ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757 |
Resumo: | Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada“Os movimentos da docência superior: especificidadesnas diferentes áreas de conhecimento e sua influênciana atuação docente”, desenvolvida pelo Grupo dePesquisa Trajetórias de Formação da UniversidadeFederal de Santa Maria (HFSM)/RS, que tem o objetivo deinvestigar as repercussões das áreas específicas deconhecimento da docência universitária em professoresde ensino superior de uma instituição pública–IESpública, aprovada pelo CNPq relativo à bolsa PQ. Nestetrabalho apresenta-se uma apreciação parcial dos dadoscoletados junto a nove professores do Centro dasCiências da Saúde da Universidade referidaanteriormente, a partir da crítica de um dos eixosnorteadores da pesquisa, o qual tem como objetivoanalisar como os docentes investigados compreendem osconceitos de conhecimento específico e acadêmico ecomo estes se relacionam ou se articulam na prática.Utilizou-se como pressupostos metodológicos aabordagem qualitativa de cunho narrativo proposto porConnelly e Clandinin (1995), Bolivar, Domingo eFernández (2001 e 2004). A análise dos dados foiancorada no referencial teórico proposto por Isaia eBolzan e Maciel (2005,2006, 2008, 2010 e 2011). Osresultados evidenciaram que a articulação doconhecimento específico e acadêmico na práticapedagógica dos professores de ensino superior na áreada saúde é atravessada pelos movimentos construtivosdos docentes, os quais estão relacionados com astrajetórias pessoal e profissional de cada sujeito,permeada pela especificidade da formação na área dasaúde. |
id |
IFRN-3_02ed2a206f156e2b527dd9cf1eec5f28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/1757 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTEconhecimento específicodesenvolvimento docentedocência superior.Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada“Os movimentos da docência superior: especificidadesnas diferentes áreas de conhecimento e sua influênciana atuação docente”, desenvolvida pelo Grupo dePesquisa Trajetórias de Formação da UniversidadeFederal de Santa Maria (HFSM)/RS, que tem o objetivo deinvestigar as repercussões das áreas específicas deconhecimento da docência universitária em professoresde ensino superior de uma instituição pública–IESpública, aprovada pelo CNPq relativo à bolsa PQ. Nestetrabalho apresenta-se uma apreciação parcial dos dadoscoletados junto a nove professores do Centro dasCiências da Saúde da Universidade referidaanteriormente, a partir da crítica de um dos eixosnorteadores da pesquisa, o qual tem como objetivoanalisar como os docentes investigados compreendem osconceitos de conhecimento específico e acadêmico ecomo estes se relacionam ou se articulam na prática.Utilizou-se como pressupostos metodológicos aabordagem qualitativa de cunho narrativo proposto porConnelly e Clandinin (1995), Bolivar, Domingo eFernández (2001 e 2004). A análise dos dados foiancorada no referencial teórico proposto por Isaia eBolzan e Maciel (2005,2006, 2008, 2010 e 2011). Osresultados evidenciaram que a articulação doconhecimento específico e acadêmico na práticapedagógica dos professores de ensino superior na áreada saúde é atravessada pelos movimentos construtivosdos docentes, os quais estão relacionados com astrajetórias pessoal e profissional de cada sujeito,permeada pela especificidade da formação na área dasaúde.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2015-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/175710.15628/holos.2015.1757HOLOS; v. 2 (2015); 224-2341807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757/pdf_181Copyright (c) 2016 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonus, DanielaHolanda Tavares Battistel, Amara LuciaIsaia, Sílvia MariaLopes Grigolo, Thaise2022-05-01T20:26:05Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/1757Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T20:26:05Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE |
title |
ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE |
spellingShingle |
ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE Tonus, Daniela conhecimento específico desenvolvimento docente docência superior. |
title_short |
ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE |
title_full |
ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE |
title_fullStr |
ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE |
title_full_unstemmed |
ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE |
title_sort |
ARTICULAÇÃO DO CONHECIMENTO ESPECÍFICO E ACADÊMICO COMO PROPULSOR DA QUALIDADE DO DESENVOLVIMENTO DOCENTE |
author |
Tonus, Daniela |
author_facet |
Tonus, Daniela Holanda Tavares Battistel, Amara Lucia Isaia, Sílvia Maria Lopes Grigolo, Thaise |
author_role |
author |
author2 |
Holanda Tavares Battistel, Amara Lucia Isaia, Sílvia Maria Lopes Grigolo, Thaise |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonus, Daniela Holanda Tavares Battistel, Amara Lucia Isaia, Sílvia Maria Lopes Grigolo, Thaise |
dc.subject.por.fl_str_mv |
conhecimento específico desenvolvimento docente docência superior. |
topic |
conhecimento específico desenvolvimento docente docência superior. |
description |
Este artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada“Os movimentos da docência superior: especificidadesnas diferentes áreas de conhecimento e sua influênciana atuação docente”, desenvolvida pelo Grupo dePesquisa Trajetórias de Formação da UniversidadeFederal de Santa Maria (HFSM)/RS, que tem o objetivo deinvestigar as repercussões das áreas específicas deconhecimento da docência universitária em professoresde ensino superior de uma instituição pública–IESpública, aprovada pelo CNPq relativo à bolsa PQ. Nestetrabalho apresenta-se uma apreciação parcial dos dadoscoletados junto a nove professores do Centro dasCiências da Saúde da Universidade referidaanteriormente, a partir da crítica de um dos eixosnorteadores da pesquisa, o qual tem como objetivoanalisar como os docentes investigados compreendem osconceitos de conhecimento específico e acadêmico ecomo estes se relacionam ou se articulam na prática.Utilizou-se como pressupostos metodológicos aabordagem qualitativa de cunho narrativo proposto porConnelly e Clandinin (1995), Bolivar, Domingo eFernández (2001 e 2004). A análise dos dados foiancorada no referencial teórico proposto por Isaia eBolzan e Maciel (2005,2006, 2008, 2010 e 2011). Osresultados evidenciaram que a articulação doconhecimento específico e acadêmico na práticapedagógica dos professores de ensino superior na áreada saúde é atravessada pelos movimentos construtivosdos docentes, os quais estão relacionados com astrajetórias pessoal e profissional de cada sujeito,permeada pela especificidade da formação na área dasaúde. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757 10.15628/holos.2015.1757 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2015.1757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1757/pdf_181 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2015); 224-234 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951620136927232 |