A construção do habitus profissional docente de licenciados com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Gislene de Araújo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional Memoria (IFRN)
Texto Completo: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/909
Resumo: Neste artigo apresentamos projeto de pesquisa3, no qual tem por objetivo principal compreender a construção profissional docente de licenciandos com deficiência visual no curso de licenciatura em Música de uma instituição de ensino superior no Rio Grande do Norte. A intenção é acompanhar a formação acadêmica do licenciando com DV e analisar as políticas institucionais de acesso e permanência nas instituições de ensino superior, além de ouvir as percepções do próprio licenciando neste processo. Aqui tratamos dos dados bibliográficos recolhidos para a elaboração e aprofundamento na temática da inclusão das pessoas com deficiência nos cursos superiores no Brasil, e ampliamos as discussões sobre as políticas públicas de acesso e permanência da pessoa com DV nos cursos superiores. Para verificar as temáticas e subtemas referentes a pessoa com deficiência visual, buscou-se no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre os termos: Deficiência Visual e Ensino Superior, limitando a busca entre 2010 e 2016, foram encontrados 46 dissertações e teses que envolvem a temática do discente com deficiência visual no ensino superior, alguns desses estudos mostram as principais políticas públicas de acesso e permanência da pessoa com deficiência visual em cursos superiores nas diversas áreas de conhecimento. Conclui-se que ainda são poucos os estudos que dão voz a pessoa com deficiência visual, mas observa-se um crescente números de trabalhos que envolvem a temática, considerando que é necessário ampliar as discussões sobre a presença da pessoa com deficiência no ensino superior, e principalmente refletir, na voz da pessoa com DV, sobre suas perspectivas em relação a própria formação em nível superior.
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A intenção é acompanhar a formação acadêmica do licenciando com DV e analisar as políticas institucionais de acesso e permanência nas instituições de ensino superior, além de ouvir as percepções do próprio licenciando neste processo. Aqui tratamos dos dados bibliográficos recolhidos para a elaboração e aprofundamento na temática da inclusão das pessoas com deficiência nos cursos superiores no Brasil, e ampliamos as discussões sobre as políticas públicas de acesso e permanência da pessoa com DV nos cursos superiores. Para verificar as temáticas e subtemas referentes a pessoa com deficiência visual, buscou-se no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sobre os termos: Deficiência Visual e Ensino Superior, limitando a busca entre 2010 e 2016, foram encontrados 46 dissertações e teses que envolvem a temática do discente com deficiência visual no ensino superior, alguns desses estudos mostram as principais políticas públicas de acesso e permanência da pessoa com deficiência visual em cursos superiores nas diversas áreas de conhecimento. Conclui-se que ainda são poucos os estudos que dão voz a pessoa com deficiência visual, mas observa-se um crescente números de trabalhos que envolvem a temática, considerando que é necessário ampliar as discussões sobre a presença da pessoa com deficiência no ensino superior, e principalmente refletir, na voz da pessoa com DV, sobre suas perspectivas em relação a própria formação em nível superior.porInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do NorteIFRNBrasilCeará-MirimCongresso Internacional de Educação Inclusiva e II Jornada Chilena Brasileira de Educação InclusivaEducação. Educação Musical. MúsicaFormação de professores. Deficiência Visual. Ensino Superior. 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