Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFPB |
Texto Completo: | http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3079 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC) tem como foco a import?ncia da Educa??o Financeira abordada na Educa??o B?sica. E o objetivo ? analisar como a Educa??o Financeira ? abordada em sala de aula segundo bibliografia sobre a tem?tica. A aplica??o da pesquisa para sele??o dos documentos foi analisada nas concep??es dos autores na ?rea da Educa??o Financeira como: VERNIZZI (2020), SAVOIA (2007), JUNIOR (2016), FELISBINO (2021), CASTRO (2016), LUCCI (2006), BONIM (2021), SILVA (2018), NASCIMENTO (et al. 2022), ROSSI E ARAUJO (2021), MILL?O e KIST (2012); no campo do or?amento familiar: GRAVINA (2004), HARTMANN e MALTEMPI (2021), MARTINS (2016). Tamb?m foram consultadas das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), al?m das diretrizes Organiza??o para Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico (OCDE). A metodologia da pesquisa ficou a respaldo de NUNES (2015). Nesta obra optamos pela an?lise bibliogr?fica de cunho qualitativo com aspectos descritivos, pois o mesmo busca entender as diferentes vis?es acerca da Educa??o Financeira e sua aplicabilidade did?tica em sala de aula, de maneira a potencializar o ensino e aprendizagem de matem?tica voltada ao contexto vivenciado por cada aprendiz. Atrav?s deste trabalho foi discutido acerca das possibilidades de a??es pedag?gicas que visem a dissemina??o da alfabetiza??o financeira e de como esta pode interferir de maneira direta na forma??o e inser??o de cidad?os cr?ticos e conscientes na sociedade, tendo em vista que o controle das finan?as deve ser um processo necess?rio desde os prim?rdios da Educa??o B?sica. Por meio das obras analisadas, verificou-se ainda que em todos os componentes da amostra, os autores buscaram conceituar a Educa??o Financeira, desta maneira, aproximando as rela??es abordadas em cada pesquisa, adjunto da problem?tica central que ? a inser??o desta tem?tica no cotidiano escolar, formando discentes aptos a lidar e conhecer problemas reais que envolvam or?amento financeiro em seu conv?vio familiar. |
id |
IFPB_e83dd7b45dbd803ea4fdcd41a00cb2c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3079 |
network_acronym_str |
IFPB |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFPB |
repository_id_str |
|
spelling |
Dantas, Francisco Jos? Vieira2023-08-11T11:14:28Z2023-08-11T11:14:28Z2023-06-05http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3079Este Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC) tem como foco a import?ncia da Educa??o Financeira abordada na Educa??o B?sica. E o objetivo ? analisar como a Educa??o Financeira ? abordada em sala de aula segundo bibliografia sobre a tem?tica. A aplica??o da pesquisa para sele??o dos documentos foi analisada nas concep??es dos autores na ?rea da Educa??o Financeira como: VERNIZZI (2020), SAVOIA (2007), JUNIOR (2016), FELISBINO (2021), CASTRO (2016), LUCCI (2006), BONIM (2021), SILVA (2018), NASCIMENTO (et al. 2022), ROSSI E ARAUJO (2021), MILL?O e KIST (2012); no campo do or?amento familiar: GRAVINA (2004), HARTMANN e MALTEMPI (2021), MARTINS (2016). Tamb?m foram consultadas das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), al?m das diretrizes Organiza??o para Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico (OCDE). A metodologia da pesquisa ficou a respaldo de NUNES (2015). Nesta obra optamos pela an?lise bibliogr?fica de cunho qualitativo com aspectos descritivos, pois o mesmo busca entender as diferentes vis?es acerca da Educa??o Financeira e sua aplicabilidade did?tica em sala de aula, de maneira a potencializar o ensino e aprendizagem de matem?tica voltada ao contexto vivenciado por cada aprendiz. Atrav?s deste trabalho foi discutido acerca das possibilidades de a??es pedag?gicas que visem a dissemina??o da alfabetiza??o financeira e de como esta pode interferir de maneira direta na forma??o e inser??o de cidad?os cr?ticos e conscientes na sociedade, tendo em vista que o controle das finan?as deve ser um processo necess?rio desde os prim?rdios da Educa??o B?sica. Por meio das obras analisadas, verificou-se ainda que em todos os componentes da amostra, os autores buscaram conceituar a Educa??o Financeira, desta maneira, aproximando as rela??es abordadas em cada pesquisa, adjunto da problem?tica central que ? a inser??o desta tem?tica no cotidiano escolar, formando discentes aptos a lidar e conhecer problemas reais que envolvam or?amento financeiro em seu conv?vio familiar.Submitted by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-08-11T11:14:08Z No. of bitstreams: 2 TERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 215119 bytes, checksum: 1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6 (MD5) TCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 523207 bytes, checksum: 86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96b (MD5)Approved for entry into archive by C?cero F?lix (cicero.felix@ifpb.edu.br) on 2023-08-11T11:14:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 215119 bytes, checksum: 1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6 (MD5) TCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 523207 bytes, checksum: 86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96b (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-11T11:14:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 215119 bytes, checksum: 1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6 (MD5) TCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdf: 523207 bytes, checksum: 86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96b (MD5) Previous issue date: 2023-06-05Educa??o financeiraEduca??o b?sicaOr?amento familiarEnsino de matem?ticaContribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?ficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do IFPBinstname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB)instacron:IFPBinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonografiaInstituto Federal da Para?baORIGINALTCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdfTCC Francisco Jos? Vieira Dantas.pdfapplication/pdf523207http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3079/2/TCC+Francisco+Jos%C3%A9+Vieira+Dantas.pdf86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96bMD52TERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdfTERMO Francisco Jos? Vieira Dantas.pdfapplication/pdf215119http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3079/1/TERMO+Francisco+Jos%C3%A9+Vieira+Dantas.pdf1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6MD51177683/30792023-08-14 16:03:53.042oai:repositorio.ifpb.edu.br:177683/3079Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ifpb.edu.br/oai/requestrepositoriodigital@ifpb.edu.bropendoar:2023-08-14T19:03:53Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica |
title |
Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica |
spellingShingle |
Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica Dantas, Francisco Jos? Vieira Educa??o financeira Educa??o b?sica Or?amento familiar Ensino de matem?tica |
title_short |
Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica |
title_full |
Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica |
title_fullStr |
Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica |
title_full_unstemmed |
Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica |
title_sort |
Contribui??es da educa??o financeira para educa??o b?sica: uma revis?o bibliogr?fica |
author |
Dantas, Francisco Jos? Vieira |
author_facet |
Dantas, Francisco Jos? Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Francisco Jos? Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educa??o financeira Educa??o b?sica Or?amento familiar Ensino de matem?tica |
topic |
Educa??o financeira Educa??o b?sica Or?amento familiar Ensino de matem?tica |
description |
Este Trabalho de Conclus?o de Curso (TCC) tem como foco a import?ncia da Educa??o Financeira abordada na Educa??o B?sica. E o objetivo ? analisar como a Educa??o Financeira ? abordada em sala de aula segundo bibliografia sobre a tem?tica. A aplica??o da pesquisa para sele??o dos documentos foi analisada nas concep??es dos autores na ?rea da Educa??o Financeira como: VERNIZZI (2020), SAVOIA (2007), JUNIOR (2016), FELISBINO (2021), CASTRO (2016), LUCCI (2006), BONIM (2021), SILVA (2018), NASCIMENTO (et al. 2022), ROSSI E ARAUJO (2021), MILL?O e KIST (2012); no campo do or?amento familiar: GRAVINA (2004), HARTMANN e MALTEMPI (2021), MARTINS (2016). Tamb?m foram consultadas das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), al?m das diretrizes Organiza??o para Coopera??o e Desenvolvimento Econ?mico (OCDE). A metodologia da pesquisa ficou a respaldo de NUNES (2015). Nesta obra optamos pela an?lise bibliogr?fica de cunho qualitativo com aspectos descritivos, pois o mesmo busca entender as diferentes vis?es acerca da Educa??o Financeira e sua aplicabilidade did?tica em sala de aula, de maneira a potencializar o ensino e aprendizagem de matem?tica voltada ao contexto vivenciado por cada aprendiz. Atrav?s deste trabalho foi discutido acerca das possibilidades de a??es pedag?gicas que visem a dissemina??o da alfabetiza??o financeira e de como esta pode interferir de maneira direta na forma??o e inser??o de cidad?os cr?ticos e conscientes na sociedade, tendo em vista que o controle das finan?as deve ser um processo necess?rio desde os prim?rdios da Educa??o B?sica. Por meio das obras analisadas, verificou-se ainda que em todos os componentes da amostra, os autores buscaram conceituar a Educa??o Financeira, desta maneira, aproximando as rela??es abordadas em cada pesquisa, adjunto da problem?tica central que ? a inser??o desta tem?tica no cotidiano escolar, formando discentes aptos a lidar e conhecer problemas reais que envolvam or?amento financeiro em seu conv?vio familiar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-08-11T11:14:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-08-11T11:14:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-06-05 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3079 |
url |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/handle/177683/3079 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFPB instname:Instituto Federal da Paraíba (IFPB) instacron:IFPB |
instname_str |
Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
instacron_str |
IFPB |
institution |
IFPB |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFPB |
collection |
Repositório Institucional do IFPB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3079/2/TCC+Francisco+Jos%C3%A9+Vieira+Dantas.pdf http://repositorio.ifpb.edu.br/jspui/bitstream/177683/3079/1/TERMO+Francisco+Jos%C3%A9+Vieira+Dantas.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
86682bbd9f47f835b4a4195539c9f96b 1896a45141354b21fecf0ef1d18bd0b6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFPB - Instituto Federal da Paraíba (IFPB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriodigital@ifpb.edu.br |
_version_ |
1801660449459011584 |