Discursividade da implementação do novo ensino médio: sentidos em disputa, desigualdades e resistência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista: Traços de Linguagem |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11985 |
Resumo: | Neste trabalho, filiado à Análise de Discurso em articulação com a História das Ideias Linguísticas, buscamos compreender como se dão os processos de (não) implementação do Novo Ensino Médio (NEM), determinados por políticas públicas de uma formação social capitalista neoliberal. Para tanto, tomamos como material de análise documentos oficiais de instituição e implementação do NEM e seus itinerários formativos, além de um texto midiático sobre as mudanças no NEM. No campo da resistência, analisamos um texto de notícia da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, de maio de 2023. |
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Discursividade da implementação do novo ensino médio: sentidos em disputa, desigualdades e resistência Discursiveness of the implementation of the new high school: senses in dispute, inequalities and resistanceBNCCNew High SchooldiscursivitydominationresistanceBNCCNovo Ensino MédiodiscursividadedominaçãoresistênciaNeste trabalho, filiado à Análise de Discurso em articulação com a História das Ideias Linguísticas, buscamos compreender como se dão os processos de (não) implementação do Novo Ensino Médio (NEM), determinados por políticas públicas de uma formação social capitalista neoliberal. Para tanto, tomamos como material de análise documentos oficiais de instituição e implementação do NEM e seus itinerários formativos, além de um texto midiático sobre as mudanças no NEM. No campo da resistência, analisamos um texto de notícia da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, de maio de 2023. In this work, affiliated with Discourse Analysis in conjunction with the History of Linguistic Ideas, we seek to understand how the processes of (non) implementation of the New High School (NEM) occur, determined by public policies of a neoliberal capitalist social formation. To this end, we took as analysis material official documents on the institution and implementation of the NEM and its training itineraries, in addition to a media text about the changes in the NEM. In the field of resistance, we analyze a news text from the National Campaign for the Right to Education, from May 2023.Universidade do Estado de Mato Grosso2024-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/1198510.30681/2594.9063.2023v7n2id11985Traços de Linguagem - Revista de Estudos Linguísticos; v. 7 n. 2 (2023): Discurso e Direitos Sociais (volume 1)2594-9063reponame:Revista: Traços de Linguageminstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UEMTporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11985/8322Copyright (c) 2024 Juciele Pereira Dias , Andréa Rodrigues, Luciana Nogueirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Dias , Juciele PereiraRodrigues, AndréaNogueira, Luciana2024-03-07T21:28:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11985Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/oai2594-90632594-9063opendoar:2024-03-07T21:28:38Revista: Traços de Linguagem - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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