Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
Texto Completo: | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/622 |
Resumo: | Monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática |
id |
IFRO-1_c3f15587111950274fbaea9dce3dc1b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/622 |
network_acronym_str |
IFRO-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
repository_id_str |
|
spelling |
Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadasBNCCMatemáticaNovo ensino médioColeção Prima MatemáticaBNCCMathNew high schoolMathematica prism collectionMonografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em MatemáticaConsiderada uma das áreas mais difíceis pelos estudantes, a área de Matemática e suas Tecnologias, estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), traz novas propostas para o Novo Ensino Médio (NEM) que visam oportunizar aos estudantes uma nova maneira de construir seu aprendizado sendo o protagonista do processo ensino-aprendizagem. Para atender as expectativas do protagonismo do estudante no Novo Ensino Médio como propõe a BNCC, foi necessário reformulações e adequações nos livros didáticos que serão utilizados a partir de 2022 em todas as escolas que ofertam o ensino médio. Este trabalho pretende analisar como a Coleção Prisma Matemática, da Editora FTD, com autoria de José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr e Paulo Roberto Câmara de Souza, atende os parâmetros definidos pela BNCC para o novo ensino médioConsidered one of the most difficult areas by students, the area of Mathematics and its Technologies, established by the National Common Curricular Base (BNCC), brings new proposals for the New High School (NEM) that aim to provide students with a new way to build their learning being the protagonist of the teaching-learning process. To meet the expectations of student protagonism in the NEM as proposed by the BNCC, it was necessary to reformulate and adapt the textbooks that will be used from 2022 in all schools that offer high school. This article intends to analyze how the Prisma Mathematical Collection, by Editora FTD, authored by José Roberto Bonjorno, José Ruy Giovanni Jr and Paulo Roberto Câmara de Souza, meets the parameters defined by the BNCC for the new high school.Campus VilhenaLicenciatura em MatemáticaMatos, Marcos PinheiroSilva, Elaine Cristina da2023-12-11T19:32:00Z2023-12-11T19:32:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Elaine Cristina da. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/622porreponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniainstacron:IFROinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T03:00:17Zoai:repositorio.ifro.edu.br:123456789/622Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifro.edu.br/server/oai/requestri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.bropendoar:2023-12-12T03:00:17Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondôniafalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas |
title |
Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas |
spellingShingle |
Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas Silva, Elaine Cristina da BNCC Matemática Novo ensino médio Coleção Prima Matemática BNCC Math New high school Mathematica prism collection |
title_short |
Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas |
title_full |
Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas |
title_fullStr |
Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas |
title_full_unstemmed |
Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas |
title_sort |
Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas |
author |
Silva, Elaine Cristina da |
author_facet |
Silva, Elaine Cristina da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Marcos Pinheiro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Elaine Cristina da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BNCC Matemática Novo ensino médio Coleção Prima Matemática BNCC Math New high school Mathematica prism collection |
topic |
BNCC Matemática Novo ensino médio Coleção Prima Matemática BNCC Math New high school Mathematica prism collection |
description |
Monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias de Rondônia, como requisito avaliativo para conclusão do curso de Licenciatura em Matemática |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-12-11T19:32:00Z 2023-12-11T19:32:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Elaine Cristina da. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022 http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/622 |
identifier_str_mv |
SILVA, Elaine Cristina da. Geogebra: uma experiência para o ensino de derivadas. Orientador: Marcos Pinheiro Matos. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Matemática), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Vilhena, 2022 |
url |
http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/622 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Campus Vilhena Licenciatura em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Campus Vilhena Licenciatura em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia instacron:IFRO |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
instacron_str |
IFRO |
institution |
IFRO |
reponame_str |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
collection |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifro.edu.br || abib@ifro.edu.br |
_version_ |
1802120971481513984 |