Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3418 |
Resumo: | Este estudo trata da acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos do Ensino M?dio Integrado, do Instituto Federal da Para?ba. O desenho da pesquisa partiu da an?lise da forma??o inicial e continuada dos docentes dessa disciplina, com vistas ? estrutura??o de um curso de capacita??o. Por meio da identifica??o de poss?veis lacunas na forma??o dos docentes de Qu?mica quanto ? acessibilidade metodol?gica para estudantes surdos e da compreens?o dos desafios da pr?tica docente, foi elaborado e desenvolvido um curso de forma??o continuada com disponibiliza??o de recursos did?tico-pedag?gicos. Desenvolvida em uma abordagem quantiqualitativa, esta pesquisa, de tipo pesquisa-a??o pedag?gica, adotou como base as seguintes categorias-chave: educa??o bil?ngue para surdos, forma??o docente e acessibilidade metodol?gica. Na fase explorat?ria, verificamos que a forma??o inicial e continuada dos docentes de Qu?mica participantes da pesquisa n?o contempla satisfatoriamente os conhecimentos necess?rios sobre as especificidades das pessoas surdas e seu processo de aprendizagem. O diagn?stico realizado subsidiou a elabora??o do curso de forma??o continuada em acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos, com carga hor?ria de 39 horas. Na fase aplicada, a vers?o piloto do curso foi desenvolvida na plataforma Google Sala de Aula, no per?odo de 08 de agosto a 10 de dezembro de 2022, certificando 24 cursistas, os quais eram docentes do Instituto Federal da Para?ba, de escolas p?blicas e privadas da Para?ba e de outros estados e licenciandos de diversas regi?es do Brasil. O curso, de tipo autoinstrucional, abordou as seguintes unidades tem?ticas: Conhecendo a surdez e a l?ngua de sinais; Acessibilidade metodol?gica; Professor de Qu?mica na educa??o de pessoas surdas; e Educa??o bil?ngue para surdos. A avalia??o realizada com os participantes considerou que o curso possibilitou a apropria??o de temas, recursos e metodologias relevantes para a garantia de uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem para os estudantes surdos. A vers?o piloto foi atualizada e aprofundada nos quesitos de conte?do, recursos did?tico-pedag?gicos e est?tica, sendo disponibilizada em vers?o definitiva para acesso livre. Com os resultados deste estudo, conclu?mos ser necess?ria uma revis?o das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, com a m?xima brevidade, para a incorpora??o de componentes sobre o ensino para pessoas com defici?ncia, observando a diversidade sob a perspectiva do car?ter pedag?gico e metodol?gico associado ? pr?tica docente, bem como se faz necess?ria a promo??o de um maior leque de oportunidades de forma??o continuada direcionadas aos docentes dos componentes das ?reas espec?ficas, particularmente, os da Qu?mica, partindo de situa??es de ensino com exemplos concretos da realidade da sala de aula, para al?m de uma vis?o limitada nos aspectos te?ricos. |
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O curso, de tipo autoinstrucional, abordou as seguintes unidades tem?ticas: Conhecendo a surdez e a l?ngua de sinais; Acessibilidade metodol?gica; Professor de Qu?mica na educa??o de pessoas surdas; e Educa??o bil?ngue para surdos. A avalia??o realizada com os participantes considerou que o curso possibilitou a apropria??o de temas, recursos e metodologias relevantes para a garantia de uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem para os estudantes surdos. A vers?o piloto foi atualizada e aprofundada nos quesitos de conte?do, recursos did?tico-pedag?gicos e est?tica, sendo disponibilizada em vers?o definitiva para acesso livre. Com os resultados deste estudo, conclu?mos ser necess?ria uma revis?o das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, com a m?xima brevidade, para a incorpora??o de componentes sobre o ensino para pessoas com defici?ncia, observando a diversidade sob a perspectiva do car?ter pedag?gico e metodol?gico associado ? pr?tica docente, bem como se faz necess?ria a promo??o de um maior leque de oportunidades de forma??o continuada direcionadas aos docentes dos componentes das ?reas espec?ficas, particularmente, os da Qu?mica, partindo de situa??es de ensino com exemplos concretos da realidade da sala de aula, para al?m de uma vis?o limitada nos aspectos te?ricos.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2023-12-19T15:55:30Z No. of bitstreams: 2 ACESSIBILIDADE_METODOLO?GICA_NO_ENSINO_DE_QUI?MICA_PARA_ESTUDANTES_SURDOS_UMA_PROPOSTA_DE_FORMAC?A?O_CONTINUADA_PARA_PROFESSORES_.pdf: 2343498 bytes, checksum: 4d57787215f4c2786485eeec8936c8f3 (MD5) Termo_de_autorizac?a?o_de_postagem_no_reposito?rio_Regina Monteiro.pdf: 602582 bytes, checksum: 5ae85e33a97c8fda1fe004c09757832d (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2023-12-20T13:42:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ACESSIBILIDADE_METODOLO?GICA_NO_ENSINO_DE_QUI?MICA_PARA_ESTUDANTES_SURDOS_UMA_PROPOSTA_DE_FORMAC?A?O_CONTINUADA_PARA_PROFESSORES_.pdf: 2343498 bytes, checksum: 4d57787215f4c2786485eeec8936c8f3 (MD5) Termo_de_autorizac?a?o_de_postagem_no_reposito?rio_Regina Monteiro.pdf: 602582 bytes, checksum: 5ae85e33a97c8fda1fe004c09757832d (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-20T13:42:16Z (GMT). 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Este estudo trata da acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos do Ensino M?dio Integrado, do Instituto Federal da Para?ba. O desenho da pesquisa partiu da an?lise da forma??o inicial e continuada dos docentes dessa disciplina, com vistas ? estrutura??o de um curso de capacita??o. Por meio da identifica??o de poss?veis lacunas na forma??o dos docentes de Qu?mica quanto ? acessibilidade metodol?gica para estudantes surdos e da compreens?o dos desafios da pr?tica docente, foi elaborado e desenvolvido um curso de forma??o continuada com disponibiliza??o de recursos did?tico-pedag?gicos. Desenvolvida em uma abordagem quantiqualitativa, esta pesquisa, de tipo pesquisa-a??o pedag?gica, adotou como base as seguintes categorias-chave: educa??o bil?ngue para surdos, forma??o docente e acessibilidade metodol?gica. Na fase explorat?ria, verificamos que a forma??o inicial e continuada dos docentes de Qu?mica participantes da pesquisa n?o contempla satisfatoriamente os conhecimentos necess?rios sobre as especificidades das pessoas surdas e seu processo de aprendizagem. O diagn?stico realizado subsidiou a elabora??o do curso de forma??o continuada em acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos, com carga hor?ria de 39 horas. Na fase aplicada, a vers?o piloto do curso foi desenvolvida na plataforma Google Sala de Aula, no per?odo de 08 de agosto a 10 de dezembro de 2022, certificando 24 cursistas, os quais eram docentes do Instituto Federal da Para?ba, de escolas p?blicas e privadas da Para?ba e de outros estados e licenciandos de diversas regi?es do Brasil. O curso, de tipo autoinstrucional, abordou as seguintes unidades tem?ticas: Conhecendo a surdez e a l?ngua de sinais; Acessibilidade metodol?gica; Professor de Qu?mica na educa??o de pessoas surdas; e Educa??o bil?ngue para surdos. A avalia??o realizada com os participantes considerou que o curso possibilitou a apropria??o de temas, recursos e metodologias relevantes para a garantia de uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem para os estudantes surdos. A vers?o piloto foi atualizada e aprofundada nos quesitos de conte?do, recursos did?tico-pedag?gicos e est?tica, sendo disponibilizada em vers?o definitiva para acesso livre. Com os resultados deste estudo, conclu?mos ser necess?ria uma revis?o das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, com a m?xima brevidade, para a incorpora??o de componentes sobre o ensino para pessoas com defici?ncia, observando a diversidade sob a perspectiva do car?ter pedag?gico e metodol?gico associado ? pr?tica docente, bem como se faz necess?ria a promo??o de um maior leque de oportunidades de forma??o continuada direcionadas aos docentes dos componentes das ?reas espec?ficas, particularmente, os da Qu?mica, partindo de situa??es de ensino com exemplos concretos da realidade da sala de aula, para al?m de uma vis?o limitada nos aspectos te?ricos. |
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