O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255 |
Resumo: | O artigo faz um levantamento sobre o ensino de História através da modalidade à distância com o objetivo de identificar os cursos disponíveis, os avanços ocorridos na nos últimos anos, assim como propor uma reflexão sobre estratégias para expansão da aprendizagem online da referida disciplina, tomando como referência o estado do Rio de Janeiro. Foi feito um breve estudo de caso de cursos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que possibilitam a inclusão de estudantes que se interessem por História, independentemente de seu nível de ensino (educação básica, graduação ou pós-graduação). Constatamos que a disponibilidade de cursos na área é crescente desde a Resolução do Ministério da Educação de 2008 que estabeleceu orientações e financiamento para licenciaturas pela modalidade à distância. Hoje há uma grande disponibilidade de cursos em diferentes níveis de ensino, através de instituições públicas e privadas. Acreditamos que estes cursos precisam ser expandidos para o público em geral, para que independente do nível de estudo, as pessoas possam ter maior acesso à aprendizagem de História. |
id |
IFRN-3_12ffc7ef75d4d6bc1bd912186400ddeb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/3255 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem onlineEnsino de História. EaD. Aprendizagem.O artigo faz um levantamento sobre o ensino de História através da modalidade à distância com o objetivo de identificar os cursos disponíveis, os avanços ocorridos na nos últimos anos, assim como propor uma reflexão sobre estratégias para expansão da aprendizagem online da referida disciplina, tomando como referência o estado do Rio de Janeiro. Foi feito um breve estudo de caso de cursos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que possibilitam a inclusão de estudantes que se interessem por História, independentemente de seu nível de ensino (educação básica, graduação ou pós-graduação). Constatamos que a disponibilidade de cursos na área é crescente desde a Resolução do Ministério da Educação de 2008 que estabeleceu orientações e financiamento para licenciaturas pela modalidade à distância. Hoje há uma grande disponibilidade de cursos em diferentes níveis de ensino, através de instituições públicas e privadas. Acreditamos que estes cursos precisam ser expandidos para o público em geral, para que independente do nível de estudo, as pessoas possam ter maior acesso à aprendizagem de História.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2018-06-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/325510.15628/holos.2018.3255HOLOS; v. 2 (2018); 307-3171807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255/pdfCopyright (c) 2018 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessFabricio, Lívia BadaróSantos, Suélly Lima dosSanto, Janete Araci do EspíritoMoreira, Liliane Ribeiro2022-05-01T19:31:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/3255Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:31:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online |
title |
O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online |
spellingShingle |
O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online Fabricio, Lívia Badaró Ensino de História. EaD. Aprendizagem. |
title_short |
O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online |
title_full |
O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online |
title_fullStr |
O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online |
title_full_unstemmed |
O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online |
title_sort |
O Ensino de História na Educação à Distância (EaD): novos caminhos para a aprendizagem online |
author |
Fabricio, Lívia Badaró |
author_facet |
Fabricio, Lívia Badaró Santos, Suélly Lima dos Santo, Janete Araci do Espírito Moreira, Liliane Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Suélly Lima dos Santo, Janete Araci do Espírito Moreira, Liliane Ribeiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fabricio, Lívia Badaró Santos, Suélly Lima dos Santo, Janete Araci do Espírito Moreira, Liliane Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de História. EaD. Aprendizagem. |
topic |
Ensino de História. EaD. Aprendizagem. |
description |
O artigo faz um levantamento sobre o ensino de História através da modalidade à distância com o objetivo de identificar os cursos disponíveis, os avanços ocorridos na nos últimos anos, assim como propor uma reflexão sobre estratégias para expansão da aprendizagem online da referida disciplina, tomando como referência o estado do Rio de Janeiro. Foi feito um breve estudo de caso de cursos oferecidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que possibilitam a inclusão de estudantes que se interessem por História, independentemente de seu nível de ensino (educação básica, graduação ou pós-graduação). Constatamos que a disponibilidade de cursos na área é crescente desde a Resolução do Ministério da Educação de 2008 que estabeleceu orientações e financiamento para licenciaturas pela modalidade à distância. Hoje há uma grande disponibilidade de cursos em diferentes níveis de ensino, através de instituições públicas e privadas. Acreditamos que estes cursos precisam ser expandidos para o público em geral, para que independente do nível de estudo, as pessoas possam ter maior acesso à aprendizagem de História. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255 10.15628/holos.2018.3255 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2018.3255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3255/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 2 (2018); 307-317 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951621469667328 |