Discursividade da implementação do novo ensino médio: sentidos em disputa, desigualdades e resistência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias , Juciele Pereira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Rodrigues, Andréa, Nogueira, Luciana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista: Traços de Linguagem
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/tracos/article/view/11985
Resumo: Neste trabalho, filiado à Análise de Discurso em articulação com a História das Ideias Linguísticas, buscamos compreender como se dão os processos de (não) implementação do Novo Ensino Médio (NEM), determinados por políticas públicas de uma formação social capitalista neoliberal. Para tanto, tomamos como material de análise documentos oficiais de instituição e implementação do NEM e seus itinerários formativos, além de um  texto midiático sobre as mudanças no NEM. No campo da resistência, analisamos um texto de notícia da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, de maio de 2023.  
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