AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: França-Carvalho, Antonia Dalva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Holos
Texto Completo: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393
Resumo: O coordenador pedagógico é um dos profissionais que contribui para a gestão na escola e para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em tempos de pandemia ocasionada pelo COVID-19 este profissional, inexoravelmente, tem reinventado seus modos de agir para cumprir sua função. Nesse contexto, este artigo reflete acerca das ações empreendidas pelo coordenador pedagógico no ensino remoto. O relato transcorre da inquietação em dialogar acerca de suas atribuições, da participação na organização da escola, dos desafios encontrados no acompanhamento pedagógico, das novas ações no exercício profissional e do processo de formação de professores circunscritas pela pandemia. Nossa abordagem metodológica é qualitativa (BRASILEIRO, 2013), do tipo descritivo (GIL, 2008) e bibliográfico (GIL, 2010), com embasamento teórico sobre o relato de experiência fundamentado em Daltro e Faria (2019). Os diálogos e reflexões efetuadas evidenciaram o esforço do coordenador pedagógico para compreender e agir diante do processo de ensino e aprendizagem remoto. Também nos levou a inferir na dinamicidade de sua aprendizagem e interação de forma virtual com os pares e estudantes e na invenção de estratégias e ações formativas adequadas ao novo contexto de modo a contribuir com o desenvolvimento dos professores. Acreditamos que esse aporte reflexivo possa colaborar com outros profissionais da educação, além do coordenador pedagógico, na compreensão do movimento educativo e social. E, do mesmo modo, auxiliar na produção de saberes referentes à remoticidade do ensino.
id IFRN-3_9f4a852cb664538b8413cef59098af00
oai_identifier_str oai:holos.ifrn.edu.br:article/11393
network_acronym_str IFRN-3
network_name_str Holos
repository_id_str
spelling AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIACoordenador pedagógicoEnsino remotoPandemia.O coordenador pedagógico é um dos profissionais que contribui para a gestão na escola e para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em tempos de pandemia ocasionada pelo COVID-19 este profissional, inexoravelmente, tem reinventado seus modos de agir para cumprir sua função. Nesse contexto, este artigo reflete acerca das ações empreendidas pelo coordenador pedagógico no ensino remoto. O relato transcorre da inquietação em dialogar acerca de suas atribuições, da participação na organização da escola, dos desafios encontrados no acompanhamento pedagógico, das novas ações no exercício profissional e do processo de formação de professores circunscritas pela pandemia. Nossa abordagem metodológica é qualitativa (BRASILEIRO, 2013), do tipo descritivo (GIL, 2008) e bibliográfico (GIL, 2010), com embasamento teórico sobre o relato de experiência fundamentado em Daltro e Faria (2019). Os diálogos e reflexões efetuadas evidenciaram o esforço do coordenador pedagógico para compreender e agir diante do processo de ensino e aprendizagem remoto. Também nos levou a inferir na dinamicidade de sua aprendizagem e interação de forma virtual com os pares e estudantes e na invenção de estratégias e ações formativas adequadas ao novo contexto de modo a contribuir com o desenvolvimento dos professores. Acreditamos que esse aporte reflexivo possa colaborar com outros profissionais da educação, além do coordenador pedagógico, na compreensão do movimento educativo e social. E, do mesmo modo, auxiliar na produção de saberes referentes à remoticidade do ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1139310.15628/holos.2020.11393HOLOS; v. 5 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPádua, Carlos Alberto Lima de OliveiraFrança-Carvalho, Antonia Dalva2022-05-01T19:16:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11393Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false
dc.title.none.fl_str_mv AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
spellingShingle AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira
Coordenador pedagógico
Ensino remoto
Pandemia.
title_short AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_fullStr AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_full_unstemmed AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
title_sort AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
author Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira
author_facet Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira
França-Carvalho, Antonia Dalva
author_role author
author2 França-Carvalho, Antonia Dalva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira
França-Carvalho, Antonia Dalva
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico
Ensino remoto
Pandemia.
topic Coordenador pedagógico
Ensino remoto
Pandemia.
description O coordenador pedagógico é um dos profissionais que contribui para a gestão na escola e para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em tempos de pandemia ocasionada pelo COVID-19 este profissional, inexoravelmente, tem reinventado seus modos de agir para cumprir sua função. Nesse contexto, este artigo reflete acerca das ações empreendidas pelo coordenador pedagógico no ensino remoto. O relato transcorre da inquietação em dialogar acerca de suas atribuições, da participação na organização da escola, dos desafios encontrados no acompanhamento pedagógico, das novas ações no exercício profissional e do processo de formação de professores circunscritas pela pandemia. Nossa abordagem metodológica é qualitativa (BRASILEIRO, 2013), do tipo descritivo (GIL, 2008) e bibliográfico (GIL, 2010), com embasamento teórico sobre o relato de experiência fundamentado em Daltro e Faria (2019). Os diálogos e reflexões efetuadas evidenciaram o esforço do coordenador pedagógico para compreender e agir diante do processo de ensino e aprendizagem remoto. Também nos levou a inferir na dinamicidade de sua aprendizagem e interação de forma virtual com os pares e estudantes e na invenção de estratégias e ações formativas adequadas ao novo contexto de modo a contribuir com o desenvolvimento dos professores. Acreditamos que esse aporte reflexivo possa colaborar com outros profissionais da educação, além do coordenador pedagógico, na compreensão do movimento educativo e social. E, do mesmo modo, auxiliar na produção de saberes referentes à remoticidade do ensino.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393
10.15628/holos.2020.11393
url http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393
identifier_str_mv 10.15628/holos.2020.11393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 HOLOS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv HOLOS; v. 5 (2020); 1-12
1807-1600
reponame:Holos
instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron:IFRN
instname_str Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
instacron_str IFRN
institution IFRN
reponame_str Holos
collection Holos
repository.name.fl_str_mv Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
repository.mail.fl_str_mv holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br
_version_ 1798951625692282880