O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, TIB?RIO RICARDO DE CARVALHO
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1735
Resumo: Qualifica??o de servidor do IFPB
id IFPB_7ec5b8fd4bcde3f09ae45525c3b13cd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1735
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling SILVEIRA, TIB?RIO RICARDO DE CARVALHO2021-10-29T11:51:50Z2021-10-29T11:51:50Z2021-03-24http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1735Qualifica??o de servidor do IFPBUm dos desafios da a??o docente ? a supera??o das abordagens tradicionais de ensino, pela ado??o de metodologias que promovam uma aprendizagem ativa, na qual o estudante protagonize expressando suas percep??es e argumentos com atitudes efetivas, durante o processo de produ??o de seus conhecimentos. O estudo teve por objetivo desenvolver saberes ecol?gicos voltados aos impactos ambientais numa abordagem de Ci?ncia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). Nesta perspectiva buscou-se compreender a seguinte quest?o de interesse: Como o uso da Metodologia da Problematiza??o pelo Arco de Maguerez pode contribuir para o desenvolvimento de compet?ncias e habilidades na aprendizagem de conhecimentos ecol?gicos? Esta pesquisa teve car?ter qualitativo e foi realizado em uma escola estadual de ensino m?dio, na cidade de Jo?o Pessoa-PB, especificamente numa turma da 3? s?rie do Ensino M?dio. Como estrat?gia de investiga??o foi adotada a pesquisa explorat?ria e participante mediada pela Metodologia Problematizadora do Arco de Maguerez A obten??o de dados ocorreu por meio da observa??o participante, entrevistas, question?rios e grupo focal. As atividades de ensino foram realizadas a partir de uma sequ?ncia did?tica com diferenciadas estrat?gias pedag?gicas, no sentido de levar os estudantes a condutas ativas ao contemplar os diferentes estilos de aprendizagens. Os temas ecol?gicos Ciclo hidrol?gico; Comunidades aqu?ticas em ecossistemas de ?gua doce; Polui??o por deposi??o de mat?ria org?nica, foram tratados de modo investigativo sob a abordagem CTSA na qual os estudantes foram protagonistas no processo ? medida que se envolveram, desenvolveram observa??es, refletiram, expressaram seus argumentos e promoveram estudos e a??es em conson?ncia ?s etapas do m?todo cient?fico. Ficou evidenciado que estudos contextualizados, mediados por metodologias ativas, geram motiva??o no estudante e constroem compet?ncias e habilidade em seus processos formativos. As atividades executadas e sistematizadas foram consolidadas num produto educacional na forma de uma Sequ?ncia de Ensino Investigativa (SEI) com enfoque CTSA para o ensino de Ecologia.Submitted by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-10-29T11:51:33Z No. of bitstreams: 3 01_TCM_O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CTSA.pdf: 9482176 bytes, checksum: a29ec78899ba0ffcfc1b9690ad775363 (MD5) 02_PRODUTO APRENDIZAGEM TCM_ GUIA PEDAGOGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA.pdf: 1142662 bytes, checksum: 25b04fe92cc0203535f657c7e892c246 (MD5) TERMO REPOSITORIO DIGITAL IFPB.pdf: 660933 bytes, checksum: fc398cb8a320f34638fa6d3bfb241647 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2021-10-29T11:51:50Z (GMT) No. of bitstreams: 3 01_TCM_O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CTSA.pdf: 9482176 bytes, checksum: a29ec78899ba0ffcfc1b9690ad775363 (MD5) 02_PRODUTO APRENDIZAGEM TCM_ GUIA PEDAGOGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA.pdf: 1142662 bytes, checksum: 25b04fe92cc0203535f657c7e892c246 (MD5) TERMO REPOSITORIO DIGITAL IFPB.pdf: 660933 bytes, checksum: fc398cb8a320f34638fa6d3bfb241647 (MD5)Made available in DSpace on 2021-10-29T11:51:50Z (GMT). No. of bitstreams: 3 01_TCM_O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CTSA.pdf: 9482176 bytes, checksum: a29ec78899ba0ffcfc1b9690ad775363 (MD5) 02_PRODUTO APRENDIZAGEM TCM_ GUIA PEDAGOGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA.pdf: 1142662 bytes, checksum: 25b04fe92cc0203535f657c7e892c246 (MD5) TERMO REPOSITORIO DIGITAL IFPB.pdf: 660933 bytes, checksum: fc398cb8a320f34638fa6d3bfb241647 (MD5) Previous issue date: 2021-03-24Ensino InvestigativoEstrat?gia Pedag?gicaMetodologia da aprendizagemPedagogia ProblematizadoraO ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessDisserta??oUFPBORIGINAL01_TCM_O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CTSA.pdf01_TCM_O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CTSA.pdfapplication/pdf9482176http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1735/1/01_TCM_O+ENSINO+DE+ECOLOGIA+PELA+ABORDAGEM+CTSA.pdfa29ec78899ba0ffcfc1b9690ad775363MD5102_PRODUTO APRENDIZAGEM TCM_ GUIA PEDAGOGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA.pdf02_PRODUTO APRENDIZAGEM TCM_ GUIA PEDAGOGICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA.pdfapplication/pdf1142662http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1735/2/02_PRODUTO+APRENDIZAGEM+TCM_+GUIA+PEDAGOGICO+PARA+O+ENSINO+DE+ECOLOGIA.pdf25b04fe92cc0203535f657c7e892c246MD52TERMO REPOSITORIO DIGITAL IFPB.pdfTERMO REPOSITORIO DIGITAL IFPB.pdfapplication/pdf660933http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1735/3/TERMO+REPOSITORIO+DIGITAL+IFPB.pdffc398cb8a320f34638fa6d3bfb241647MD53177683/17352021-10-29 08:53:48.003oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1735Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2021-10-29T11:53:48Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEM
title O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEM
spellingShingle O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEM
SILVEIRA, TIB?RIO RICARDO DE CARVALHO
Ensino Investigativo
Estrat?gia Pedag?gica
Metodologia da aprendizagem
Pedagogia Problematizadora
title_short O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEM
title_full O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEM
title_fullStr O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEM
title_sort O ENSINO DE ECOLOGIA PELA ABORDAGEM CI?NCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA): USO DA METODOLOGIA DA PROBLEMATIZA??O NA APRENDIZAGEM
author SILVEIRA, TIB?RIO RICARDO DE CARVALHO
author_facet SILVEIRA, TIB?RIO RICARDO DE CARVALHO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, TIB?RIO RICARDO DE CARVALHO
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Investigativo
Estrat?gia Pedag?gica
Metodologia da aprendizagem
Pedagogia Problematizadora
topic Ensino Investigativo
Estrat?gia Pedag?gica
Metodologia da aprendizagem
Pedagogia Problematizadora
description Qualifica??o de servidor do IFPB
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-29T11:51:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-29T11:51:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1735
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1735
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1735/1/01_TCM_O+ENSINO+DE+ECOLOGIA+PELA+ABORDAGEM+CTSA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1735/2/02_PRODUTO+APRENDIZAGEM+TCM_+GUIA+PEDAGOGICO+PARA+O+ENSINO+DE+ECOLOGIA.pdf
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1735/3/TERMO+REPOSITORIO+DIGITAL+IFPB.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a29ec78899ba0ffcfc1b9690ad775363
25b04fe92cc0203535f657c7e892c246
fc398cb8a320f34638fa6d3bfb241647
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660440229445632