APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2391 |
Resumo: | A escassez de colaboradores qualificados no mercado gerou uma crescente demanda por cursos que conseguissem entregar profissionais prontos. Assim, as institui??es de ensino adotaram metodologias que subordinam as pr?ticas realizadas ?s teorias estudadas, formando profissionais mais qualificados, em tese. Contudo, o par teoria/pr?tica ? insuficiente para acomodar os tipos de conhecimento que s?o objeto de aprendizagem. Tal dicotomia produz uma pr?tica educacional tradicional, exatamente o que o ensino profissional n?o precisa. Nesse contexto as metodologias ativas podem ser usadas como uma forma de contribuir para constru??o de uma aprendizagem contextualizada e relevante para educa??o profissional e tecnol?gica. Este estudo verificou os ganhos em experi?ncia e aprendizado de alunos, analisando a execu??o de uma atividade e avaliando a efic?cia da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) frente ao curr?culo sugerido. Sendo desenvolvido com duas turmas dos cursos t?cnicos subsequentes de mec?nica e automa??o industrial de uma escola t?cnica particular. A disciplina escolhida foi a de Manuten??o Industrial, pois apresentou potencial para aplica??o das metodologias ativas e, ainda, colabora??o com empresas locais. Por fim, verificou-se que o uso da abordagem ABP, mostrou resultados significativos no processo ensino-aprendizagem tais quais: melhora no desenvolvimento das compet?ncias relacionados ao curr?culo e desenvolvimento pessoal do indiv?duo. |
id |
IFPB_73e3e50ceff683828288a5a23ba7b82f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2391 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA2022-09-12T22:15:50Z2022-09-12T22:15:50Z2022-04-13http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2391A escassez de colaboradores qualificados no mercado gerou uma crescente demanda por cursos que conseguissem entregar profissionais prontos. Assim, as institui??es de ensino adotaram metodologias que subordinam as pr?ticas realizadas ?s teorias estudadas, formando profissionais mais qualificados, em tese. Contudo, o par teoria/pr?tica ? insuficiente para acomodar os tipos de conhecimento que s?o objeto de aprendizagem. Tal dicotomia produz uma pr?tica educacional tradicional, exatamente o que o ensino profissional n?o precisa. Nesse contexto as metodologias ativas podem ser usadas como uma forma de contribuir para constru??o de uma aprendizagem contextualizada e relevante para educa??o profissional e tecnol?gica. Este estudo verificou os ganhos em experi?ncia e aprendizado de alunos, analisando a execu??o de uma atividade e avaliando a efic?cia da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) frente ao curr?culo sugerido. Sendo desenvolvido com duas turmas dos cursos t?cnicos subsequentes de mec?nica e automa??o industrial de uma escola t?cnica particular. A disciplina escolhida foi a de Manuten??o Industrial, pois apresentou potencial para aplica??o das metodologias ativas e, ainda, colabora??o com empresas locais. Por fim, verificou-se que o uso da abordagem ABP, mostrou resultados significativos no processo ensino-aprendizagem tais quais: melhora no desenvolvimento das compet?ncias relacionados ao curr?culo e desenvolvimento pessoal do indiv?duo.Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-08-09T13:58:34Z No. of bitstreams: 3 JO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdf: 845266 bytes, checksum: 1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 1.pdf: 91095 bytes, checksum: cdb075b7e2bc4173f4ed094be07b4fe3 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdf: 62693 bytes, checksum: 1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51 (MD5)Rejected by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br), reason: Caro Coordenador, infelizmente o presente dep?sito N?O foi aceito para Cole??o Doc?ncia para a Educa??o Profissional e Tecnol?gica. Solicitamos que RETIRE O Termo de Autoriza??o para Publica??o Eletr?nica na Biblioteca Digital do IFPB/ Cabedelo. Nomes com Neto, Filho, J?nior, s?o antecedidos do ?ltimo sobrenome: Jos? Anchieta Fausto J?nior fica: Fausto J?nior, Jos? Anchieta. Atenciosamente, Angela Silva, Bibliotec?ria. on 2022-08-18T21:52:49Z (GMT)Submitted by Leonardo Ataide de Lima Sousa (leonardo.lima@ifpb.edu.br) on 2022-09-02T18:38:58Z No. of bitstreams: 2 JO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdf: 845266 bytes, checksum: 1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdf: 62693 bytes, checksum: 1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51 (MD5)Approved for entry into archive by Angela Caedoso (angelacardoso@ifpb.edu.br) on 2022-09-12T22:15:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 JO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdf: 845266 bytes, checksum: 1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdf: 62693 bytes, checksum: 1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51 (MD5)Made available in DSpace on 2022-09-12T22:15:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 JO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdf: 845266 bytes, checksum: 1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498 (MD5) JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdf: 62693 bytes, checksum: 1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51 (MD5) Previous issue date: 2022-04-13N?O H?aprendizagemprofissionaltecnol?gicamanuten??oeduca??oAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIALinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO CIENT?FICOIFPBORIGINALJO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdfJO?O ANT?NIO DA SILVA NETO.pdfapplication/pdf845266http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2391/1/JO%C3%83O+ANT%C3%94NIO+DA+SILVA+NETO.pdf1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498MD51JO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdfJO?O ANTONIO DA SILVA NETO 2.pdfapplication/pdf62693http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2391/3/JO%C3%83O+ANTONIO+DA+SILVA+NETO+2.pdf1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51MD53177683/23912022-09-12 19:15:50.169oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2391Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-09-12T22:15:50Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL |
title |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL |
spellingShingle |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA aprendizagem profissional tecnol?gica manuten??o educa??o |
title_short |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL |
title_full |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL |
title_fullStr |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL |
title_full_unstemmed |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL |
title_sort |
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: ESTUDO DE CASO APLICANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADEQUADA ? EDUCA??O PROFISSIONAL E TECNOL?GICA NA DISCIPLINA DE MANUTEN??O INDUSTRIAL |
author |
SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA |
author_facet |
SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA NETO, JO?O ANTONIO DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem profissional tecnol?gica manuten??o educa??o |
topic |
aprendizagem profissional tecnol?gica manuten??o educa??o |
description |
A escassez de colaboradores qualificados no mercado gerou uma crescente demanda por cursos que conseguissem entregar profissionais prontos. Assim, as institui??es de ensino adotaram metodologias que subordinam as pr?ticas realizadas ?s teorias estudadas, formando profissionais mais qualificados, em tese. Contudo, o par teoria/pr?tica ? insuficiente para acomodar os tipos de conhecimento que s?o objeto de aprendizagem. Tal dicotomia produz uma pr?tica educacional tradicional, exatamente o que o ensino profissional n?o precisa. Nesse contexto as metodologias ativas podem ser usadas como uma forma de contribuir para constru??o de uma aprendizagem contextualizada e relevante para educa??o profissional e tecnol?gica. Este estudo verificou os ganhos em experi?ncia e aprendizado de alunos, analisando a execu??o de uma atividade e avaliando a efic?cia da metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) frente ao curr?culo sugerido. Sendo desenvolvido com duas turmas dos cursos t?cnicos subsequentes de mec?nica e automa??o industrial de uma escola t?cnica particular. A disciplina escolhida foi a de Manuten??o Industrial, pois apresentou potencial para aplica??o das metodologias ativas e, ainda, colabora??o com empresas locais. Por fim, verificou-se que o uso da abordagem ABP, mostrou resultados significativos no processo ensino-aprendizagem tais quais: melhora no desenvolvimento das compet?ncias relacionados ao curr?culo e desenvolvimento pessoal do indiv?duo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-12T22:15:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-12T22:15:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2391 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2391/1/JO%C3%83O+ANT%C3%94NIO+DA+SILVA+NETO.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2391/3/JO%C3%83O+ANTONIO+DA+SILVA+NETO+2.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1776e9f32df7303d7f42aaf637bbe498 1bee6b5cfbcdc17d7fc553de4c893f51 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660444233957376 |