Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/769 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática. |
id |
IFRO-1_90788cf252ad5eff2dd9dbbb5df00a89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/769 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexõesProcesso ensino-aprendizagemMatemáticaDificuldadesTeaching-learning processMathematicsDifficultiesTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.O processo de ensino-aprendizagem perpassa por questões que podem interferir na prática. Neste sentido, o processo de investigação fundamentou-se a partir das pesquisas nas plataformas do Google Acadêmico, Scielo e textos bibliográficos como artigos e TCCs que pormenorizou o presente estudo. Assim, analisar o caráter interno e externo desses processos na aprendizagem podem apontar questões psíquicas, bem como metodológicas na aplicabilidade do ensino da matemática em sala de aula e na vida quotidiana. Isto posto, é válido pesquisar pressupostos que possam não apenas fundamentar a melhoria no percurso do ensino, mas também de que maneira as dificuldades podem ser sanadas no contexto escolarThe teaching-learning process involves issues that can interfere with practice. In this sense, the research process was based on research on Google Scholar, Scielo platforms and bibliographic texts such as articles and TCCs that detailed the present study. Thus, analyzing the internal and external nature of these learning processes can point to psychological as well as methodological issues in the applicability of teaching mathematics in the classroom and in everyday life. That said, it is worth researching assumptions that can not only support improvements in the teaching process, but also how difficulties can be resolved in the school context.Campus CacoalLicenciatura em MatemáticaWerneck, Jorge da SilvaBatista, Fábio Valter2024-02-21T17:52:43Z2024-02-21T17:52:43Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBATISTA, Fábio Valter. Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023.http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/769porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)instacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-22T03:00:27Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/769Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2024-02-22T03:00:27Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões |
title |
Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões |
spellingShingle |
Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões Batista, Fábio Valter Processo ensino-aprendizagem Matemática Dificuldades Teaching-learning process Mathematics Difficulties |
title_short |
Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões |
title_full |
Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões |
title_fullStr |
Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões |
title_full_unstemmed |
Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões |
title_sort |
Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões |
author |
Batista, Fábio Valter |
author_facet |
Batista, Fábio Valter |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Werneck, Jorge da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Fábio Valter |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo ensino-aprendizagem Matemática Dificuldades Teaching-learning process Mathematics Difficulties |
topic |
Processo ensino-aprendizagem Matemática Dificuldades Teaching-learning process Mathematics Difficulties |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2024-02-21T17:52:43Z 2024-02-21T17:52:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATISTA, Fábio Valter. Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023. http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/769 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Fábio Valter. Do ensino-aprendizagem matemática: dificuldades e reflexões. Orientador: Jorge da Silva Werneck. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Cacoal, 2023. |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Licenciatura em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Cacoal Licenciatura em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1809275581655678976 |