Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elaine Cristina da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Texto Completo: http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/622
Resumo: Monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática
id IFRO-1_c3f15587111950274fbaea9dce3dc1b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/622
network_acronym_str IFRO-1
network_name_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository_id_str
spelling Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadasBNCCMatemáticaNovo ensino médioColeção Prima MatemáticaBNCCMathNew high schoolMathematica prism collectionMonografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em MatemáticaConsiderada uma das áreas mais difíceis pelos estudantes, a área de Matemática e suas Tecnologias, estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traz novas propostas para o Novo Ensino Médio (NEM) que visam oportunizar aos estudantes uma nova maneira de construir seu aprendizado sendo o protagonista do processo ensino-aprendizagem. Para atender as expectativas do protagonismo do estudante no Novo Ensino Médio como propõe a BNCC, foi necessário reformulações e adequações nos livros didáticos que serão utilizados a partir de 2022 em todas as escolas que ofertam o ensino médio. Este trabalho pretende analisar como a Coleção Prisma Matemática, da Editora FTD, com autoria de José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr e Paulo Roberto Câmara de Souza, atende os parâmetros definidos pela BNCC para o novo ensino médioConsidered one of the most difficult areas by students, the area of Mathematics and its Technologies, established by the National Common Curricular Base (BNCC), brings new proposals for the New High School (NEM) that aim to provide students with a new way to build their learning being the protagonist of the teaching-learning process. To meet the expectations of student protagonism in the NEM as proposed by the BNCC, it was necessary to reformulate and adapt the textbooks that will be used from 2022 in all schools that offer high school. This article intends to analyze how the Prisma Mathematical Collection, by Editora FTD, authored by José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr and Paulo Roberto Câmara de Souza, meets the parameters defined by the BNCC for the new high school.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaMatos, Marcos PinheiroSilva, Elaine Cristina da2023-12-11T19:32:00Z2023-12-11T19:32:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Elaine Cristina da. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/622porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T03:00:17Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/622Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-12T03:00:17Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse
dc.title.none.fl_str_mv Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
spellingShingle Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
Silva, Elaine Cristina da
BNCC
Matemática
Novo ensino médio
Coleção Prima Matemática
BNCC
Math
New high school
Mathematica prism collection
title_short Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title_full Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title_fullStr Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title_full_unstemmed Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
title_sort Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
author Silva, Elaine Cristina da
author_facet Silva, Elaine Cristina da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Marcos Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Elaine Cristina da
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Matemática
Novo ensino médio
Coleção Prima Matemática
BNCC
Math
New high school
Mathematica prism collection
topic BNCC
Matemática
Novo ensino médio
Coleção Prima Matemática
BNCC
Math
New high school
Mathematica prism collection
description Monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-12-11T19:32:00Z
2023-12-11T19:32:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Elaine Cristina da. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/622
identifier_str_mv SILVA, Elaine Cristina da. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022
url http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/622
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
publisher.none.fl_str_mv Campus Vilhena
Licenciatura em Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron:IFRO
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
instacron_str IFRO
institution IFRO
reponame_str Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
collection Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
repository.mail.fl_str_mv ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br
_version_ 1802120971481513984