PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1593 |
Resumo: | Com a chegada e o avan?o da pandemia do novo coronav?rus (COVID-19) no Brasil em 2020, a educa??o reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender tanto as necessidades dos alunos quanto dos professores para dar continuidade ao processo de ensino de aprendizagem. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos m?todos utilizados por quatro professores de Ci?ncia e Biologia da rede educacional do munic?pio de Livramento-PB. Al?m de entender como essas metodologias utilizadas atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que estavam inseridas nas compet?ncias e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e explorat?ria, utiliza-se o m?todo qualitativo, onde foi aplicado um question?rio atrav?s da plataforma Formul?rios do Google, foi poss?vel identificar estrat?gias aplicadas durante o ensino remoto de emerg?ncia. Como retratam Cani et al. (2020); Piffero, Soares, Coelho e Roehrs (2020) e Garcia et al. (2020), tais ferramentas metodol?gicas est?o dispon?veis nas plataformas digitais, com o pleno uso das Tecnologias Digitais de Informa??o e Comunica??o (TDICs), e com aplica??o de materiais impressos para flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem para aqueles que n?o s?o alcan?ados por meios tecnol?gicos. Embora as experi?ncias adquiridas pelos professores, com a reinven??o das metodologias utilizadas, sejam marcadas por in?meros desafios, a inten??o de conferir a continua??o do ensino fez com que os professores rompessem as barreiras impostas pelo distanciamento social. |
id |
IFPB_5bddf81abad9dda309c138182c24c86a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1593 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, PalomaAraujo, JeffersonSobrinho, LuizFonseca, RossanePatrocinio, Maria2021-07-14T18:25:59Z2021-07-14T18:25:59Z2021-03http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1593Com a chegada e o avan?o da pandemia do novo coronav?rus (COVID-19) no Brasil em 2020, a educa??o reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender tanto as necessidades dos alunos quanto dos professores para dar continuidade ao processo de ensino de aprendizagem. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos m?todos utilizados por quatro professores de Ci?ncia e Biologia da rede educacional do munic?pio de Livramento-PB. Al?m de entender como essas metodologias utilizadas atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que estavam inseridas nas compet?ncias e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e explorat?ria, utiliza-se o m?todo qualitativo, onde foi aplicado um question?rio atrav?s da plataforma Formul?rios do Google, foi poss?vel identificar estrat?gias aplicadas durante o ensino remoto de emerg?ncia. Como retratam Cani et al. (2020); Piffero, Soares, Coelho e Roehrs (2020) e Garcia et al. (2020), tais ferramentas metodol?gicas est?o dispon?veis nas plataformas digitais, com o pleno uso das Tecnologias Digitais de Informa??o e Comunica??o (TDICs), e com aplica??o de materiais impressos para flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem para aqueles que n?o s?o alcan?ados por meios tecnol?gicos. Embora as experi?ncias adquiridas pelos professores, com a reinven??o das metodologias utilizadas, sejam marcadas por in?meros desafios, a inten??o de conferir a continua??o do ensino fez com que os professores rompessem as barreiras impostas pelo distanciamento social.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2021-07-06T00:41:17Z No. of bitstreams: 2 PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdf: 866212 bytes, checksum: d0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236 (MD5) Ata de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdf: 156724 bytes, checksum: 008220757eebdda1e33e24a74a3edf5a (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-07-14T18:25:59Z (GMT) No. of bitstreams: 2 PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdf: 866212 bytes, checksum: d0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236 (MD5) Ata de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdf: 156724 bytes, checksum: 008220757eebdda1e33e24a74a3edf5a (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-14T18:25:59Z (GMT). No. of bitstreams: 2 PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdf: 866212 bytes, checksum: d0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236 (MD5) Ata de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdf: 156724 bytes, checksum: 008220757eebdda1e33e24a74a3edf5a (MD5) Previous issue date: 2021-03Ensino remotoFerramentas metodol?gicasBNCCPR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCInstituto Federal de Ci?ncia e Tecnologia da Para?baORIGINALPR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdfPR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CIENCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNICIPIO DE LIVRAMENTO PB_ Paloma Lima de Freitas.pdfapplication/pdf866212http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1593/1/PR%C3%81TICAS+METODOL%C3%93GICAS+UTILIZADAS+PELOS+PROFESSORES+DE+CIENCIAS+E+BIOLOGIA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO+NO+MUNICIPIO+DE+LIVRAMENTO+PB_+Paloma+Lima+de+Freitas.pdfd0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236MD51Ata de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdfAta de defesa_Paloma Lima de Freitas.pdfapplication/pdf156724http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1593/2/Ata+de+defesa_Paloma+Lima+de+Freitas.pdf008220757eebdda1e33e24a74a3edf5aMD52177683/15932021-07-14 15:25:59.374oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1593Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-07-14T18:25:59Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB |
title |
PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB |
spellingShingle |
PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB Freitas, Paloma Ensino remoto Ferramentas metodol?gicas BNCC |
title_short |
PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB |
title_full |
PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB |
title_fullStr |
PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB |
title_full_unstemmed |
PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB |
title_sort |
PR?TICAS METODOL?GICAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE CI?NCIAS E BIOLOGIA DURANTE O ENSINO REMOTO NO MUNIC?PIO DE LIVRAMENTO-PB |
author |
Freitas, Paloma |
author_facet |
Freitas, Paloma Araujo, Jefferson Sobrinho, Luiz Fonseca, Rossane Patrocinio, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Araujo, Jefferson Sobrinho, Luiz Fonseca, Rossane Patrocinio, Maria |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Paloma Araujo, Jefferson Sobrinho, Luiz Fonseca, Rossane Patrocinio, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto Ferramentas metodol?gicas BNCC |
topic |
Ensino remoto Ferramentas metodol?gicas BNCC |
description |
Com a chegada e o avan?o da pandemia do novo coronav?rus (COVID-19) no Brasil em 2020, a educa??o reformulou-se e todo o modelo tradicional de ensino foi otimizado para atender tanto as necessidades dos alunos quanto dos professores para dar continuidade ao processo de ensino de aprendizagem. Diante dessa realidade, este artigo buscou conhecer os novos m?todos utilizados por quatro professores de Ci?ncia e Biologia da rede educacional do munic?pio de Livramento-PB. Al?m de entender como essas metodologias utilizadas atuavam de forma expressiva na aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que estavam inseridas nas compet?ncias e habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia do estudo caracteriza-se como descritiva e explorat?ria, utiliza-se o m?todo qualitativo, onde foi aplicado um question?rio atrav?s da plataforma Formul?rios do Google, foi poss?vel identificar estrat?gias aplicadas durante o ensino remoto de emerg?ncia. Como retratam Cani et al. (2020); Piffero, Soares, Coelho e Roehrs (2020) e Garcia et al. (2020), tais ferramentas metodol?gicas est?o dispon?veis nas plataformas digitais, com o pleno uso das Tecnologias Digitais de Informa??o e Comunica??o (TDICs), e com aplica??o de materiais impressos para flexibilizar o processo de ensino e aprendizagem para aqueles que n?o s?o alcan?ados por meios tecnol?gicos. Embora as experi?ncias adquiridas pelos professores, com a reinven??o das metodologias utilizadas, sejam marcadas por in?meros desafios, a inten??o de conferir a continua??o do ensino fez com que os professores rompessem as barreiras impostas pelo distanciamento social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-14T18:25:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-07-14T18:25:59Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1593 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1593 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1593/1/PR%C3%81TICAS+METODOL%C3%93GICAS+UTILIZADAS+PELOS+PROFESSORES+DE+CIENCIAS+E+BIOLOGIA+DURANTE+O+ENSINO+REMOTO+NO+MUNICIPIO+DE+LIVRAMENTO+PB_+Paloma+Lima+de+Freitas.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1593/2/Ata+de+defesa_Paloma+Lima+de+Freitas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d0cc0e4b3392d9f4c4a3b50956f0a236 008220757eebdda1e33e24a74a3edf5a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660439209181184 |