Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ildembergue Lins dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2147
Resumo: Para um direcionamento do estudo busca-se responder ao seguinte questionamento: Como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada nas aulas de Educa??o F?sica do Ensino M?dio de uma escola p?blica de Mariz?polis/PB? O objetivo geral teve como foco a aceita??o e efic?cia de atividades educacionais interdisciplinares, tendo como base os conte?dos da Educa??o F?sica Escolar. O estudo proposto assumiu as caracter?sticas da pesquisa-a??o, por propor uma a??o que vise intervir nas dificuldades encontradas por meio da investiga??o. Para tanto, foram elaboradas situa??es de ensino que colaborassem com a pr?tica interdisciplinar nas aulas de Educa??o F?sica. Foram eleitos como participantes 62 alunos do 2? ano do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Dr. Silva Mariz, localizada no munic?pio de Mariz?polis/PB. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente, por pretendermos investigar como a metodologia possa facilitar a compreens?o dos alunos na disciplina de Educa??o F?sica com conte?dos trabalhados de forma interdisciplinar. Ao final desta pesquisa foi poss?vel verificar que a interdisciplinaridade nas aulas de Educa??o F?sica pode trazer importantes melhorias no desempenho dos alunos nas disciplinas estudadas, tendo influ?ncia, principalmente, na melhoria da aprendizagem do aluno e no seu interesse pelas aulas. Percebe-se nesse estudo que a Educa??o F?sica ? uma via aberta onde seria poss?vel canalizar muitas possibilidades de constru??o do conhecimento e a inova??o pedag?gica como agente modulador, que propicia a constante gera??o desse conhecimento.
id IFPB_dcb63008bfb1c6ffd279e38a4ef4f4f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2147
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Santos, Ildembergue Lins dos2022-07-07T12:46:57Z2022-07-07T12:46:57Z2017-07-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2147Para um direcionamento do estudo busca-se responder ao seguinte questionamento: Como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada nas aulas de Educa??o F?sica do Ensino M?dio de uma escola p?blica de Mariz?polis/PB? O objetivo geral teve como foco a aceita??o e efic?cia de atividades educacionais interdisciplinares, tendo como base os conte?dos da Educa??o F?sica Escolar. O estudo proposto assumiu as caracter?sticas da pesquisa-a??o, por propor uma a??o que vise intervir nas dificuldades encontradas por meio da investiga??o. Para tanto, foram elaboradas situa??es de ensino que colaborassem com a pr?tica interdisciplinar nas aulas de Educa??o F?sica. Foram eleitos como participantes 62 alunos do 2? ano do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Dr. Silva Mariz, localizada no munic?pio de Mariz?polis/PB. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente, por pretendermos investigar como a metodologia possa facilitar a compreens?o dos alunos na disciplina de Educa??o F?sica com conte?dos trabalhados de forma interdisciplinar. Ao final desta pesquisa foi poss?vel verificar que a interdisciplinaridade nas aulas de Educa??o F?sica pode trazer importantes melhorias no desempenho dos alunos nas disciplinas estudadas, tendo influ?ncia, principalmente, na melhoria da aprendizagem do aluno e no seu interesse pelas aulas. Percebe-se nesse estudo que a Educa??o F?sica ? uma via aberta onde seria poss?vel canalizar muitas possibilidades de constru??o do conhecimento e a inova??o pedag?gica como agente modulador, que propicia a constante gera??o desse conhecimento.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T12:46:39Z No. of bitstreams: 1 TCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdf: 3403685 bytes, checksum: 72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T12:46:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdf: 3403685 bytes, checksum: 72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T12:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdf: 3403685 bytes, checksum: 72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90 (MD5) Previous issue date: 2017-07-27Educa??o F?sicaInterdisciplinaridadeEnsino M?dioMariz?polis-PBEduca??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdfTCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdfapplication/pdf3403685http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2147/1/TCC+-+ILDEMBERGUE+LINS+DOS+SANTOS.pdf72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90MD51177683/21472022-07-07 09:46:57.524oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T12:46:57Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar
title Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar
spellingShingle Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar
Santos, Ildembergue Lins dos
Educa??o F?sica
Interdisciplinaridade
Ensino M?dio
Mariz?polis-PB
title_short Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar
title_full Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar
title_fullStr Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar
title_full_unstemmed Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar
title_sort Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar
author Santos, Ildembergue Lins dos
author_facet Santos, Ildembergue Lins dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ildembergue Lins dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o F?sica
Interdisciplinaridade
Ensino M?dio
Mariz?polis-PB
topic Educa??o F?sica
Interdisciplinaridade
Ensino M?dio
Mariz?polis-PB
description Para um direcionamento do estudo busca-se responder ao seguinte questionamento: Como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada nas aulas de Educa??o F?sica do Ensino M?dio de uma escola p?blica de Mariz?polis/PB? O objetivo geral teve como foco a aceita??o e efic?cia de atividades educacionais interdisciplinares, tendo como base os conte?dos da Educa??o F?sica Escolar. O estudo proposto assumiu as caracter?sticas da pesquisa-a??o, por propor uma a??o que vise intervir nas dificuldades encontradas por meio da investiga??o. Para tanto, foram elaboradas situa??es de ensino que colaborassem com a pr?tica interdisciplinar nas aulas de Educa??o F?sica. Foram eleitos como participantes 62 alunos do 2? ano do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Dr. Silva Mariz, localizada no munic?pio de Mariz?polis/PB. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente, por pretendermos investigar como a metodologia possa facilitar a compreens?o dos alunos na disciplina de Educa??o F?sica com conte?dos trabalhados de forma interdisciplinar. Ao final desta pesquisa foi poss?vel verificar que a interdisciplinaridade nas aulas de Educa??o F?sica pode trazer importantes melhorias no desempenho dos alunos nas disciplinas estudadas, tendo influ?ncia, principalmente, na melhoria da aprendizagem do aluno e no seu interesse pelas aulas. Percebe-se nesse estudo que a Educa??o F?sica ? uma via aberta onde seria poss?vel canalizar muitas possibilidades de constru??o do conhecimento e a inova??o pedag?gica como agente modulador, que propicia a constante gera??o desse conhecimento.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-07T12:46:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-07T12:46:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2147
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2147/1/TCC+-+ILDEMBERGUE+LINS+DOS+SANTOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660443244101632