AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Holos |
Texto Completo: | http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393 |
Resumo: | O coordenador pedagógico é um dos profissionais que contribui para a gestão na escola e para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em tempos de pandemia ocasionada pelo COVID-19 este profissional, inexoravelmente, tem reinventado seus modos de agir para cumprir sua função. Nesse contexto, este artigo reflete acerca das ações empreendidas pelo coordenador pedagógico no ensino remoto. O relato transcorre da inquietação em dialogar acerca de suas atribuições, da participação na organização da escola, dos desafios encontrados no acompanhamento pedagógico, das novas ações no exercício profissional e do processo de formação de professores circunscritas pela pandemia. Nossa abordagem metodológica é qualitativa (BRASILEIRO, 2013), do tipo descritivo (GIL, 2008) e bibliográfico (GIL, 2010), com embasamento teórico sobre o relato de experiência fundamentado em Daltro e Faria (2019). Os diálogos e reflexões efetuadas evidenciaram o esforço do coordenador pedagógico para compreender e agir diante do processo de ensino e aprendizagem remoto. Também nos levou a inferir na dinamicidade de sua aprendizagem e interação de forma virtual com os pares e estudantes e na invenção de estratégias e ações formativas adequadas ao novo contexto de modo a contribuir com o desenvolvimento dos professores. Acreditamos que esse aporte reflexivo possa colaborar com outros profissionais da educação, além do coordenador pedagógico, na compreensão do movimento educativo e social. E, do mesmo modo, auxiliar na produção de saberes referentes à remoticidade do ensino. |
id |
IFRN-3_9f4a852cb664538b8413cef59098af00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:holos.ifrn.edu.br:article/11393 |
network_acronym_str |
IFRN-3 |
network_name_str |
Holos |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIACoordenador pedagógicoEnsino remotoPandemia.O coordenador pedagógico é um dos profissionais que contribui para a gestão na escola e para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em tempos de pandemia ocasionada pelo COVID-19 este profissional, inexoravelmente, tem reinventado seus modos de agir para cumprir sua função. Nesse contexto, este artigo reflete acerca das ações empreendidas pelo coordenador pedagógico no ensino remoto. O relato transcorre da inquietação em dialogar acerca de suas atribuições, da participação na organização da escola, dos desafios encontrados no acompanhamento pedagógico, das novas ações no exercício profissional e do processo de formação de professores circunscritas pela pandemia. Nossa abordagem metodológica é qualitativa (BRASILEIRO, 2013), do tipo descritivo (GIL, 2008) e bibliográfico (GIL, 2010), com embasamento teórico sobre o relato de experiência fundamentado em Daltro e Faria (2019). Os diálogos e reflexões efetuadas evidenciaram o esforço do coordenador pedagógico para compreender e agir diante do processo de ensino e aprendizagem remoto. Também nos levou a inferir na dinamicidade de sua aprendizagem e interação de forma virtual com os pares e estudantes e na invenção de estratégias e ações formativas adequadas ao novo contexto de modo a contribuir com o desenvolvimento dos professores. Acreditamos que esse aporte reflexivo possa colaborar com outros profissionais da educação, além do coordenador pedagógico, na compreensão do movimento educativo e social. E, do mesmo modo, auxiliar na produção de saberes referentes à remoticidade do ensino.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte2020-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/1139310.15628/holos.2020.11393HOLOS; v. 5 (2020); 1-121807-1600reponame:Holosinstname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)instacron:IFRNporhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393/pdfCopyright (c) 2020 HOLOSinfo:eu-repo/semantics/openAccessPádua, Carlos Alberto Lima de OliveiraFrança-Carvalho, Antonia Dalva2022-05-01T19:16:13Zoai:holos.ifrn.edu.br:article/11393Revistahttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOSPUBhttp://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/oaiholos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br1807-16001518-1634opendoar:2022-05-01T19:16:13Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title |
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
spellingShingle |
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira Coordenador pedagógico Ensino remoto Pandemia. |
title_short |
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full |
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_fullStr |
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_full_unstemmed |
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
title_sort |
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO EM TEMPO DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA |
author |
Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira |
author_facet |
Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira França-Carvalho, Antonia Dalva |
author_role |
author |
author2 |
França-Carvalho, Antonia Dalva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pádua, Carlos Alberto Lima de Oliveira França-Carvalho, Antonia Dalva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coordenador pedagógico Ensino remoto Pandemia. |
topic |
Coordenador pedagógico Ensino remoto Pandemia. |
description |
O coordenador pedagógico é um dos profissionais que contribui para a gestão na escola e para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Em tempos de pandemia ocasionada pelo COVID-19 este profissional, inexoravelmente, tem reinventado seus modos de agir para cumprir sua função. Nesse contexto, este artigo reflete acerca das ações empreendidas pelo coordenador pedagógico no ensino remoto. O relato transcorre da inquietação em dialogar acerca de suas atribuições, da participação na organização da escola, dos desafios encontrados no acompanhamento pedagógico, das novas ações no exercício profissional e do processo de formação de professores circunscritas pela pandemia. Nossa abordagem metodológica é qualitativa (BRASILEIRO, 2013), do tipo descritivo (GIL, 2008) e bibliográfico (GIL, 2010), com embasamento teórico sobre o relato de experiência fundamentado em Daltro e Faria (2019). Os diálogos e reflexões efetuadas evidenciaram o esforço do coordenador pedagógico para compreender e agir diante do processo de ensino e aprendizagem remoto. Também nos levou a inferir na dinamicidade de sua aprendizagem e interação de forma virtual com os pares e estudantes e na invenção de estratégias e ações formativas adequadas ao novo contexto de modo a contribuir com o desenvolvimento dos professores. Acreditamos que esse aporte reflexivo possa colaborar com outros profissionais da educação, além do coordenador pedagógico, na compreensão do movimento educativo e social. E, do mesmo modo, auxiliar na produção de saberes referentes à remoticidade do ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393 10.15628/holos.2020.11393 |
url |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393 |
identifier_str_mv |
10.15628/holos.2020.11393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/11393/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 HOLOS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
HOLOS; v. 5 (2020); 1-12 1807-1600 reponame:Holos instname:Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) instacron:IFRN |
instname_str |
Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
instacron_str |
IFRN |
institution |
IFRN |
reponame_str |
Holos |
collection |
Holos |
repository.name.fl_str_mv |
Holos - Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
holos@ifrn.edu.br||jyp.leite@ifrn.edu.br||propi@ifrn.edu.br |
_version_ |
1798951625692282880 |