O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andre Magno Gomes da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2212
Resumo: Este estudo teve o escopo de analisar os dados estat?sticos sobre o ensino, a pesquisa e a extens?o do curso de licenciatura em educa??o f?sica do IFPB ? Campus Sousa, e apresentar as poss?veis rela??es com os aspectos de acesso, perman?ncia e ?xito estudantil. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se da abordagem quantitativa, a an?lise descritiva. A popula??o investiga ? composta por alunos e ex alunos do curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus-Sousa e por professores que j? lecionaram ou que lecionam no curso. O estudo realizou-se com a an?lise documental, dentro desses documentos, dados referentes a 269 indiv?duos foram analisados, sendo n=254 estudantes e 15 professores. O curso de licenciatura em Educa??o F?sica apresentou uma piora nos ?ndices de procura quando comparado com o IFPB, por?m no campus de Sousa continua sendo o mais procurado. O n?mero de ingressantes por ano mostrou-se regular, por?m com um pico maior no ano de 2017. A partir de 2017 houve um aumento na perman?ncia dos ingressantes, sendo not?rio a influ?ncia do ensino sobre a porcentagem de perman?ncia, tendo uma baixa procura de transfer?ncia dos alunos para outras institui??es. Por fim, constatou-se que a baixa participa??o e envolvimento dos docentes, em geral, na extens?o e pesquisa influem diretamente sobre o ?xito estudantil. Conclui-se; portanto, que ap?s a obten??o de dados, s?o n?tidas as rela??es entre o ensino a pesquisa e a extens?o com o acesso, a perman?ncia e o ?xito dos estudantes do curso de licenciatura em Educa??o F?sica.
id IFPB_643a57c253eb45fba605364aecc6d084
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2212
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Silva, Andre Magno Gomes da2022-07-20T12:02:23Z2022-07-20T12:02:23Z2019-03-26http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2212Este estudo teve o escopo de analisar os dados estat?sticos sobre o ensino, a pesquisa e a extens?o do curso de licenciatura em educa??o f?sica do IFPB ? Campus Sousa, e apresentar as poss?veis rela??es com os aspectos de acesso, perman?ncia e ?xito estudantil. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se da abordagem quantitativa, a an?lise descritiva. A popula??o investiga ? composta por alunos e ex alunos do curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus-Sousa e por professores que j? lecionaram ou que lecionam no curso. O estudo realizou-se com a an?lise documental, dentro desses documentos, dados referentes a 269 indiv?duos foram analisados, sendo n=254 estudantes e 15 professores. O curso de licenciatura em Educa??o F?sica apresentou uma piora nos ?ndices de procura quando comparado com o IFPB, por?m no campus de Sousa continua sendo o mais procurado. O n?mero de ingressantes por ano mostrou-se regular, por?m com um pico maior no ano de 2017. A partir de 2017 houve um aumento na perman?ncia dos ingressantes, sendo not?rio a influ?ncia do ensino sobre a porcentagem de perman?ncia, tendo uma baixa procura de transfer?ncia dos alunos para outras institui??es. Por fim, constatou-se que a baixa participa??o e envolvimento dos docentes, em geral, na extens?o e pesquisa influem diretamente sobre o ?xito estudantil. Conclui-se; portanto, que ap?s a obten??o de dados, s?o n?tidas as rela??es entre o ensino a pesquisa e a extens?o com o acesso, a perman?ncia e o ?xito dos estudantes do curso de licenciatura em Educa??o F?sica.Submitted by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T11:48:50Z No. of bitstreams: 1 TCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdf: 1012383 bytes, checksum: daa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ec (MD5)Approved for entry into archive by Leandro Carvalho (leandro.carvalho@ifpb.edu.br) on 2022-07-20T12:02:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdf: 1012383 bytes, checksum: daa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ec (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-20T12:02:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdf: 1012383 bytes, checksum: daa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ec (MD5) Previous issue date: 2019-03-26EnsinoPesquisaExtens?oEduca??o f?sicaO acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTrabalho de conclus?o de cursoInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdfTCC - ANDR? MAGNO GOMES DA SILVA.pdfapplication/pdf1012383http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2212/1/TCC+-+ANDR%C3%89+MAGNO+GOMES+DA+SILVA.pdfdaa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ecMD51177683/22122022-07-20 09:02:23.836oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2212Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-07-20T12:02:23Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa
title O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa
spellingShingle O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa
Silva, Andre Magno Gomes da
Ensino
Pesquisa
Extens?o
Educa??o f?sica
title_short O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa
title_full O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa
title_fullStr O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa
title_full_unstemmed O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa
title_sort O acesso, a perman?ncia e o ?xito dos alunos do curso de licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus Sousa
author Silva, Andre Magno Gomes da
author_facet Silva, Andre Magno Gomes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andre Magno Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pesquisa
Extens?o
Educa??o f?sica
topic Ensino
Pesquisa
Extens?o
Educa??o f?sica
description Este estudo teve o escopo de analisar os dados estat?sticos sobre o ensino, a pesquisa e a extens?o do curso de licenciatura em educa??o f?sica do IFPB ? Campus Sousa, e apresentar as poss?veis rela??es com os aspectos de acesso, perman?ncia e ?xito estudantil. Trata-se de uma pesquisa documental, utilizando-se da abordagem quantitativa, a an?lise descritiva. A popula??o investiga ? composta por alunos e ex alunos do curso de Licenciatura em Educa??o F?sica do IFPB Campus-Sousa e por professores que j? lecionaram ou que lecionam no curso. O estudo realizou-se com a an?lise documental, dentro desses documentos, dados referentes a 269 indiv?duos foram analisados, sendo n=254 estudantes e 15 professores. O curso de licenciatura em Educa??o F?sica apresentou uma piora nos ?ndices de procura quando comparado com o IFPB, por?m no campus de Sousa continua sendo o mais procurado. O n?mero de ingressantes por ano mostrou-se regular, por?m com um pico maior no ano de 2017. A partir de 2017 houve um aumento na perman?ncia dos ingressantes, sendo not?rio a influ?ncia do ensino sobre a porcentagem de perman?ncia, tendo uma baixa procura de transfer?ncia dos alunos para outras institui??es. Por fim, constatou-se que a baixa participa??o e envolvimento dos docentes, em geral, na extens?o e pesquisa influem diretamente sobre o ?xito estudantil. Conclui-se; portanto, que ap?s a obten??o de dados, s?o n?tidas as rela??es entre o ensino a pesquisa e a extens?o com o acesso, a perman?ncia e o ?xito dos estudantes do curso de licenciatura em Educa??o F?sica.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-20T12:02:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-07-20T12:02:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2212
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2212/1/TCC+-+ANDR%C3%89+MAGNO+GOMES+DA+SILVA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv daa3dddd583d6b898cd8bf073fc0d7ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660443353153536