Cultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Aldeone Abrantes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2211
Resumo: O presente estudo fundamenta-se na premissa que a religi?o evang?lica influencia na cultura corporal dos seus fieis, existindo diferen?as entre n?veis de aceita??o dos mais diversos conte?dos trabalhos nas aulas de Educa??o F?sica. Durante a pr?tica de inicia??o a doc?ncia no ensino b?sico foi observada a particularidade comportamental de alguns alunos evang?licos, principalmente o que tange a quest?o das vestimentas e a pr?tica de determinadas pr?ticas dentro da cultura corporal do movimento. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica do Ensino M?dio Integrado do IFPB - Campus Sousa, onde foi proposta a verifica??o dos indicadores de participa??o dos alunos nas aulas de Educa??o F?sica, de modo que foram identificados e listados quais os fatores influenciadores na participa??o dos escolares nas aulas de Educa??o F?sica. Metodologia: O m?todo de pesquisa utilizado teve objetivo de estudo descritivo, procedimento t?cnico estudo de campo, e abordagem quantitativa, no qual foi realizado com uma popula??o estimada de 300 escolares e com amostra de 16 escolares, de ambos os sexos (masculino e feminino). O instrumento de coleta de dados que foi utilizado foi o question?rio de motiva??o dos alunos em face de disciplina de Educa??o F?sica (Adaptado de KOBAL, 1996), no qual possu?a quest?es objetivas e subjetivas. Em seguida, os dados foram processados e submetidos ? an?lise estat?stica descritiva (media e percentual) e realizada a representa??o gr?fica atrav?s do software Excel. Resultados: os achados desta pesquisa demostraram que os escolares observados sofreram influ?ncia de m?ltiplos fatores que afetaram diretamente o n?vel de participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no que diz respeito ? motiva??o, causados pela motiva??o intr?nseca e motiva??o extr?nseca. Todavia n?o foi identificada influencia negativa imposta por motiva??o religiosa. Conclus?o: conclui-se que os alunos evang?licos n?o demostraram uma menor assiduidade e participa??o nas aulas de Educa??o F?sica em rela??o aos alunos n?o evang?licos, devido ? influ?ncia dos dogmas e costumes propostos por suas respectivas e determinadas denomina??es religiosas.
id IFPB_ac2e040e0486c47582933dd485700bab
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2211
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Batista, Aldeone Abrantes2022-07-20T12:02:12Z2022-07-20T12:02:12Z2019-01-01http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2211O presente estudo fundamenta-se na premissa que a religi?o evang?lica influencia na cultura corporal dos seus fieis, existindo diferen?as entre n?veis de aceita??o dos mais diversos conte?dos trabalhos nas aulas de Educa??o F?sica. Durante a pr?tica de inicia??o a doc?ncia no ensino b?sico foi observada a particularidade comportamental de alguns alunos evang?licos, principalmente o que tange a quest?o das vestimentas e a pr?tica de determinadas pr?ticas dentro da cultura corporal do movimento. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica do Ensino M?dio Integrado do IFPB - Campus Sousa, onde foi proposta a verifica??o dos indicadores de participa??o dos alunos nas aulas de Educa??o F?sica, de modo que foram identificados e listados quais os fatores influenciadores na participa??o dos escolares nas aulas de Educa??o F?sica. Metodologia: O m?todo de pesquisa utilizado teve objetivo de estudo descritivo, procedimento t?cnico estudo de campo, e abordagem quantitativa, no qual foi realizado com uma popula??o estimada de 300 escolares e com amostra de 16 escolares, de ambos os sexos (masculino e feminino). O instrumento de coleta de dados que foi utilizado foi o question?rio de motiva??o dos alunos em face de disciplina de Educa??o F?sica (Adaptado de KOBAL, 1996), no qual possu?a quest?es objetivas e subjetivas. Em seguida, os dados foram processados e submetidos ? an?lise estat?stica descritiva (media e percentual) e realizada a representa??o gr?fica atrav?s do software Excel. Resultados: os achados desta pesquisa demostraram que os escolares observados sofreram influ?ncia de m?ltiplos fatores que afetaram diretamente o n?vel de participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no que diz respeito ? motiva??o, causados pela motiva??o intr?nseca e motiva??o extr?nseca. Todavia n?o foi identificada influencia negativa imposta por motiva??o religiosa. Conclus?o: conclui-se que os alunos evang?licos n?o demostraram uma menor assiduidade e participa??o nas aulas de Educa??o F?sica em rela??o aos alunos n?o evang?licos, devido ? influ?ncia dos dogmas e costumes propostos por suas respectivas e determinadas denomina??es religiosas.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T11:42:24Z No. of bitstreams: 1 TCC - ALDEONE ABRANTES BATISTA.pdf: 1147657 bytes, checksum: d8e8bbda7a913fea748640d7a4a7d4c2 (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T12:02:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ALDEONE ABRANTES BATISTA.pdf: 1147657 bytes, checksum: d8e8bbda7a913fea748640d7a4a7d4c2 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-20T12:02:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ALDEONE ABRANTES BATISTA.pdf: 1147657 bytes, checksum: d8e8bbda7a913fea748640d7a4a7d4c2 (MD5) Previous issue date: 2019-01-01Educa??o F?sica escolarCorpoAlunos evang?licosCultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - ALDEONE ABRANTES BATISTA.pdfTCC - ALDEONE ABRANTES BATISTA.pdfapplication/pdf1147657http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2211/1/TCC+-+ALDEONE+ABRANTES+BATISTA.pdfd8e8bbda7a913fea748640d7a4a7d4c2MD51177683/22112022-07-20 09:02:12.224oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2211Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-20T12:02:12Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Cultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousa
title Cultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousa
spellingShingle Cultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousa
Batista, Aldeone Abrantes
Educa??o F?sica escolar
Corpo
Alunos evang?licos
title_short Cultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousa
title_full Cultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousa
title_fullStr Cultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousa
title_full_unstemmed Cultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousa
title_sort Cultura Corporal na Escola: participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no IFPB-Campus Sousa
author Batista, Aldeone Abrantes
author_facet Batista, Aldeone Abrantes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Aldeone Abrantes
dc.subject.por.fl_str_mv Educa??o F?sica escolar
Corpo
Alunos evang?licos
topic Educa??o F?sica escolar
Corpo
Alunos evang?licos
description O presente estudo fundamenta-se na premissa que a religi?o evang?lica influencia na cultura corporal dos seus fieis, existindo diferen?as entre n?veis de aceita??o dos mais diversos conte?dos trabalhos nas aulas de Educa??o F?sica. Durante a pr?tica de inicia??o a doc?ncia no ensino b?sico foi observada a particularidade comportamental de alguns alunos evang?licos, principalmente o que tange a quest?o das vestimentas e a pr?tica de determinadas pr?ticas dentro da cultura corporal do movimento. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi analisar a participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica do Ensino M?dio Integrado do IFPB - Campus Sousa, onde foi proposta a verifica??o dos indicadores de participa??o dos alunos nas aulas de Educa??o F?sica, de modo que foram identificados e listados quais os fatores influenciadores na participa??o dos escolares nas aulas de Educa??o F?sica. Metodologia: O m?todo de pesquisa utilizado teve objetivo de estudo descritivo, procedimento t?cnico estudo de campo, e abordagem quantitativa, no qual foi realizado com uma popula??o estimada de 300 escolares e com amostra de 16 escolares, de ambos os sexos (masculino e feminino). O instrumento de coleta de dados que foi utilizado foi o question?rio de motiva??o dos alunos em face de disciplina de Educa??o F?sica (Adaptado de KOBAL, 1996), no qual possu?a quest?es objetivas e subjetivas. Em seguida, os dados foram processados e submetidos ? an?lise estat?stica descritiva (media e percentual) e realizada a representa??o gr?fica atrav?s do software Excel. Resultados: os achados desta pesquisa demostraram que os escolares observados sofreram influ?ncia de m?ltiplos fatores que afetaram diretamente o n?vel de participa??o dos alunos evang?licos nas aulas de Educa??o F?sica no que diz respeito ? motiva??o, causados pela motiva??o intr?nseca e motiva??o extr?nseca. Todavia n?o foi identificada influencia negativa imposta por motiva??o religiosa. Conclus?o: conclui-se que os alunos evang?licos n?o demostraram uma menor assiduidade e participa??o nas aulas de Educa??o F?sica em rela??o aos alunos n?o evang?licos, devido ? influ?ncia dos dogmas e costumes propostos por suas respectivas e determinadas denomina??es religiosas.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-01-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-20T12:02:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-20T12:02:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2211
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2211/1/TCC+-+ALDEONE+ABRANTES+BATISTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8e8bbda7a913fea748640d7a4a7d4c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660443351056384