A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Messeder Neto, Hélio da Silva, Moradillo, Edilson Fortuna de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422
Resumo: Esse trabalho trata do uso da Pedagogia Histórico Crítica - PHC no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia – Ufba, cuja turma piloto iniciou em 2008.2 e concluiu em 2012.2. O trabalho pedagógico desse curso usa como referências a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak, com o objetivo de superar o referencial empírico-analítico dominante na formação de professores de ciências, e de elevar o pensamento teórico-prático dos professores-alunos. Ao final dessa turma piloto pudemos constatar a incorporação desses referenciais, principalmente da PHC, nas ações escolares desses professores-alunos.
id UFBA-10_0c66b971c8759eedea669d810ce5f14b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12422
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBAEducação do CampoPedagogia Histórico-CríticaEnsino de CiênciasEsse trabalho trata do uso da Pedagogia Histórico Crítica - PHC no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia – Ufba, cuja turma piloto iniciou em 2008.2 e concluiu em 2012.2. O trabalho pedagógico desse curso usa como referências a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak, com o objetivo de superar o referencial empírico-analítico dominante na formação de professores de ciências, e de elevar o pensamento teórico-prático dos professores-alunos. Ao final dessa turma piloto pudemos constatar a incorporação desses referenciais, principalmente da PHC, nas ações escolares desses professores-alunos.Universidade Federal da Bahia2015-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1242210.9771/gmed.v7i1.12422Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 243-2522175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422/9517Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnunciação, Bárbara Carine Pinheiro daMesseder Neto, Hélio da SilvaMoradillo, Edilson Fortuna de2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12422Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
title A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
spellingShingle A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da
Educação do Campo
Pedagogia Histórico-Crítica
Ensino de Ciências
title_short A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
title_full A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
title_fullStr A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
title_full_unstemmed A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
title_sort A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRITICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: A EXPERIÊNCIA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UFBA
author Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da
author_facet Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da
Messeder Neto, Hélio da Silva
Moradillo, Edilson Fortuna de
author_role author
author2 Messeder Neto, Hélio da Silva
Moradillo, Edilson Fortuna de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anunciação, Bárbara Carine Pinheiro da
Messeder Neto, Hélio da Silva
Moradillo, Edilson Fortuna de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Pedagogia Histórico-Crítica
Ensino de Ciências
topic Educação do Campo
Pedagogia Histórico-Crítica
Ensino de Ciências
description Esse trabalho trata do uso da Pedagogia Histórico Crítica - PHC no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal da Bahia – Ufba, cuja turma piloto iniciou em 2008.2 e concluiu em 2012.2. O trabalho pedagógico desse curso usa como referências a Pedagogia Histórico-Crítica, a Psicologia Histórico-Cultural e o Sistema de Complexos Temáticos de Pistrak, com o objetivo de superar o referencial empírico-analítico dominante na formação de professores de ciências, e de elevar o pensamento teórico-prático dos professores-alunos. Ao final dessa turma piloto pudemos constatar a incorporação desses referenciais, principalmente da PHC, nas ações escolares desses professores-alunos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422
10.9771/gmed.v7i1.12422
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i1.12422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12422/9517
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 243-252
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516714688512