O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves, Natalia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFPB
Texto Completo: http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1804
Resumo: O objetivo desse trabalho ? analisar a utiliza??o do Instagram para a divulga??o e vendas nas micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB. Foi elaborado um roteiro para realiza??o das entrevistas com gestores e respons?veis pela comunica??o de oito micro e pequenas empresas que possuem um perfil ativo na rede social Instagram, visando identificar as principais caracter?sticas das empresas e como utilizam o Instagram como meio de marketing digital. Quanto a interpreta??o dos dados coletados, foi utilizado a an?lise de conte?do de Bardin (1997) e diante isso foi identificado que os ramos das empresas variam entre: alimenta??o, produtos de beleza, confec??o, papelaria, servi?os de assist?ncia t?cnica em computadores e vestu?rios. Todos os entrevistados buscam publicar conte?dos e informa??es de forma natural onde buscam publicar conte?dos de maneira que mostre as pe?as justamente como elas s?o e que as empresas ainda interagem com seus p?blicos apenas pelo direct e que apesar de possu?rem um conhecimento te?rico, esse conhecimento n?o ? colocado em pr?tica. ? medida que a internet evolui, os empreendedores devem explorar suas possibilidades para utiliz?-las de maneira eficaz, com isso esses empreendedores podem avaliar de uma forma realista quais investimentos e riscos o com?rcio virtual pode possuir, explorando as oportunidades e amea?as de cada dom?nio. Destaca-se que os diferentes setores econ?micos podem apresentar maior ou menor grau aos impactos da Internet. Concluiu-se ent?o que a rede social ? essencial para a divulga??o e venda de produtos e servi?os mesmo sem ser utilizada de maneira agressiva. O estudo poder? contribuir para micro e pequenas empresas que buscam conhecer mais sobre o Instagram e no ?mbito acad?mico poder? incentivar e contribuir com projetos acad?micos voltados ao marketing digital e empreendedorismo.
id IFPB_bc7a948c3e325a4725fa69f472c77b40
oai_identifier_str oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1804
network_acronym_str IFPB
network_name_str Repositório Institucional do IFPB
repository_id_str
spelling Chaves, Natalia2022-02-10T11:50:56Z2022-02-10T11:50:56Z2021-12-16http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1804O objetivo desse trabalho ? analisar a utiliza??o do Instagram para a divulga??o e vendas nas micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB. Foi elaborado um roteiro para realiza??o das entrevistas com gestores e respons?veis pela comunica??o de oito micro e pequenas empresas que possuem um perfil ativo na rede social Instagram, visando identificar as principais caracter?sticas das empresas e como utilizam o Instagram como meio de marketing digital. Quanto a interpreta??o dos dados coletados, foi utilizado a an?lise de conte?do de Bardin (1997) e diante isso foi identificado que os ramos das empresas variam entre: alimenta??o, produtos de beleza, confec??o, papelaria, servi?os de assist?ncia t?cnica em computadores e vestu?rios. Todos os entrevistados buscam publicar conte?dos e informa??es de forma natural onde buscam publicar conte?dos de maneira que mostre as pe?as justamente como elas s?o e que as empresas ainda interagem com seus p?blicos apenas pelo direct e que apesar de possu?rem um conhecimento te?rico, esse conhecimento n?o ? colocado em pr?tica. ? medida que a internet evolui, os empreendedores devem explorar suas possibilidades para utiliz?-las de maneira eficaz, com isso esses empreendedores podem avaliar de uma forma realista quais investimentos e riscos o com?rcio virtual pode possuir, explorando as oportunidades e amea?as de cada dom?nio. Destaca-se que os diferentes setores econ?micos podem apresentar maior ou menor grau aos impactos da Internet. Concluiu-se ent?o que a rede social ? essencial para a divulga??o e venda de produtos e servi?os mesmo sem ser utilizada de maneira agressiva. O estudo poder? contribuir para micro e pequenas empresas que buscam conhecer mais sobre o Instagram e no ?mbito acad?mico poder? incentivar e contribuir com projetos acad?micos voltados ao marketing digital e empreendedorismo.Submitted by amanna peixoto (amanna.peixoto@ifpb.edu.br) on 2022-02-08T12:55:25Z No. of bitstreams: 1 TCC vers?o final Natalia Chaves.pdf: 1100654 bytes, checksum: 37bfba6990271d5b07aa3ba0d509f4d0 (MD5)Approved for entry into archive by Thiago Silva (thiago.silva@ifpb.edu.br) on 2022-02-10T11:50:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC vers?o final Natalia Chaves.pdf: 1100654 bytes, checksum: 37bfba6990271d5b07aa3ba0d509f4d0 (MD5)Made available in DSpace on 2022-02-10T11:50:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC vers?o final Natalia Chaves.pdf: 1100654 bytes, checksum: 37bfba6990271d5b07aa3ba0d509f4d0 (MD5) Previous issue date: 2021-12-16Redes sociaisInstagramM?dias sociaisMarketing digitalO uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PBinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTRABALHO DE CONCLUS?O DE CURSOIFPBORIGINALTCC vers?o final Natalia Chaves.pdfTCC vers?o final Natalia Chaves.pdfapplication/pdf1100654http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1804/1/TCC+vers%C3%A3o+final+Natalia+Chaves.pdf37bfba6990271d5b07aa3ba0d509f4d0MD51177683/18042022-02-10 08:50:56.254oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/1804Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2022-02-10T11:50:56Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB
title O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB
spellingShingle O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB
Chaves, Natalia
Redes sociais
Instagram
M?dias sociais
Marketing digital
title_short O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB
title_full O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB
title_fullStr O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB
title_full_unstemmed O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB
title_sort O uso do Instagram como ferramenta de marketing digital: um estudo de caso com as micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB
author Chaves, Natalia
author_facet Chaves, Natalia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves, Natalia
dc.subject.por.fl_str_mv Redes sociais
Instagram
M?dias sociais
Marketing digital
topic Redes sociais
Instagram
M?dias sociais
Marketing digital
description O objetivo desse trabalho ? analisar a utiliza??o do Instagram para a divulga??o e vendas nas micro e pequenas empresas da cidade de Bayeux/PB. Foi elaborado um roteiro para realiza??o das entrevistas com gestores e respons?veis pela comunica??o de oito micro e pequenas empresas que possuem um perfil ativo na rede social Instagram, visando identificar as principais caracter?sticas das empresas e como utilizam o Instagram como meio de marketing digital. Quanto a interpreta??o dos dados coletados, foi utilizado a an?lise de conte?do de Bardin (1997) e diante isso foi identificado que os ramos das empresas variam entre: alimenta??o, produtos de beleza, confec??o, papelaria, servi?os de assist?ncia t?cnica em computadores e vestu?rios. Todos os entrevistados buscam publicar conte?dos e informa??es de forma natural onde buscam publicar conte?dos de maneira que mostre as pe?as justamente como elas s?o e que as empresas ainda interagem com seus p?blicos apenas pelo direct e que apesar de possu?rem um conhecimento te?rico, esse conhecimento n?o ? colocado em pr?tica. ? medida que a internet evolui, os empreendedores devem explorar suas possibilidades para utiliz?-las de maneira eficaz, com isso esses empreendedores podem avaliar de uma forma realista quais investimentos e riscos o com?rcio virtual pode possuir, explorando as oportunidades e amea?as de cada dom?nio. Destaca-se que os diferentes setores econ?micos podem apresentar maior ou menor grau aos impactos da Internet. Concluiu-se ent?o que a rede social ? essencial para a divulga??o e venda de produtos e servi?os mesmo sem ser utilizada de maneira agressiva. O estudo poder? contribuir para micro e pequenas empresas que buscam conhecer mais sobre o Instagram e no ?mbito acad?mico poder? incentivar e contribuir com projetos acad?micos voltados ao marketing digital e empreendedorismo.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-10T11:50:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-10T11:50:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1804
url http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/1804
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFPB
instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron:IFPB
instname_str Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
instacron_str IFPB
institution IFPB
reponame_str Repositório Institucional do IFPB
collection Repositório Institucional do IFPB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/1804/1/TCC+vers%C3%A3o+final+Natalia+Chaves.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 37bfba6990271d5b07aa3ba0d509f4d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
repository.mail.fl_str_mv repositoriodigital@ifpb.edu.br
_version_ 1801660441195184128