Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Andréia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/550
Resumo: Trabalho de Conclusão de curso em forma de Artigo Científico apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título de Licenciatura em Matemática.
id IFRO-1_1f9e1b4b4a6a5073928c5147bf4d9486
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/550
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository_id_str
spelling Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamentalLúdicoEnsino-aprendizagemMatemáticaLudicTeaching-learningMathematicsTrabalho de Conclusão de curso em forma de Artigo Científico apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título de Licenciatura em Matemática.Este artigo apresenta o tema vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental, uma vez que essa metodologia utilizada reforça e desperta o interesse dos alunos pela aprendizagem, tornando a aquisição de conhecimento ainda mais prazerosa. O objetivo neste caso é investigar quais as contribuições dos jogos e brincadeiras no ensino fundamental para aprendizagem matemática. Sendo assim, foram realizadas pesquisas bibliográficas que respondam os questionamentos e faz com que o objetivo seja alcançado. Quando falamos em processo de ensino e aprendizagem é sempre necessário muito estudo, é preciso que sejam apontados métodos de ensino que facilitem esse processo, uma vez que trabalhamos para oferecer um ensino de qualidade. Esse estudo é relevante na medida em que contribui para que a aprendizagem se dê de forma significativa e prazerosa, atende de modo geral toda a comunidade estudantil, qual aprende com prazer, a sociedade que reconhece a aprendizagem por meio dos alunos e a satisfação do professor ao perceber a aquisição de conhecimento acontecendoThis article presents the theme of the importance of play as a teaching-learning factor in mathematics in elementary school, since this methodology used reinforces and awakens students' interest in learning, making the acquisition of knowledge even more pleasurable. The objective in this case is to investigate the contributions of games and games in elementary school for mathematical learning. Therefore, bibliographical research was carried out to answer the questions and make the objective be achieved. When we talk about the teaching and learning process, a lot of study is always necessary, it is necessary to point out teaching methods that facilitate this process, since we work to offer quality education. This study is relevant insofar as learning is meaningful and enjoyable, it generally serves the entire student community, which learns with pleasure, the society that recognizes learning through students and the teacher's satisfaction when perceiving the acquisition of knowledge going on.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaSyryczyk, Edilberto FernandesMateus, Andréia2023-11-08T17:56:16Z2023-11-08T17:56:16Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMATEUS, Andréia. Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/550porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-21T14:28:41Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/550Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-21T14:28:41Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false
dc.title.none.fl_str_mv Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental
title Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental
spellingShingle Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental
Mateus, Andréia
Lúdico
Ensino-aprendizagem
Matemática
Ludic
Teaching-learning
Mathematics
title_short Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental
title_full Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental
title_fullStr Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental
title_full_unstemmed Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental
title_sort Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental
author Mateus, Andréia
author_facet Mateus, Andréia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Syryczyk, Edilberto Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Andréia
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Ensino-aprendizagem
Matemática
Ludic
Teaching-learning
Mathematics
topic Lúdico
Ensino-aprendizagem
Matemática
Ludic
Teaching-learning
Mathematics
description Trabalho de Conclusão de curso em forma de Artigo Científico apresentado a Banca Examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título de Licenciatura em Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08T17:56:16Z
2023-11-08T17:56:16Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATEUS, Andréia. Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/550
identifier_str_mv MATEUS, Andréia. Vantagens do uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino aprendizagem de matemática nas turmas do ensino fundamental. Orientador: Edilberto Fernandes Syryczyk. 2023. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2023.
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1809275585066696704