A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2752 |
Resumo: | Esta pesquisa ? resultado de um trabalho de conclus?o de curso realizado em uma escola da rede privada de ensino. O objetivo geral da pesquisa ? analisar a efici?ncia de um jogo matem?tico na aprendizagem dos alunos e na forma??o de sua Educa??o Financeira. Para alcan?ar o objetivo proposto, buscou-se: descrever as contribui??es da atividade l?dica no ensino da Matem?tica; demonstrar a import?ncia do professor na escolha do jogo apropriado; relacionar a Matem?tica Financeira com Educa??o Financeira; propor um jogo de Matem?tica que contemple a ideia de finan?as; e auxiliar na constru??o da Educa??o Financeira durante a atividade l?dica. A constru??o desse trabalho se justifica ? medida que atividades l?dicas representam uma tend?ncia na Educa??o Matem?tica, atrav?s dos jogos os alunos podem melhorar a aprendizagem de um conte?do, interagir socialmente com outras pessoas, desenvolver habilidades de tomada de decis?o e adquirir motiva??o e confian?a. Por sua vez, as escolas devem fornecer as bases te?ricas necess?rias para que os alunos se tornem adultos com uma Educa??o Financeira solida, e que saibam empregar seus recursos financeiros de forma consciente. Na an?lise dos dados, utilizou-se um Material Did?tico Manipul?vel com a tem?tica de finan?as e elaborou-se um jogo matem?tico, que foi aplicado com 20 alunos da turma do 7? ano do ensino fundamental II. Os dados foram coletados por meio da abordagem qualitativa descritiva, em que se utilizou question?rios elaborados pelo pesquisador contemplando aspectos mais relevantes na pr?tica da atividade l?dica e na Educa??o Financeira. As quest?es foram formadas por meio de escala nominal e escala Likert de 5 pontos, al?m disso os alunos responderam um question?rio aberto em que puderam descrever a sua experi?ncia na atividade desenvolvida no laborat?rio de pesquisa do col?gio. Podemos inserir o trabalho como explorat?rio, pois a delimita??o da problem?tica tem foco em fornecer uma proposta de melhoria nos recursos did?ticos do professor de Matem?tica. Ao final ficou comprovado que a pr?tica l?dica melhora o relacionamento com a Matem?tica, gera motiva??o e intera??o, auxilia no ensino e a revis?o dos conte?dos e, tamb?m, na tomada de decis?o e proporciona a constru??o da Educa??o Financeira por meio de uma aprendizagem com significado. |
id |
IFPB_684ab0c4bc5511c9f0e95f01610ffa5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2752 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de2023-01-27T14:05:03Z2023-01-27T14:05:03Z2023-01-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2752Esta pesquisa ? resultado de um trabalho de conclus?o de curso realizado em uma escola da rede privada de ensino. O objetivo geral da pesquisa ? analisar a efici?ncia de um jogo matem?tico na aprendizagem dos alunos e na forma??o de sua Educa??o Financeira. Para alcan?ar o objetivo proposto, buscou-se: descrever as contribui??es da atividade l?dica no ensino da Matem?tica; demonstrar a import?ncia do professor na escolha do jogo apropriado; relacionar a Matem?tica Financeira com Educa??o Financeira; propor um jogo de Matem?tica que contemple a ideia de finan?as; e auxiliar na constru??o da Educa??o Financeira durante a atividade l?dica. A constru??o desse trabalho se justifica ? medida que atividades l?dicas representam uma tend?ncia na Educa??o Matem?tica, atrav?s dos jogos os alunos podem melhorar a aprendizagem de um conte?do, interagir socialmente com outras pessoas, desenvolver habilidades de tomada de decis?o e adquirir motiva??o e confian?a. Por sua vez, as escolas devem fornecer as bases te?ricas necess?rias para que os alunos se tornem adultos com uma Educa??o Financeira solida, e que saibam empregar seus recursos financeiros de forma consciente. Na an?lise dos dados, utilizou-se um Material Did?tico Manipul?vel com a tem?tica de finan?as e elaborou-se um jogo matem?tico, que foi aplicado com 20 alunos da turma do 7? ano do ensino fundamental II. Os dados foram coletados por meio da abordagem qualitativa descritiva, em que se utilizou question?rios elaborados pelo pesquisador contemplando aspectos mais relevantes na pr?tica da atividade l?dica e na Educa??o Financeira. As quest?es foram formadas por meio de escala nominal e escala Likert de 5 pontos, al?m disso os alunos responderam um question?rio aberto em que puderam descrever a sua experi?ncia na atividade desenvolvida no laborat?rio de pesquisa do col?gio. Podemos inserir o trabalho como explorat?rio, pois a delimita??o da problem?tica tem foco em fornecer uma proposta de melhoria nos recursos did?ticos do professor de Matem?tica. Ao final ficou comprovado que a pr?tica l?dica melhora o relacionamento com a Matem?tica, gera motiva??o e intera??o, auxilia no ensino e a revis?o dos conte?dos e, tamb?m, na tomada de decis?o e proporciona a constru??o da Educa??o Financeira por meio de uma aprendizagem com significado.Submitted by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-01-27T14:04:10Z No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 817700 bytes, checksum: f92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672 (MD5)Approved for entry into archive by luis soares (luis.soares@ifpb.edu.br) on 2023-01-27T14:05:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 817700 bytes, checksum: f92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-27T14:05:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia.pdf: 817700 bytes, checksum: f92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672 (MD5) Previous issue date: 2023-01-27AprendizageEduca??o FinanceiraJogosMatem?tica FinanceiraA UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaIFPBORIGINALMonografia.pdfMonografia.pdfapplication/pdf817700http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2752/1/Monografia.pdff92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672MD51177683/27522023-01-27 11:05:03.609oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2752Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-27T14:05:03Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA |
title |
A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA |
spellingShingle |
A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de Aprendizage Educa??o Financeira Jogos Matem?tica Financeira |
title_short |
A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA |
title_full |
A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA |
title_fullStr |
A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA |
title_full_unstemmed |
A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA |
title_sort |
A UTILIZA??O DE UM JOGO MATEM?TICO COMO MATERIAL DID?TICO NA CONSTRU??O DA EDUCA??O FINANCEIRA |
author |
ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de |
author_facet |
ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ALBUQUERQUE, Lucas Danilo Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizage Educa??o Financeira Jogos Matem?tica Financeira |
topic |
Aprendizage Educa??o Financeira Jogos Matem?tica Financeira |
description |
Esta pesquisa ? resultado de um trabalho de conclus?o de curso realizado em uma escola da rede privada de ensino. O objetivo geral da pesquisa ? analisar a efici?ncia de um jogo matem?tico na aprendizagem dos alunos e na forma??o de sua Educa??o Financeira. Para alcan?ar o objetivo proposto, buscou-se: descrever as contribui??es da atividade l?dica no ensino da Matem?tica; demonstrar a import?ncia do professor na escolha do jogo apropriado; relacionar a Matem?tica Financeira com Educa??o Financeira; propor um jogo de Matem?tica que contemple a ideia de finan?as; e auxiliar na constru??o da Educa??o Financeira durante a atividade l?dica. A constru??o desse trabalho se justifica ? medida que atividades l?dicas representam uma tend?ncia na Educa??o Matem?tica, atrav?s dos jogos os alunos podem melhorar a aprendizagem de um conte?do, interagir socialmente com outras pessoas, desenvolver habilidades de tomada de decis?o e adquirir motiva??o e confian?a. Por sua vez, as escolas devem fornecer as bases te?ricas necess?rias para que os alunos se tornem adultos com uma Educa??o Financeira solida, e que saibam empregar seus recursos financeiros de forma consciente. Na an?lise dos dados, utilizou-se um Material Did?tico Manipul?vel com a tem?tica de finan?as e elaborou-se um jogo matem?tico, que foi aplicado com 20 alunos da turma do 7? ano do ensino fundamental II. Os dados foram coletados por meio da abordagem qualitativa descritiva, em que se utilizou question?rios elaborados pelo pesquisador contemplando aspectos mais relevantes na pr?tica da atividade l?dica e na Educa??o Financeira. As quest?es foram formadas por meio de escala nominal e escala Likert de 5 pontos, al?m disso os alunos responderam um question?rio aberto em que puderam descrever a sua experi?ncia na atividade desenvolvida no laborat?rio de pesquisa do col?gio. Podemos inserir o trabalho como explorat?rio, pois a delimita??o da problem?tica tem foco em fornecer uma proposta de melhoria nos recursos did?ticos do professor de Matem?tica. Ao final ficou comprovado que a pr?tica l?dica melhora o relacionamento com a Matem?tica, gera motiva??o e intera??o, auxilia no ensino e a revis?o dos conte?dos e, tamb?m, na tomada de decis?o e proporciona a constru??o da Educa??o Financeira por meio de uma aprendizagem com significado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-27T14:05:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-27T14:05:03Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2752 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2752/1/Monografia.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f92027c198f86e51dd6eb0c18f0e5672 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447135367168 |