A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kierepka, Janice Silvana Novakowski
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Costa Güllich, Roque Ismael, Zanon, Lenir Basso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3335
Resumo: Resumo: Neste texto, relataremos experiência vivenciada no desenvolvimento de um projeto inserido no PICMEL da FAPERGS. O projeto foi desenvolvido de outubro de 2014 a novembro de 2015, em uma escola na cidade de Guarani das Missões/RS, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, intitulado: “A pesquisa científico-escolar na Educação Básica e reconhecimento da área de Ciências Biológicas”. Serão descritas a constituição do grupo, os objetivos almejados, as ações abrangidas no programa, bem como discutidas algumas contribuições do programa à formação dos alunos e professores, depreendidas a partir da investigação de diários de bordo de integrantes do grupo. Defendemos que o diário de bordo pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar, à medida que identificamos indícios da reconstrução de concepções de pesquisa com base na perspectiva do Educar pela Pesquisa: valorização do protagonismo do aluno; na reconstrução dos conhecimentos; com o professor como orientador da pesquisa; no resgate da autonomia do aluno; para o levantamento das curiosidades formuladas pelos alunos, a leitura e a escrita. Desse modo, identificamos indícios de pressupostos que norteiam o Educar pela Pesquisa, o que aponta para a possibilidade de utilizá-lo para a transformação das concepções de professores em formação continuada, com a superação de visões tradicionais, e nos permite reafirmar também a relevância de grupos de formação continuada, enquanto espaços que auxiliam na transformação de concepções de docência e quiçá de práticas pedagógicas. Palavras-chaves: Educar pela Pesquisa. Diário de bordo. Reflexão. Internalização. THE CONTRIBUTION OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES WITH RESEARCH IN THE TRAINING OF TEACHERS AND STUDENTS OF BASIC EDUCATION Abstract: In this text we describe an experience in the development of a project at PICMEL from FAPERGS scholarship. The project was developed from October 2014 to November 2015 in a school from the city of Guarani das Missões/RS, in cooperation with Federal University of Fronteira Sul (UFFS), from Cerro Largo/RS, named: “The scientific-school research in Basic Education and the recognition in the area of Biologic Science”. The participants of the group, the objectives and the actions from the program are reported, as well as the discussion on some contributions of the program, the teachers and students training from the investigation of the logbook from the group.  We sustain that the logbook is an instrument that can contribute through reflection in the process of internalization of concepts and ways of research, as we identify clues of the research concepts reconstruction based on Educate through Research: promotion of the students’ prominence; importance of knowledge reconstruction; teachers as research advisors; students’ empowerment recover; importance of the curiosities formulated by students, reading and writing. In this way, we identify evidences of assumptions that orientate the Educate through Research which indicate to the possibility of the transformation of  the concepts of teachers in continuing education, with the overcoming of traditional views, and allows us to confirm also the importance of continuing education groups  as  spaces that help in the changing of concepts of teaching and pedagogical practices. Keywords: Educate Through Research. Logbook. Reflection. Internalization.
id IFRS-1_8e596e927ca4d09a5f6f449a4c9a61f1
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3335
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básicaResumo: Neste texto, relataremos experiência vivenciada no desenvolvimento de um projeto inserido no PICMEL da FAPERGS. O projeto foi desenvolvido de outubro de 2014 a novembro de 2015, em uma escola na cidade de Guarani das Missões/RS, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, intitulado: “A pesquisa científico-escolar na Educação Básica e reconhecimento da área de Ciências Biológicas”. Serão descritas a constituição do grupo, os objetivos almejados, as ações abrangidas no programa, bem como discutidas algumas contribuições do programa à formação dos alunos e professores, depreendidas a partir da investigação de diários de bordo de integrantes do grupo. Defendemos que o diário de bordo pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar, à medida que identificamos indícios da reconstrução de concepções de pesquisa com base na perspectiva do Educar pela Pesquisa: valorização do protagonismo do aluno; na reconstrução dos conhecimentos; com o professor como orientador da pesquisa; no resgate da autonomia do aluno; para o levantamento das curiosidades formuladas pelos alunos, a leitura e a escrita. Desse modo, identificamos indícios de pressupostos que norteiam o Educar pela Pesquisa, o que aponta para a possibilidade de utilizá-lo para a transformação das concepções de professores em formação continuada, com a superação de visões tradicionais, e nos permite reafirmar também a relevância de grupos de formação continuada, enquanto espaços que auxiliam na transformação de concepções de docência e quiçá de práticas pedagógicas. Palavras-chaves: Educar pela Pesquisa. Diário de bordo. Reflexão. Internalização. THE CONTRIBUTION OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES WITH RESEARCH IN THE TRAINING OF TEACHERS AND STUDENTS OF BASIC EDUCATION Abstract: In this text we describe an experience in the development of a project at PICMEL from FAPERGS scholarship. The project was developed from October 2014 to November 2015 in a school from the city of Guarani das Missões/RS, in cooperation with Federal University of Fronteira Sul (UFFS), from Cerro Largo/RS, named: “The scientific-school research in Basic Education and the recognition in the area of Biologic Science”. The participants of the group, the objectives and the actions from the program are reported, as well as the discussion on some contributions of the program, the teachers and students training from the investigation of the logbook from the group.  We sustain that the logbook is an instrument that can contribute through reflection in the process of internalization of concepts and ways of research, as we identify clues of the research concepts reconstruction based on Educate through Research: promotion of the students’ prominence; importance of knowledge reconstruction; teachers as research advisors; students’ empowerment recover; importance of the curiosities formulated by students, reading and writing. In this way, we identify evidences of assumptions that orientate the Educate through Research which indicate to the possibility of the transformation of  the concepts of teachers in continuing education, with the overcoming of traditional views, and allows us to confirm also the importance of continuing education groups  as  spaces that help in the changing of concepts of teaching and pedagogical practices. Keywords: Educate Through Research. Logbook. Reflection. Internalization.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/333510.35819/tear.v8.n1.a3335#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 8 No. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 8 Núm. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS2238-807910.35819/tear.v8.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3335/2310Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessKierepka, Janice Silvana Novakowskida Costa Güllich, Roque IsmaelZanon, Lenir Basso2019-08-25T00:33:58Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3335Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:33:58Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica
title A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica
spellingShingle A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica
Kierepka, Janice Silvana Novakowski
title_short A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica
title_full A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica
title_fullStr A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica
title_full_unstemmed A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica
title_sort A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica
author Kierepka, Janice Silvana Novakowski
author_facet Kierepka, Janice Silvana Novakowski
da Costa Güllich, Roque Ismael
Zanon, Lenir Basso
author_role author
author2 da Costa Güllich, Roque Ismael
Zanon, Lenir Basso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kierepka, Janice Silvana Novakowski
da Costa Güllich, Roque Ismael
Zanon, Lenir Basso
description Resumo: Neste texto, relataremos experiência vivenciada no desenvolvimento de um projeto inserido no PICMEL da FAPERGS. O projeto foi desenvolvido de outubro de 2014 a novembro de 2015, em uma escola na cidade de Guarani das Missões/RS, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, intitulado: “A pesquisa científico-escolar na Educação Básica e reconhecimento da área de Ciências Biológicas”. Serão descritas a constituição do grupo, os objetivos almejados, as ações abrangidas no programa, bem como discutidas algumas contribuições do programa à formação dos alunos e professores, depreendidas a partir da investigação de diários de bordo de integrantes do grupo. Defendemos que o diário de bordo pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar, à medida que identificamos indícios da reconstrução de concepções de pesquisa com base na perspectiva do Educar pela Pesquisa: valorização do protagonismo do aluno; na reconstrução dos conhecimentos; com o professor como orientador da pesquisa; no resgate da autonomia do aluno; para o levantamento das curiosidades formuladas pelos alunos, a leitura e a escrita. Desse modo, identificamos indícios de pressupostos que norteiam o Educar pela Pesquisa, o que aponta para a possibilidade de utilizá-lo para a transformação das concepções de professores em formação continuada, com a superação de visões tradicionais, e nos permite reafirmar também a relevância de grupos de formação continuada, enquanto espaços que auxiliam na transformação de concepções de docência e quiçá de práticas pedagógicas. Palavras-chaves: Educar pela Pesquisa. Diário de bordo. Reflexão. Internalização. THE CONTRIBUTION OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES WITH RESEARCH IN THE TRAINING OF TEACHERS AND STUDENTS OF BASIC EDUCATION Abstract: In this text we describe an experience in the development of a project at PICMEL from FAPERGS scholarship. The project was developed from October 2014 to November 2015 in a school from the city of Guarani das Missões/RS, in cooperation with Federal University of Fronteira Sul (UFFS), from Cerro Largo/RS, named: “The scientific-school research in Basic Education and the recognition in the area of Biologic Science”. The participants of the group, the objectives and the actions from the program are reported, as well as the discussion on some contributions of the program, the teachers and students training from the investigation of the logbook from the group.  We sustain that the logbook is an instrument that can contribute through reflection in the process of internalization of concepts and ways of research, as we identify clues of the research concepts reconstruction based on Educate through Research: promotion of the students’ prominence; importance of knowledge reconstruction; teachers as research advisors; students’ empowerment recover; importance of the curiosities formulated by students, reading and writing. In this way, we identify evidences of assumptions that orientate the Educate through Research which indicate to the possibility of the transformation of  the concepts of teachers in continuing education, with the overcoming of traditional views, and allows us to confirm also the importance of continuing education groups  as  spaces that help in the changing of concepts of teaching and pedagogical practices. Keywords: Educate Through Research. Logbook. Reflection. Internalization.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3335
10.35819/tear.v8.n1.a3335
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3335
identifier_str_mv 10.35819/tear.v8.n1.a3335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3335/2310
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 8 No. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 8 Núm. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS
2238-8079
10.35819/tear.v8.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1814253919238356992