Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2147 |
Resumo: | Para um direcionamento do estudo busca-se responder ao seguinte questionamento: Como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada nas aulas de Educa??o F?sica do Ensino M?dio de uma escola p?blica de Mariz?polis/PB? O objetivo geral teve como foco a aceita??o e efic?cia de atividades educacionais interdisciplinares, tendo como base os conte?dos da Educa??o F?sica Escolar. O estudo proposto assumiu as caracter?sticas da pesquisa-a??o, por propor uma a??o que vise intervir nas dificuldades encontradas por meio da investiga??o. Para tanto, foram elaboradas situa??es de ensino que colaborassem com a pr?tica interdisciplinar nas aulas de Educa??o F?sica. Foram eleitos como participantes 62 alunos do 2? ano do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Dr. Silva Mariz, localizada no munic?pio de Mariz?polis/PB. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente, por pretendermos investigar como a metodologia possa facilitar a compreens?o dos alunos na disciplina de Educa??o F?sica com conte?dos trabalhados de forma interdisciplinar. Ao final desta pesquisa foi poss?vel verificar que a interdisciplinaridade nas aulas de Educa??o F?sica pode trazer importantes melhorias no desempenho dos alunos nas disciplinas estudadas, tendo influ?ncia, principalmente, na melhoria da aprendizagem do aluno e no seu interesse pelas aulas. Percebe-se nesse estudo que a Educa??o F?sica ? uma via aberta onde seria poss?vel canalizar muitas possibilidades de constru??o do conhecimento e a inova??o pedag?gica como agente modulador, que propicia a constante gera??o desse conhecimento. |
id |
IFPB_dcb63008bfb1c6ffd279e38a4ef4f4f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2147 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Ildembergue Lins dos2022-07-07T12:46:57Z2022-07-07T12:46:57Z2017-07-27http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2147Para um direcionamento do estudo busca-se responder ao seguinte questionamento: Como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada nas aulas de Educa??o F?sica do Ensino M?dio de uma escola p?blica de Mariz?polis/PB? O objetivo geral teve como foco a aceita??o e efic?cia de atividades educacionais interdisciplinares, tendo como base os conte?dos da Educa??o F?sica Escolar. O estudo proposto assumiu as caracter?sticas da pesquisa-a??o, por propor uma a??o que vise intervir nas dificuldades encontradas por meio da investiga??o. Para tanto, foram elaboradas situa??es de ensino que colaborassem com a pr?tica interdisciplinar nas aulas de Educa??o F?sica. Foram eleitos como participantes 62 alunos do 2? ano do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Dr. Silva Mariz, localizada no munic?pio de Mariz?polis/PB. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente, por pretendermos investigar como a metodologia possa facilitar a compreens?o dos alunos na disciplina de Educa??o F?sica com conte?dos trabalhados de forma interdisciplinar. Ao final desta pesquisa foi poss?vel verificar que a interdisciplinaridade nas aulas de Educa??o F?sica pode trazer importantes melhorias no desempenho dos alunos nas disciplinas estudadas, tendo influ?ncia, principalmente, na melhoria da aprendizagem do aluno e no seu interesse pelas aulas. Percebe-se nesse estudo que a Educa??o F?sica ? uma via aberta onde seria poss?vel canalizar muitas possibilidades de constru??o do conhecimento e a inova??o pedag?gica como agente modulador, que propicia a constante gera??o desse conhecimento.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T12:46:39Z No. of bitstreams: 1 TCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdf: 3403685 bytes, checksum: 72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-07T12:46:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdf: 3403685 bytes, checksum: 72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-07T12:46:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdf: 3403685 bytes, checksum: 72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90 (MD5) Previous issue date: 2017-07-27Educa??o F?sicaInterdisciplinaridadeEnsino M?dioMariz?polis-PBEduca??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdfTCC - ILDEMBERGUE LINS DOS SANTOS.pdfapplication/pdf3403685http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2147/1/TCC+-+ILDEMBERGUE+LINS+DOS+SANTOS.pdf72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90MD51177683/21472022-07-07 09:46:57.524oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2147Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-07T12:46:57Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar |
title |
Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar |
spellingShingle |
Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar Santos, Ildembergue Lins dos Educa??o F?sica Interdisciplinaridade Ensino M?dio Mariz?polis-PB |
title_short |
Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar |
title_full |
Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar |
title_fullStr |
Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar |
title_full_unstemmed |
Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar |
title_sort |
Educa??o F?sica e interdisciplinaridade: buscando inova??es e aperfei?oamento da pr?tica escolar |
author |
Santos, Ildembergue Lins dos |
author_facet |
Santos, Ildembergue Lins dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ildembergue Lins dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o F?sica Interdisciplinaridade Ensino M?dio Mariz?polis-PB |
topic |
Educa??o F?sica Interdisciplinaridade Ensino M?dio Mariz?polis-PB |
description |
Para um direcionamento do estudo busca-se responder ao seguinte questionamento: Como a interdisciplinaridade pode ser trabalhada nas aulas de Educa??o F?sica do Ensino M?dio de uma escola p?blica de Mariz?polis/PB? O objetivo geral teve como foco a aceita??o e efic?cia de atividades educacionais interdisciplinares, tendo como base os conte?dos da Educa??o F?sica Escolar. O estudo proposto assumiu as caracter?sticas da pesquisa-a??o, por propor uma a??o que vise intervir nas dificuldades encontradas por meio da investiga??o. Para tanto, foram elaboradas situa??es de ensino que colaborassem com a pr?tica interdisciplinar nas aulas de Educa??o F?sica. Foram eleitos como participantes 62 alunos do 2? ano do Ensino M?dio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e M?dio Dr. Silva Mariz, localizada no munic?pio de Mariz?polis/PB. Os dados foram analisados quanti-qualitativamente, por pretendermos investigar como a metodologia possa facilitar a compreens?o dos alunos na disciplina de Educa??o F?sica com conte?dos trabalhados de forma interdisciplinar. Ao final desta pesquisa foi poss?vel verificar que a interdisciplinaridade nas aulas de Educa??o F?sica pode trazer importantes melhorias no desempenho dos alunos nas disciplinas estudadas, tendo influ?ncia, principalmente, na melhoria da aprendizagem do aluno e no seu interesse pelas aulas. Percebe-se nesse estudo que a Educa??o F?sica ? uma via aberta onde seria poss?vel canalizar muitas possibilidades de constru??o do conhecimento e a inova??o pedag?gica como agente modulador, que propicia a constante gera??o desse conhecimento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-07T12:46:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-07T12:46:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2147 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2147/1/TCC+-+ILDEMBERGUE+LINS+DOS+SANTOS.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
72a72316ade6155b4f3e3586bceb1b90 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660443244101632 |