Um estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2685 |
Resumo: | O estudo sobre marketing esportivo est? em crescente evolu??o nas ?ltimas d?cadas, isso se d? pelas cifras milion?rias ao redor do esporte. O futebol em especial atrai multid?es de torcedores apaixonados e patrocinadores. Apesar de existirem trabalhos cient?ficos voltados para o tema de estrat?gias de marketing no futebol brasileiro, muitas dessas pesquisas s?o aplicadas a grandes times, havendo uma car?ncia de um estudo em times menores, dessa forma se viu a necessidade de explorar mais sobre o tema, tendo como estudo de caso o Botafogo Futebol Clube, com sede na cidade de Jo?o Pessoa, estado da Para?ba. Por se querer averiguar as rela??es entre clube/torcedor e entre clube/empresa, a abordagem qualitativa foi a adotada na pesquisa. O trabalho teve in?cio com levantamentos bibliogr?ficos cuja finalidade foi a de embasar teoricamente o trabalho. Tamb?m foi realizada uma pesquisa de campo utilizando a t?cnica de entrevistas semiestruturadas direcionadas ? equipe de marketing do Botafogo Futebol Clube e a alguns s?cios torcedores. Este estudo tem como principal objetivo analisar as estrat?gias de marketing envolvendo patrocinadores e s?cios torcedores no Botafogo Futebol Clube. |
id |
IFPB_b6fa5abca9f140495610c5e70a390e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2685 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Rebeca Peres2023-01-04T14:39:46Z2023-01-04T14:39:46Z2023-01-04http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2685O estudo sobre marketing esportivo est? em crescente evolu??o nas ?ltimas d?cadas, isso se d? pelas cifras milion?rias ao redor do esporte. O futebol em especial atrai multid?es de torcedores apaixonados e patrocinadores. Apesar de existirem trabalhos cient?ficos voltados para o tema de estrat?gias de marketing no futebol brasileiro, muitas dessas pesquisas s?o aplicadas a grandes times, havendo uma car?ncia de um estudo em times menores, dessa forma se viu a necessidade de explorar mais sobre o tema, tendo como estudo de caso o Botafogo Futebol Clube, com sede na cidade de Jo?o Pessoa, estado da Para?ba. Por se querer averiguar as rela??es entre clube/torcedor e entre clube/empresa, a abordagem qualitativa foi a adotada na pesquisa. O trabalho teve in?cio com levantamentos bibliogr?ficos cuja finalidade foi a de embasar teoricamente o trabalho. Tamb?m foi realizada uma pesquisa de campo utilizando a t?cnica de entrevistas semiestruturadas direcionadas ? equipe de marketing do Botafogo Futebol Clube e a alguns s?cios torcedores. Este estudo tem como principal objetivo analisar as estrat?gias de marketing envolvendo patrocinadores e s?cios torcedores no Botafogo Futebol Clube.Submitted by Taize Silva (taize.silva@ifpb.edu.br) on 2023-01-04T14:39:46Z No. of bitstreams: 2 UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTRAT?GIAS DE MARKETING DO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE.pdf: 817230 bytes, checksum: d26679c5c6dd615d1b5daae1e43d99e7 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Rebeca Peres Santos.pdf: 305769 bytes, checksum: 05eeb49dbb459d61a9e3e4f4e9a0330e (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-04T14:39:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTRAT?GIAS DE MARKETING DO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE.pdf: 817230 bytes, checksum: d26679c5c6dd615d1b5daae1e43d99e7 (MD5) Termo de Autoriza??o de Postagem - Rebeca Peres Santos.pdf: 305769 bytes, checksum: 05eeb49dbb459d61a9e3e4f4e9a0330e (MD5) Previous issue date: 2023-01-04Marketing esportivoEstrat?gias de marketingFutebolPatroc?nioS?cio torcedorBotafogo Futebol ClubeUm estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clubeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTCCIFPBORIGINALUM ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTRAT?GIAS DE MARKETING DO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE.pdfUM ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTRAT?GIAS DE MARKETING DO BOTAFOGO FUTEBOL CLUBE.pdfapplication/pdf817230http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2685/2/UM+ESTUDO+DE+CASO+SOBRE+AS+ESTRAT%C3%89GIAS+DE+MARKETING+DO+BOTAFOGO+FUTEBOL+CLUBE.pdfd26679c5c6dd615d1b5daae1e43d99e7MD52Termo de Autoriza??o de Postagem - Rebeca Peres Santos.pdfTermo de Autoriza??o de Postagem - Rebeca Peres Santos.pdfapplication/pdf305769http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2685/3/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Rebeca+Peres+Santos.pdf05eeb49dbb459d61a9e3e4f4e9a0330eMD53177683/26852023-01-04 11:39:46.111oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/2685Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-01-04T14:39:46Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Um estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clube |
title |
Um estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clube |
spellingShingle |
Um estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clube Santos, Rebeca Peres Marketing esportivo Estrat?gias de marketing Futebol Patroc?nio S?cio torcedor Botafogo Futebol Clube |
title_short |
Um estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clube |
title_full |
Um estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clube |
title_fullStr |
Um estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clube |
title_full_unstemmed |
Um estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clube |
title_sort |
Um estudo de caso sobre as estrat?gias de marketing do Botafogo Futebol Clube |
author |
Santos, Rebeca Peres |
author_facet |
Santos, Rebeca Peres |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Rebeca Peres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing esportivo Estrat?gias de marketing Futebol Patroc?nio S?cio torcedor Botafogo Futebol Clube |
topic |
Marketing esportivo Estrat?gias de marketing Futebol Patroc?nio S?cio torcedor Botafogo Futebol Clube |
description |
O estudo sobre marketing esportivo est? em crescente evolu??o nas ?ltimas d?cadas, isso se d? pelas cifras milion?rias ao redor do esporte. O futebol em especial atrai multid?es de torcedores apaixonados e patrocinadores. Apesar de existirem trabalhos cient?ficos voltados para o tema de estrat?gias de marketing no futebol brasileiro, muitas dessas pesquisas s?o aplicadas a grandes times, havendo uma car?ncia de um estudo em times menores, dessa forma se viu a necessidade de explorar mais sobre o tema, tendo como estudo de caso o Botafogo Futebol Clube, com sede na cidade de Jo?o Pessoa, estado da Para?ba. Por se querer averiguar as rela??es entre clube/torcedor e entre clube/empresa, a abordagem qualitativa foi a adotada na pesquisa. O trabalho teve in?cio com levantamentos bibliogr?ficos cuja finalidade foi a de embasar teoricamente o trabalho. Tamb?m foi realizada uma pesquisa de campo utilizando a t?cnica de entrevistas semiestruturadas direcionadas ? equipe de marketing do Botafogo Futebol Clube e a alguns s?cios torcedores. Este estudo tem como principal objetivo analisar as estrat?gias de marketing envolvendo patrocinadores e s?cios torcedores no Botafogo Futebol Clube. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-04T14:39:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-04T14:39:46Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2685 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/2685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2685/2/UM+ESTUDO+DE+CASO+SOBRE+AS+ESTRAT%C3%89GIAS+DE+MARKETING+DO+BOTAFOGO+FUTEBOL+CLUBE.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/2685/3/Termo+de+Autoriza%C3%A7%C3%A3o+de+Postagem+-+Rebeca+Peres+Santos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d26679c5c6dd615d1b5daae1e43d99e7 05eeb49dbb459d61a9e3e4f4e9a0330e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660447010586624 |