de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdfAta de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdfapplication/pdf156724http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1593/2/Ata+de+defesa_Paloma+Lima+de+Freitas.pdf008220757eebdda1e33e24a74a3edf5aMD52177683/15932021-07-14 15:25:59.374oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-14T18:25:59Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB
title PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB
spellingShingle PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB
Freitas, Paloma
Ensino remoto
Ferramentas metodol?gicas
BNCC
title_short PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB
title_full PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB
title_fullStr PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB
title_full_unstemmed PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB
title_sort PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB
author Freitas, Paloma
author_facet Freitas, Paloma
Araujo, Jefferson
Sobrinho, Luiz
Fonseca, Rossane
Patrocinio, Maria
author_role author
author2 Araujo, Jefferson
Sobrinho, Luiz
Fonseca, Rossane
Patrocinio, Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Paloma
Araujo, Jefferson
Sobrinho, Luiz
Fonseca, Rossane
Patrocinio, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto
Ferramentas metodol?gicas
BNCC
topic Ensino remoto
Ferramentas metodol?gicas
BNCC
description Com a chegada e o avan?o da pandemia do novo coronav?rus (COVID-19) no Brasil em 2020, a educa??o reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender tanto as necessidades dos alunos quanto dos professores para dar continuidade ao processo de ensino de aprendizagem. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos m?todos utilizados por quatro professores de Ci?ncia e Biologia da rede educacional do munic?pio de Livramento-PB. Al?m de entender como essas metodologias utilizadas atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que estavam inseridas nas compet?ncias e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e explorat?ria, utiliza-se o m?todo qualitativo, onde foi aplicado um question?rio atrav?s da plataforma Formul?rios do Google, foi poss?vel identificar estrat?gias aplicadas durante o ensino remoto de emerg?ncia. Como retratam Cani et al. (2020); Piffero, Soares, Coelho e Roehrs (2020) e Garcia et al. (2020), tais ferramentas metodol?gicas est?o dispon?veis nas plataformas digitais, com o pleno uso das Tecnologias Digitais de Informa??o e Comunica??o (TDICs), e com aplica??o de materiais impressos para flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem para aqueles que n?o s?o alcan?ados por meios tecnol?gicos. Embora as experi?ncias adquiridas pelos professores, com a reinven??o das metodologias utilizadas, sejam marcadas por in?meros desafios, a inten??o de conferir a continua??o do ensino fez com que os professores rompessem as barreiras impostas pelo distanciamento social.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T18:25:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-14T18:25:59Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1593
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1593
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1593/1/PR%C3%81TICAS+METODOL%C3%93GICAS+UTILIZADAS+PELOS+PROFESSORES+DE+CIENCIAS+E+BIOLOGIA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO+NO+MUNICIPIO+DE+LIVRAMENTO+PB_+Paloma+Lima+de+Freitas.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1593/2/Ata+de+defesa_Paloma+Lima+de+Freitas.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236
008220757eebdda1e33e24a74a3edf5a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660439209181184