FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Joanna Aretha
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santiago, Silvany Bastos, Rodrigues, Bárbara Suellen Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642
Resumo: O artigo discute a formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, inicialmente, apresenta um breve histórico sobre a formação de professores desta modalidade de ensino. Em seguida, mostra uma discussão sobre a formação continuada, a importância das experiências e dos saberes docentes. Em um terceiro momento, discorre sobre ideias, propostas de formação no contexto da EPT realizadas por autores, como Moura (2014), Machado (2008), Oliveira e Mororó (2018), Tardif (2014), que embasam o estudo. Por fim, conclui apresentando alguns desafios postos na atualidade para a formação docente na EPT e coloca como indispensável que a formação docente possa ter como base a realidade vivida pelos professores, além de ver como relevante os conhecimentos construídos na prática, ao longo da profissão, sem desconsiderar os saberes teóricos da educação. O trabalho é de cunho bibliográfico e documental.
id IFRN-3_79ee2926d2061a337eff2a5c55592bfe
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/8642
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICAEducação Profissional e TecnológicaFormação continuada de professoresSaberes docentes.O artigo discute a formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, inicialmente, apresenta um breve histórico sobre a formação de professores desta modalidade de ensino. Em seguida, mostra uma discussão sobre a formação continuada, a importância das experiências e dos saberes docentes. Em um terceiro momento, discorre sobre ideias, propostas de formação no contexto da EPT realizadas por autores, como Moura (2014), Machado (2008), Oliveira e Mororó (2018), Tardif (2014), que embasam o estudo. Por fim, conclui apresentando alguns desafios postos na atualidade para a formação docente na EPT e coloca como indispensável que a formação docente possa ter como base a realidade vivida pelos professores, além de ver como relevante os conhecimentos construídos na prática, ao longo da profissão, sem desconsiderar os saberes teóricos da educação. O trabalho é de cunho bibliográfico e documental.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-05-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/864210.15628/holos.2020.8642HOLOS; v. 3 (2020); 1-161807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Joanna ArethaSantiago, Silvany BastosRodrigues, Bárbara Suellen Ferreira2022-05-01T19:16:48Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/8642Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:48Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Silveira, Joanna Aretha
Educação Profissional e Tecnológica
Formação continuada de professores
Saberes docentes.
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
author Silveira, Joanna Aretha
author_facet Silveira, Joanna Aretha
Santiago, Silvany Bastos
Rodrigues, Bárbara Suellen Ferreira
author_role author
author2 Santiago, Silvany Bastos
Rodrigues, Bárbara Suellen Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Joanna Aretha
Santiago, Silvany Bastos
Rodrigues, Bárbara Suellen Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Profissional e Tecnológica
Formação continuada de professores
Saberes docentes.
topic Educação Profissional e Tecnológica
Formação continuada de professores
Saberes docentes.
description O artigo discute a formação continuada para docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, inicialmente, apresenta um breve histórico sobre a formação de professores desta modalidade de ensino. Em seguida, mostra uma discussão sobre a formação continuada, a importância das experiências e dos saberes docentes. Em um terceiro momento, discorre sobre ideias, propostas de formação no contexto da EPT realizadas por autores, como Moura (2014), Machado (2008), Oliveira e Mororó (2018), Tardif (2014), que embasam o estudo. Por fim, conclui apresentando alguns desafios postos na atualidade para a formação docente na EPT e coloca como indispensável que a formação docente possa ter como base a realidade vivida pelos professores, além de ver como relevante os conhecimentos construídos na prática, ao longo da profissão, sem desconsiderar os saberes teóricos da educação. O trabalho é de cunho bibliográfico e documental.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642
10.15628/holos.2020.8642
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.8642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/8642/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 3 (2020); 1-16
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951624699281408