Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Regina de F?tima Freire Valentim
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3418
Resumo: Este estudo trata da acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos do Ensino M?dio Integrado, do Instituto Federal da Para?ba. O desenho da pesquisa partiu da an?lise da forma??o inicial e continuada dos docentes dessa disciplina, com vistas ? estrutura??o de um curso de capacita??o. Por meio da identifica??o de poss?veis lacunas na forma??o dos docentes de Qu?mica quanto ? acessibilidade metodol?gica para estudantes surdos e da compreens?o dos desafios da pr?tica docente, foi elaborado e desenvolvido um curso de forma??o continuada com disponibiliza??o de recursos did?tico-pedag?gicos. Desenvolvida em uma abordagem quantiqualitativa, esta pesquisa, de tipo pesquisa-a??o pedag?gica, adotou como base as seguintes categorias-chave: educa??o bil?ngue para surdos, forma??o docente e acessibilidade metodol?gica. Na fase explorat?ria, verificamos que a forma??o inicial e continuada dos docentes de Qu?mica participantes da pesquisa n?o contempla satisfatoriamente os conhecimentos necess?rios sobre as especificidades das pessoas surdas e seu processo de aprendizagem. O diagn?stico realizado subsidiou a elabora??o do curso de forma??o continuada em acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos, com carga hor?ria de 39 horas. Na fase aplicada, a vers?o piloto do curso foi desenvolvida na plataforma Google Sala de Aula, no per?odo de 08 de agosto a 10 de dezembro de 2022, certificando 24 cursistas, os quais eram docentes do Instituto Federal da Para?ba, de escolas p?blicas e privadas da Para?ba e de outros estados e licenciandos de diversas regi?es do Brasil. O curso, de tipo autoinstrucional, abordou as seguintes unidades tem?ticas: Conhecendo a surdez e a l?ngua de sinais; Acessibilidade metodol?gica; Professor de Qu?mica na educa??o de pessoas surdas; e Educa??o bil?ngue para surdos. A avalia??o realizada com os participantes considerou que o curso possibilitou a apropria??o de temas, recursos e metodologias relevantes para a garantia de uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem para os estudantes surdos. A vers?o piloto foi atualizada e aprofundada nos quesitos de conte?do, recursos did?tico-pedag?gicos e est?tica, sendo disponibilizada em vers?o definitiva para acesso livre. Com os resultados deste estudo, conclu?mos ser necess?ria uma revis?o das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, com a m?xima brevidade, para a incorpora??o de componentes sobre o ensino para pessoas com defici?ncia, observando a diversidade sob a perspectiva do car?ter pedag?gico e metodol?gico associado ? pr?tica docente, bem como se faz necess?ria a promo??o de um maior leque de oportunidades de forma??o continuada direcionadas aos docentes dos componentes das ?reas espec?ficas, particularmente, os da Qu?mica, partindo de situa??es de ensino com exemplos concretos da realidade da sala de aula, para al?m de uma vis?o limitada nos aspectos te?ricos.
id IFPB_0e107deb73e87390db3f581234826f0c
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3418
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Monteiro, Regina de F?tima Freire Valentim2023-12-20T13:42:16Z2023-12-20T13:42:16Z2023-12-20http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3418Este estudo trata da acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos do Ensino M?dio Integrado, do Instituto Federal da Para?ba. O desenho da pesquisa partiu da an?lise da forma??o inicial e continuada dos docentes dessa disciplina, com vistas ? estrutura??o de um curso de capacita??o. Por meio da identifica??o de poss?veis lacunas na forma??o dos docentes de Qu?mica quanto ? acessibilidade metodol?gica para estudantes surdos e da compreens?o dos desafios da pr?tica docente, foi elaborado e desenvolvido um curso de forma??o continuada com disponibiliza??o de recursos did?tico-pedag?gicos. Desenvolvida em uma abordagem quantiqualitativa, esta pesquisa, de tipo pesquisa-a??o pedag?gica, adotou como base as seguintes categorias-chave: educa??o bil?ngue para surdos, forma??o docente e acessibilidade metodol?gica. Na fase explorat?ria, verificamos que a forma??o inicial e continuada dos docentes de Qu?mica participantes da pesquisa n?o contempla satisfatoriamente os conhecimentos necess?rios sobre as especificidades das pessoas surdas e seu processo de aprendizagem. O diagn?stico realizado subsidiou a elabora??o do curso de forma??o continuada em acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos, com carga hor?ria de 39 horas. Na fase aplicada, a vers?o piloto do curso foi desenvolvida na plataforma Google Sala de Aula, no per?odo de 08 de agosto a 10 de dezembro de 2022, certificando 24 cursistas, os quais eram docentes do Instituto Federal da Para?ba, de escolas p?blicas e privadas da Para?ba e de outros estados e licenciandos de diversas regi?es do Brasil. O curso, de tipo autoinstrucional, abordou as seguintes unidades tem?ticas: Conhecendo a surdez e a l?ngua de sinais; Acessibilidade metodol?gica; Professor de Qu?mica na educa??o de pessoas surdas; e Educa??o bil?ngue para surdos. A avalia??o realizada com os participantes considerou que o curso possibilitou a apropria??o de temas, recursos e metodologias relevantes para a garantia de uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem para os estudantes surdos. A vers?o piloto foi atualizada e aprofundada nos quesitos de conte?do, recursos did?tico-pedag?gicos e est?tica, sendo disponibilizada em vers?o definitiva para acesso livre. Com os resultados deste estudo, conclu?mos ser necess?ria uma revis?o das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, com a m?xima brevidade, para a incorpora??o de componentes sobre o ensino para pessoas com defici?ncia, observando a diversidade sob a perspectiva do car?ter pedag?gico e metodol?gico associado ? pr?tica docente, bem como se faz necess?ria a promo??o de um maior leque de oportunidades de forma??o continuada direcionadas aos docentes dos componentes das ?reas espec?ficas, particularmente, os da Qu?mica, partindo de situa??es de ensino com exemplos concretos da realidade da sala de aula, para al?m de uma vis?o limitada nos aspectos te?ricos.Submitted by Allysson Caldas (allysson.caldas@ifpb.edu.br) on 2023-12-19T15:55:30Z No. of bitstreams: 2 ACESSIBILIDADE_METODOLO?GICA_NO_ENSINO_DE_QUI?MICA_PARA_ESTUDANTES_SURDOS_UMA_PROPOSTA_DE_FORMAC?A?O_CONTINUADA_PARA_PROFESSORES_.pdf: 2343498 bytes, checksum: 4d57787215f4c2786485eeec8936c8f3 (MD5) Termo_de_autorizac?a?o_de_postagem_no_reposito?rio_Regina Monteiro.pdf: 602582 bytes, checksum: 5ae85e33a97c8fda1fe004c09757832d (MD5)Approved for entry into archive by Josinete Nobrega Araujo (josinete@ifpb.edu.br) on 2023-12-20T13:42:16Z (GMT) No. of bitstreams: 2 ACESSIBILIDADE_METODOLO?GICA_NO_ENSINO_DE_QUI?MICA_PARA_ESTUDANTES_SURDOS_UMA_PROPOSTA_DE_FORMAC?A?O_CONTINUADA_PARA_PROFESSORES_.pdf: 2343498 bytes, checksum: 4d57787215f4c2786485eeec8936c8f3 (MD5) Termo_de_autorizac?a?o_de_postagem_no_reposito?rio_Regina Monteiro.pdf: 602582 bytes, checksum: 5ae85e33a97c8fda1fe004c09757832d (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-20T13:42:16Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ACESSIBILIDADE_METODOLO?GICA_NO_ENSINO_DE_QUI?MICA_PARA_ESTUDANTES_SURDOS_UMA_PROPOSTA_DE_FORMAC?A?O_CONTINUADA_PARA_PROFESSORES_.pdf: 2343498 bytes, checksum: 4d57787215f4c2786485eeec8936c8f3 (MD5) Termo_de_autorizac?a?o_de_postagem_no_reposito?rio_Regina Monteiro.pdf: 602582 bytes, checksum: 5ae85e33a97c8fda1fe004c09757832d (MD5) Previous issue date: 2023-12-20Acessibilidade metodol?gicaEduca??o especialInclus?oForma??o continuadaEduca??o bilingueEduca??o de surdosAcessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oInstituto Federal da Para?baORIGINALACESSIBILIDADE_METODOLO?GICA_NO_ENSINO_DE_QUI?MICA_PARA_ESTUDANTES_SURDOS_UMA_PROPOSTA_DE_FORMAC?A?O_CONTINUADA_PARA_PROFESSORES_.pdfACESSIBILIDADE_METODOLO?GICA_NO_ENSINO_DE_QUI?MICA_PARA_ESTUDANTES_SURDOS_UMA_PROPOSTA_DE_FORMAC?A?O_CONTINUADA_PARA_PROFESSORES_.pdfapplication/pdf2343498http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3418/1/ACESSIBILIDADE_METODOLO%CC%81GICA_NO_ENSINO_DE_QUI%CC%81MICA_PARA_ESTUDANTES_SURDOS_UMA_PROPOSTA_DE_FORMAC%CC%A7A%CC%83O_CONTINUADA_PARA_PROFESSORES_.pdf4d57787215f4c2786485eeec8936c8f3MD51Termo_de_autorizac?a?o_de_postagem_no_reposito?rio_Regina Monteiro.pdfTermo_de_autorizac?a?o_de_postagem_no_reposito?rio_Regina Monteiro.pdfapplication/pdf602582http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3418/2/Termo_de_autorizac%CC%A7a%CC%83o_de_postagem_no_reposito%CC%81rio_Regina+Monteiro.pdf5ae85e33a97c8fda1fe004c09757832dMD52177683/34182023-12-20 10:42:16.309oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3418Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-12-20T13:42:16Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores
title Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores
spellingShingle Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores
Monteiro, Regina de F?tima Freire Valentim
Acessibilidade metodol?gica
Educa??o especial
Inclus?o
Forma??o continuada
Educa??o bilingue
Educa??o de surdos
title_short Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores
title_full Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores
title_fullStr Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores
title_full_unstemmed Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores
title_sort Acessibilidade metodol?gica no ensino de qu?mica para estudantes surdos: uma proposta de forma??o continuada para professores
author Monteiro, Regina de F?tima Freire Valentim
author_facet Monteiro, Regina de F?tima Freire Valentim
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Regina de F?tima Freire Valentim
dc.subject.por.fl_str_mv Acessibilidade metodol?gica
Educa??o especial
Inclus?o
Forma??o continuada
Educa??o bilingue
Educa??o de surdos
topic Acessibilidade metodol?gica
Educa??o especial
Inclus?o
Forma??o continuada
Educa??o bilingue
Educa??o de surdos
description Este estudo trata da acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos do Ensino M?dio Integrado, do Instituto Federal da Para?ba. O desenho da pesquisa partiu da an?lise da forma??o inicial e continuada dos docentes dessa disciplina, com vistas ? estrutura??o de um curso de capacita??o. Por meio da identifica??o de poss?veis lacunas na forma??o dos docentes de Qu?mica quanto ? acessibilidade metodol?gica para estudantes surdos e da compreens?o dos desafios da pr?tica docente, foi elaborado e desenvolvido um curso de forma??o continuada com disponibiliza??o de recursos did?tico-pedag?gicos. Desenvolvida em uma abordagem quantiqualitativa, esta pesquisa, de tipo pesquisa-a??o pedag?gica, adotou como base as seguintes categorias-chave: educa??o bil?ngue para surdos, forma??o docente e acessibilidade metodol?gica. Na fase explorat?ria, verificamos que a forma??o inicial e continuada dos docentes de Qu?mica participantes da pesquisa n?o contempla satisfatoriamente os conhecimentos necess?rios sobre as especificidades das pessoas surdas e seu processo de aprendizagem. O diagn?stico realizado subsidiou a elabora??o do curso de forma??o continuada em acessibilidade metodol?gica no ensino de Qu?mica para estudantes surdos, com carga hor?ria de 39 horas. Na fase aplicada, a vers?o piloto do curso foi desenvolvida na plataforma Google Sala de Aula, no per?odo de 08 de agosto a 10 de dezembro de 2022, certificando 24 cursistas, os quais eram docentes do Instituto Federal da Para?ba, de escolas p?blicas e privadas da Para?ba e de outros estados e licenciandos de diversas regi?es do Brasil. O curso, de tipo autoinstrucional, abordou as seguintes unidades tem?ticas: Conhecendo a surdez e a l?ngua de sinais; Acessibilidade metodol?gica; Professor de Qu?mica na educa??o de pessoas surdas; e Educa??o bil?ngue para surdos. A avalia??o realizada com os participantes considerou que o curso possibilitou a apropria??o de temas, recursos e metodologias relevantes para a garantia de uma melhor qualidade de ensino-aprendizagem para os estudantes surdos. A vers?o piloto foi atualizada e aprofundada nos quesitos de conte?do, recursos did?tico-pedag?gicos e est?tica, sendo disponibilizada em vers?o definitiva para acesso livre. Com os resultados deste estudo, conclu?mos ser necess?ria uma revis?o das matrizes curriculares dos cursos de licenciatura, com a m?xima brevidade, para a incorpora??o de componentes sobre o ensino para pessoas com defici?ncia, observando a diversidade sob a perspectiva do car?ter pedag?gico e metodol?gico associado ? pr?tica docente, bem como se faz necess?ria a promo??o de um maior leque de oportunidades de forma??o continuada direcionadas aos docentes dos componentes das ?reas espec?ficas, particularmente, os da Qu?mica, partindo de situa??es de ensino com exemplos concretos da realidade da sala de aula, para al?m de uma vis?o limitada nos aspectos te?ricos.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-20T13:42:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-20T13:42:16Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3418
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3418/1/ACESSIBILIDADE_METODOLO%CC%81GICA_NO_ENSINO_DE_QUI%CC%81MICA_PARA_ESTUDANTES_SURDOS_UMA_PROPOSTA_DE_FORMAC%CC%A7A%CC%83O_CONTINUADA_PARA_PROFESSORES_.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3418/2/Termo_de_autorizac%CC%A7a%CC%83o_de_postagem_no_reposito%CC%81rio_Regina+Monteiro.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d57787215f4c2786485eeec8936c8f3
5ae85e33a97c8fda1fe004c09757832d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660452828086272