O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/856 |
Resumo: | Artigo publicado como capitulo do livro: Consturando Saberes - Novas Perspectivas, na Editora Seven, por servidores da UNIR e IFRO- Campus porto Velho Calama. |
id |
IFRO-1_85d0f066366025674837a8f665e7f262 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/856 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporâneaImpério cognitivoEducação interculturalPaidéiaCOGNITIVE EMPIREINTERCULTURAL EDUCATIONPAIDEIAArtigo publicado como capitulo do livro: Consturando Saberes - Novas Perspectivas, na Editora Seven, por servidores da UNIR e IFRO- Campus porto Velho Calama.Depois de muitos séculos os povos originários estão cada vez mais ganhando voz e vez em uma multiplicidade de espaços digitais, estabelecendo novas fronteiras de conexões e de saberes para além do que um dia possa ter sido imaginado. Esses povos têm se dedicado a uma nova forma de demarcação, uma demarcação digital por via dos meios de comunicação. Neste sentido, se torna indispensável que os povos originários busquem fazer a apropriação destes espaços acadêmico-intelectuais para criar novos laços de uma profunda identidade que visa uma virada epistêmica e normativa na sociedade. Superando exatamente aquele modus operandi cognitivo que descarta o pensamento das minorias ancestrais e estabelece como dogma a sua própria autorreferencialidade, com pretensões de universalidade.After many centuries, the native peoples are increasingly gaining a voice and a place in the a multiplicity of digital spaces, establishing new frontiers of connections and knowledge for beyond what may have ever been imagined. These peoples have dedicated themselves to a new way of demarcation, a digital demarcation through the media. In this sense, it is essential that the native peoples seek to make appropriation of these academic-intellectual spaces to create new bonds of a deep identity that aims to an epistemic and normative turn in society. Overcoming exactly that modus operandi that discards the thinking of ancestral minorities and establishes its own dogma as a dogma. self-referentiality, with pretensions of universality.Seven Publicações AcadêmicasCampus Porto Velho CalamaBacharelado em Engenharia Química2024-03-22T13:20:50Z2024-03-22T13:20:50Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfVALIM, Ricardo; TELLES, Lívia C. M. dos S; MORET, Márcia C. F. F; RODRIGUES, Marlene O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea. In: VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpétuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes, Novas Perspectivas. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2023. p. 80-90. Disponível em: https://www.sevenpubli.com/livro/costurando-saberes-novas-perspectivas. Acesso em: 19 mar. 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/85610.56238/costssbernovasper-007Valim, RicardoTelles, Lívia Catarina Matoso dos SantosMoret, Márcia Cristina Florêncio FernandesRodrigues, Marleneporreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-26T10:20:52Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/856Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-03-26T10:20:52Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea |
title |
O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea |
spellingShingle |
O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea Valim, Ricardo Império cognitivo Educação intercultural Paidéia COGNITIVE EMPIRE INTERCULTURAL EDUCATION PAIDEIA |
title_short |
O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea |
title_full |
O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea |
title_fullStr |
O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea |
title_full_unstemmed |
O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea |
title_sort |
O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea |
author |
Valim, Ricardo |
author_facet |
Valim, Ricardo Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes Rodrigues, Marlene |
author_role |
author |
author2 |
Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes Rodrigues, Marlene |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valim, Ricardo Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos Moret, Márcia Cristina Florêncio Fernandes Rodrigues, Marlene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Império cognitivo Educação intercultural Paidéia COGNITIVE EMPIRE INTERCULTURAL EDUCATION PAIDEIA |
topic |
Império cognitivo Educação intercultural Paidéia COGNITIVE EMPIRE INTERCULTURAL EDUCATION PAIDEIA |
description |
Artigo publicado como capitulo do livro: Consturando Saberes - Novas Perspectivas, na Editora Seven, por servidores da UNIR e IFRO- Campus porto Velho Calama. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-03-22T13:20:50Z 2024-03-22T13:20:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VALIM, Ricardo; TELLES, Lívia C. M. dos S; MORET, Márcia C. F. F; RODRIGUES, Marlene O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea. In: VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpétuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes, Novas Perspectivas. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2023. p. 80-90. Disponível em: https://www.sevenpubli.com/livro/costurando-saberes-novas-perspectivas. Acesso em: 19 mar. 2023. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/856 10.56238/costssbernovasper-007 |
identifier_str_mv |
VALIM, Ricardo; TELLES, Lívia C. M. dos S; MORET, Márcia C. F. F; RODRIGUES, Marlene O fim do império cognitivo: a educação intercultural como paidéia contemporânea. In: VALIM, Ricardo; SOARES, Domingos Perpétuo Alves; SOUZA, Alecsandra Oliveira de (org.). Costurando Saberes, Novas Perspectivas. São Jose dos Pinhais-Pr: Seven, 2023. p. 80-90. Disponível em: https://www.sevenpubli.com/livro/costurando-saberes-novas-perspectivas. Acesso em: 19 mar. 2023. 10.56238/costssbernovasper-007 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/856 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Seven Publicações Acadêmicas Campus Porto Velho Calama Bacharelado em Engenharia Química |
publisher.none.fl_str_mv |
Seven Publicações Acadêmicas Campus Porto Velho Calama Bacharelado em Engenharia Química |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275580707766272 |