ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11649 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sugestão de proposta integradora para o ensino médio a partir da pandemia da COVID-19 como tema gerador. As novas necessidades impostas pelo isolamento social e substituição das aulas presenciais por ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios para professores e estudantes. A partir do materialismo histórico, utilizado como aporte teórico e como método, a tradição da discussão sobre o ensino integrado, sobre a formação omnilateral e sobre a escola única fundamental uma proposta a partir da qual será apresentado uma proposta pedagógica fundada na autonomia e na emancipação dos estudantes, superando a fragmentação e a dualidade histórica da educação brasileira. |
id |
IFRN-3_444cd1a96eb52cb53c1062687f82bf43 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11649 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIAeducaçãoensino médiointegraçãopandemia.O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sugestão de proposta integradora para o ensino médio a partir da pandemia da COVID-19 como tema gerador. As novas necessidades impostas pelo isolamento social e substituição das aulas presenciais por ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios para professores e estudantes. A partir do materialismo histórico, utilizado como aporte teórico e como método, a tradição da discussão sobre o ensino integrado, sobre a formação omnilateral e sobre a escola única fundamental uma proposta a partir da qual será apresentado uma proposta pedagógica fundada na autonomia e na emancipação dos estudantes, superando a fragmentação e a dualidade histórica da educação brasileira.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2021-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1164910.15628/holos.2021.11649HOLOS; v. 4 (2021); 1-191807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11649/pdfCopyright (c) 2021 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Tiago Fávero de2022-04-29T11:01:12Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11649Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-04-29T11:01:12Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA |
title |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA |
spellingShingle |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA Oliveira, Tiago Fávero de educação ensino médio integração pandemia. |
title_short |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA |
title_full |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA |
title_fullStr |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA |
title_sort |
ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA NECESSIDADE POSSÍVEL PARA A EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA |
author |
Oliveira, Tiago Fávero de |
author_facet |
Oliveira, Tiago Fávero de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tiago Fávero de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação ensino médio integração pandemia. |
topic |
educação ensino médio integração pandemia. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sugestão de proposta integradora para o ensino médio a partir da pandemia da COVID-19 como tema gerador. As novas necessidades impostas pelo isolamento social e substituição das aulas presenciais por ensino remoto emergencial trouxe inúmeros desafios para professores e estudantes. A partir do materialismo histórico, utilizado como aporte teórico e como método, a tradição da discussão sobre o ensino integrado, sobre a formação omnilateral e sobre a escola única fundamental uma proposta a partir da qual será apresentado uma proposta pedagógica fundada na autonomia e na emancipação dos estudantes, superando a fragmentação e a dualidade histórica da educação brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11649 10.15628/holos.2021.11649 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11649 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2021.11649 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11649/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 4 (2021); 1-19 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625733177344 |