CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1862 |
Resumo: | Este artigo apresenta um trabalho realizado nas turmas de 6? e 7? ano dos turnos manh? e tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Gertrudes Leite, localizada na cidade de Desterro PB, objetivando desenvolver uma disciplina inovadora que possa estimular nos alunos o gosto e interesse para aprendizagem na disciplina de Matem?tica, favorecendo dessa forma a comunidade escolar para a import?ncia da disciplina no cotidiano. Foram realizados diversos jogos com a participa??o dos alunos, tendo estes coletados materiais necess?rios, tanto recicl?veis, como n?o, para a confec??o dos jogos que posteriormente foram apresentados nos turnos manh? e tarde na referida escola. Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elabora??o de estrat?gias de resolu??o e busca de solu??es, tamb?m propiciam a simula??o de situa??es problema que exigem solu??es vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das a??es; possibilitam a constru??o de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situa??es se sucedem rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da a??o, sem deixar marcas negativas. O l?dico surge como excelente estrat?gia para o ensino de Matem?tica, mostrando uma import?ncia significativa na melhoria do interesse e da aprendizagem, ? atrav?s dessa maneira de ensino que o professor atrai a aten??o do aluno, que passa a interagir, participar da aula e aprender os conte?dos de forma significativa para utilizar no cotidiano. O projeto teve como fundamenta??o te?rica o estudo dos seguintes autores: Borin (1998), Ortiz (2005), Piaget (1967), Santos (2001), entre outros. Os resultados ap?s a apresenta??o dos jogos, mostraram que os alunos sentiram-se bastante animados pelo contato que tiveram do conte?do associado ? pr?tica, adquirindo novos m?todos de estudo e conhecimentos, percebendo-se que os jogos matem?ticos como recurso did?tico podem dar in?meras contribui??es ao processo ensino-aprendizagem, auxiliando o professor no planejamento de novos recursos para aulas mais din?micas e para o aluno mais 2 motiva??o, interesse, conviv?ncia em grupo e constru??o do conhecimento, de forma atrativa e prazerosa. |
id |
IFPB_a1637d708e0e307d529440397bf47b7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1862 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Leite, Zelia Mariados Santos, Roberta de Lourdes SilvaDiniz, Raffael Henrique Costade Menezes, Valeska Lisandra2022-03-22T00:13:30Z2022-03-22T00:13:30Z2021-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1862Este artigo apresenta um trabalho realizado nas turmas de 6? e 7? ano dos turnos manh? e tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Gertrudes Leite, localizada na cidade de Desterro PB, objetivando desenvolver uma disciplina inovadora que possa estimular nos alunos o gosto e interesse para aprendizagem na disciplina de Matem?tica, favorecendo dessa forma a comunidade escolar para a import?ncia da disciplina no cotidiano. Foram realizados diversos jogos com a participa??o dos alunos, tendo estes coletados materiais necess?rios, tanto recicl?veis, como n?o, para a confec??o dos jogos que posteriormente foram apresentados nos turnos manh? e tarde na referida escola. Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elabora??o de estrat?gias de resolu??o e busca de solu??es, tamb?m propiciam a simula??o de situa??es problema que exigem solu??es vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das a??es; possibilitam a constru??o de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situa??es se sucedem rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da a??o, sem deixar marcas negativas. O l?dico surge como excelente estrat?gia para o ensino de Matem?tica, mostrando uma import?ncia significativa na melhoria do interesse e da aprendizagem, ? atrav?s dessa maneira de ensino que o professor atrai a aten??o do aluno, que passa a interagir, participar da aula e aprender os conte?dos de forma significativa para utilizar no cotidiano. O projeto teve como fundamenta??o te?rica o estudo dos seguintes autores: Borin (1998), Ortiz (2005), Piaget (1967), Santos (2001), entre outros. Os resultados ap?s a apresenta??o dos jogos, mostraram que os alunos sentiram-se bastante animados pelo contato que tiveram do conte?do associado ? pr?tica, adquirindo novos m?todos de estudo e conhecimentos, percebendo-se que os jogos matem?ticos como recurso did?tico podem dar in?meras contribui??es ao processo ensino-aprendizagem, auxiliando o professor no planejamento de novos recursos para aulas mais din?micas e para o aluno mais 2 motiva??o, interesse, conviv?ncia em grupo e constru??o do conhecimento, de forma atrativa e prazerosa.Submitted by Yanna Sousa (yanna_gomes@yahoo.com.br) on 2022-03-21T19:33:21Z No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Zelia Leite.pdf: 623049 bytes, checksum: df45763394bfe20c0e7b3acef98ab541 (MD5) CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM_tcc.pdf: 936668 bytes, checksum: c443187e60ab0ccca8b0be4f8bc32d56 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Oliveira (thiago.oliveira@ifpb.edu.br) on 2022-03-22T00:13:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Zelia Leite.pdf: 623049 bytes, checksum: df45763394bfe20c0e7b3acef98ab541 (MD5) CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM_tcc.pdf: 936668 bytes, checksum: c443187e60ab0ccca8b0be4f8bc32d56 (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T00:13:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Ata de defesa_Zelia Leite.pdf: 623049 bytes, checksum: df45763394bfe20c0e7b3acef98ab541 (MD5) CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM_tcc.pdf: 936668 bytes, checksum: c443187e60ab0ccca8b0be4f8bc32d56 (MD5) Previous issue date: 2021-05Inovadorajogo matem?ticoensino-aprendizageml?dicoCONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALAta de defesa_Zelia Leite.pdfAta de defesa_Zelia Leite.pdfapplication/pdf623049http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1862/1/Ata+de+defesa_Zelia+Leite.pdfdf45763394bfe20c0e7b3acef98ab541MD51CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM_tcc.pdfCONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM_tcc.pdfapplication/pdf936668http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1862/2/CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DOS+JOGOS+MATEM%C3%81TICOS+NO+PROCESSO+DE+ENSINO-APRENDIZAGEM_tcc.pdfc443187e60ab0ccca8b0be4f8bc32d56MD52177683/18622022-03-21 21:13:31.0oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1862Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-03-22T00:13:31Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title |
CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM Leite, Zelia Maria Inovadora jogo matem?tico ensino-aprendizagem l?dico |
title_short |
CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full |
CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
title_sort |
CONTRIBUI??ES DOS JOGOS MATEM?TICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM |
author |
Leite, Zelia Maria |
author_facet |
Leite, Zelia Maria dos Santos, Roberta de Lourdes Silva Diniz, Raffael Henrique Costa de Menezes, Valeska Lisandra |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Roberta de Lourdes Silva Diniz, Raffael Henrique Costa de Menezes, Valeska Lisandra |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Zelia Maria dos Santos, Roberta de Lourdes Silva Diniz, Raffael Henrique Costa de Menezes, Valeska Lisandra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inovadora jogo matem?tico ensino-aprendizagem l?dico |
topic |
Inovadora jogo matem?tico ensino-aprendizagem l?dico |
description |
Este artigo apresenta um trabalho realizado nas turmas de 6? e 7? ano dos turnos manh? e tarde da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Gertrudes Leite, localizada na cidade de Desterro PB, objetivando desenvolver uma disciplina inovadora que possa estimular nos alunos o gosto e interesse para aprendizagem na disciplina de Matem?tica, favorecendo dessa forma a comunidade escolar para a import?ncia da disciplina no cotidiano. Foram realizados diversos jogos com a participa??o dos alunos, tendo estes coletados materiais necess?rios, tanto recicl?veis, como n?o, para a confec??o dos jogos que posteriormente foram apresentados nos turnos manh? e tarde na referida escola. Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elabora??o de estrat?gias de resolu??o e busca de solu??es, tamb?m propiciam a simula??o de situa??es problema que exigem solu??es vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das a??es; possibilitam a constru??o de uma atitude positiva perante os erros, uma vez que as situa??es se sucedem rapidamente e podem ser corrigidas de forma natural, no decorrer da a??o, sem deixar marcas negativas. O l?dico surge como excelente estrat?gia para o ensino de Matem?tica, mostrando uma import?ncia significativa na melhoria do interesse e da aprendizagem, ? atrav?s dessa maneira de ensino que o professor atrai a aten??o do aluno, que passa a interagir, participar da aula e aprender os conte?dos de forma significativa para utilizar no cotidiano. O projeto teve como fundamenta??o te?rica o estudo dos seguintes autores: Borin (1998), Ortiz (2005), Piaget (1967), Santos (2001), entre outros. Os resultados ap?s a apresenta??o dos jogos, mostraram que os alunos sentiram-se bastante animados pelo contato que tiveram do conte?do associado ? pr?tica, adquirindo novos m?todos de estudo e conhecimentos, percebendo-se que os jogos matem?ticos como recurso did?tico podem dar in?meras contribui??es ao processo ensino-aprendizagem, auxiliando o professor no planejamento de novos recursos para aulas mais din?micas e para o aluno mais 2 motiva??o, interesse, conviv?ncia em grupo e constru??o do conhecimento, de forma atrativa e prazerosa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-22T00:13:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-22T00:13:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1862 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1862 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1862/1/Ata+de+defesa_Zelia+Leite.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1862/2/CONTRIBUI%C3%87%C3%95ES+DOS+JOGOS+MATEM%C3%81TICOS+NO+PROCESSO+DE+ENSINO-APRENDIZAGEM_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
df45763394bfe20c0e7b3acef98ab541 c443187e60ab0ccca8b0be4f8bc32d56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660441283264512 |