O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2212 |
Resumo: | Este estudo teve o escopo de analisar os dados estat?sticos sobre o ensino, a pesquisa e a extens?o do curso de licenciatura em educa??o f?sica do IFPB ? Campus Sousa, e apresentar as poss?veis rela??es com os aspectos de acesso, perman?ncia e ?xito estudantil. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se da abordagem quantitativa, a an?lise descritiva. A popula??o investiga ? composta por alunos e ex alunos do curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus-Sousa e por professores que j? lecionaram ou que lecionam no curso. O estudo realizou-se com a an?lise documental, dentro desses documentos, dados referentes a 269 indiv?duos foram analisados, sendo n=254 estudantes e 15 professores. O curso de licenciatura em Educa??o F?sica apresentou uma piora nos ?ndices de procura quando comparado com o IFPB, por?m no campus de Sousa continua sendo o mais procurado. O n?mero de ingressantes por ano mostrou-se regular, por?m com um pico maior no ano de 2017. A partir de 2017 houve um aumento na perman?ncia dos ingressantes, sendo not?rio a influ?ncia do ensino sobre a porcentagem de perman?ncia, tendo uma baixa procura de transfer?ncia dos alunos para outras institui??es. Por fim, constatou-se que a baixa participa??o e envolvimento dos docentes, em geral, na extens?o e pesquisa influem diretamente sobre o ?xito estudantil. Conclui-se; portanto, que ap?s a obten??o de dados, s?o n?tidas as rela??es entre o ensino a pesquisa e a extens?o com o acesso, a perman?ncia e o ?xito dos estudantes do curso de licenciatura em Educa??o F?sica. |
id |
IFPB_643a57c253eb45fba605364aecc6d084 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2212 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Andre Magno Gomes da2022-07-20T12:02:23Z2022-07-20T12:02:23Z2019-03-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2212Este estudo teve o escopo de analisar os dados estat?sticos sobre o ensino, a pesquisa e a extens?o do curso de licenciatura em educa??o f?sica do IFPB ? Campus Sousa, e apresentar as poss?veis rela??es com os aspectos de acesso, perman?ncia e ?xito estudantil. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se da abordagem quantitativa, a an?lise descritiva. A popula??o investiga ? composta por alunos e ex alunos do curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus-Sousa e por professores que j? lecionaram ou que lecionam no curso. O estudo realizou-se com a an?lise documental, dentro desses documentos, dados referentes a 269 indiv?duos foram analisados, sendo n=254 estudantes e 15 professores. O curso de licenciatura em Educa??o F?sica apresentou uma piora nos ?ndices de procura quando comparado com o IFPB, por?m no campus de Sousa continua sendo o mais procurado. O n?mero de ingressantes por ano mostrou-se regular, por?m com um pico maior no ano de 2017. A partir de 2017 houve um aumento na perman?ncia dos ingressantes, sendo not?rio a influ?ncia do ensino sobre a porcentagem de perman?ncia, tendo uma baixa procura de transfer?ncia dos alunos para outras institui??es. Por fim, constatou-se que a baixa participa??o e envolvimento dos docentes, em geral, na extens?o e pesquisa influem diretamente sobre o ?xito estudantil. Conclui-se; portanto, que ap?s a obten??o de dados, s?o n?tidas as rela??es entre o ensino a pesquisa e a extens?o com o acesso, a perman?ncia e o ?xito dos estudantes do curso de licenciatura em Educa??o F?sica.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T11:48:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdf: 1012383 bytes, checksum: daa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ec (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T12:02:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdf: 1012383 bytes, checksum: daa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ec (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-20T12:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdf: 1012383 bytes, checksum: daa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ec (MD5) Previous issue date: 2019-03-26EnsinoPesquisaExtens?oEduca??o f?sicaO acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdfTCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdfapplication/pdf1012383http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2212/1/TCC+-+ANDR%C3%89+MAGNO+GOMES+DA+SILVA.pdfdaa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ecMD51177683/22122022-07-20 09:02:23.836oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-20T12:02:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa |
title |
O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa |
spellingShingle |
O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa Silva, Andre Magno Gomes da Ensino Pesquisa Extens?o Educa??o f?sica |
title_short |
O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa |
title_full |
O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa |
title_fullStr |
O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa |
title_full_unstemmed |
O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa |
title_sort |
O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa |
author |
Silva, Andre Magno Gomes da |
author_facet |
Silva, Andre Magno Gomes da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andre Magno Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Pesquisa Extens?o Educa??o f?sica |
topic |
Ensino Pesquisa Extens?o Educa??o f?sica |
description |
Este estudo teve o escopo de analisar os dados estat?sticos sobre o ensino, a pesquisa e a extens?o do curso de licenciatura em educa??o f?sica do IFPB ? Campus Sousa, e apresentar as poss?veis rela??es com os aspectos de acesso, perman?ncia e ?xito estudantil. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se da abordagem quantitativa, a an?lise descritiva. A popula??o investiga ? composta por alunos e ex alunos do curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus-Sousa e por professores que j? lecionaram ou que lecionam no curso. O estudo realizou-se com a an?lise documental, dentro desses documentos, dados referentes a 269 indiv?duos foram analisados, sendo n=254 estudantes e 15 professores. O curso de licenciatura em Educa??o F?sica apresentou uma piora nos ?ndices de procura quando comparado com o IFPB, por?m no campus de Sousa continua sendo o mais procurado. O n?mero de ingressantes por ano mostrou-se regular, por?m com um pico maior no ano de 2017. A partir de 2017 houve um aumento na perman?ncia dos ingressantes, sendo not?rio a influ?ncia do ensino sobre a porcentagem de perman?ncia, tendo uma baixa procura de transfer?ncia dos alunos para outras institui??es. Por fim, constatou-se que a baixa participa??o e envolvimento dos docentes, em geral, na extens?o e pesquisa influem diretamente sobre o ?xito estudantil. Conclui-se; portanto, que ap?s a obten??o de dados, s?o n?tidas as rela??es entre o ensino a pesquisa e a extens?o com o acesso, a perman?ncia e o ?xito dos estudantes do curso de licenciatura em Educa??o F?sica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-20T12:02:23Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-07-20T12:02:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2212 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2212/1/TCC+-+ANDR%C3%89+MAGNO+GOMES+DA+SILVA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
daa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ec |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660443353153536 |