Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goi, Mara Elisângela Jappe
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Flávia Maria Teixeira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3260
Resumo: Resumo: Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico.Palavras-Chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Metodologia de Resolução de Problemas. METHODOLOGICAL ASPECTS OF THE PROBLEM-SOLVING METHODOLOGY IN THE TRAINING OF TEACHERS OF NATURAL SCIENCES  Abstract: In this work we report an experience in the training of teachers of natural sciences that aims to deepen the conceptual and methodological aspects of Problem-Solving Methodology. For this purpose, we sought to dialogue with different educational theoretical references of the epistemological, pedagogical and psychological fields. Aspects seized during the stages of the training course are discussed. The records of the diaries and field notes of the researchers and the testimonials of the teachers during the training were analyzed. The experience gained and the data obtained indicated that the development of skills in the problem-solving process can be carried out in the course of training, and permitted, as well, to raise a series of issues regarding teacher training. Thus, it is understood that this process is a complex task especially when it comes to the practical-reflexive training and the expansion of didactic abilities and strategies in what concerns the production and use of teaching materials.Keywords: Teacher Education. Science Education. Problem Solving. Methodology. 
id IFRS-1_dea4bb9913e770d495b695af75dde9a9
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3260
network_acronym_str IFRS-1
network_name_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository_id_str
spelling Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da NaturezaResumo: Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico.Palavras-Chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Metodologia de Resolução de Problemas. METHODOLOGICAL ASPECTS OF THE PROBLEM-SOLVING METHODOLOGY IN THE TRAINING OF TEACHERS OF NATURAL SCIENCES  Abstract: In this work we report an experience in the training of teachers of natural sciences that aims to deepen the conceptual and methodological aspects of Problem-Solving Methodology. For this purpose, we sought to dialogue with different educational theoretical references of the epistemological, pedagogical and psychological fields. Aspects seized during the stages of the training course are discussed. The records of the diaries and field notes of the researchers and the testimonials of the teachers during the training were analyzed. The experience gained and the data obtained indicated that the development of skills in the problem-solving process can be carried out in the course of training, and permitted, as well, to raise a series of issues regarding teacher training. Thus, it is understood that this process is a complex task especially when it comes to the practical-reflexive training and the expansion of didactic abilities and strategies in what concerns the production and use of teaching materials.Keywords: Teacher Education. Science Education. Problem Solving. Methodology. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/326010.35819/tear.v8.n1.a3260#Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 8 No. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 8 Núm. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS2238-807910.35819/tear.v8.n1reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologiainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3260/2309Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccessGoi, Mara Elisângela JappeSantos, Flávia Maria Teixeira dos2019-08-25T00:33:58Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3260Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tearPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/oai||tear@canoas.ifrs.edu.br2238-80792238-8079opendoar:2019-08-25T00:33:58Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da Natureza
title Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da Natureza
spellingShingle Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da Natureza
Goi, Mara Elisângela Jappe
title_short Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da Natureza
title_full Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da Natureza
title_fullStr Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da Natureza
title_sort Aspectos metodológicos da resolução de problemas na formação de professores de Ciências da Natureza
author Goi, Mara Elisângela Jappe
author_facet Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author_role author
author2 Santos, Flávia Maria Teixeira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Goi, Mara Elisângela Jappe
Santos, Flávia Maria Teixeira dos
description Resumo: Neste trabalho, relata-se uma experiência na formação de professores de ciências da natureza que teve por objetivo aprofundar os aspectos conceituais e metodológicos da Resolução de Problemas. Para isso, procurou-se dialogar com diferentes referenciais teóricos do campo epistemológico, pedagógico e psicológico da educação. Discute-se aspectos apreendidos durante as etapas do curso de formação. Foram analisados os registros do diário de campo das pesquisadoras e os depoimentos dos professores no decorrer do curso de formação. A experiência realizada e os dados obtidos indicaram que o desenvolvimento de competências no processo de elaboração de problemas pode ser realizado em curso de formação, como também permitiu levantar uma série de questões da formação de professores. Assim, entende-se que esse processo é uma tarefa complexa, principalmente quanto à formação prático-reflexiva e à ampliação de habilidades e estratégias didáticas no que se refere à produção e utilização de material pedagógico.Palavras-Chave: Formação de professores. Ensino de Ciências. Metodologia de Resolução de Problemas. METHODOLOGICAL ASPECTS OF THE PROBLEM-SOLVING METHODOLOGY IN THE TRAINING OF TEACHERS OF NATURAL SCIENCES  Abstract: In this work we report an experience in the training of teachers of natural sciences that aims to deepen the conceptual and methodological aspects of Problem-Solving Methodology. For this purpose, we sought to dialogue with different educational theoretical references of the epistemological, pedagogical and psychological fields. Aspects seized during the stages of the training course are discussed. The records of the diaries and field notes of the researchers and the testimonials of the teachers during the training were analyzed. The experience gained and the data obtained indicated that the development of skills in the problem-solving process can be carried out in the course of training, and permitted, as well, to raise a series of issues regarding teacher training. Thus, it is understood that this process is a complex task especially when it comes to the practical-reflexive training and the expansion of didactic abilities and strategies in what concerns the production and use of teaching materials.Keywords: Teacher Education. Science Education. Problem Solving. Methodology. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3260
10.35819/tear.v8.n1.a3260
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3260
identifier_str_mv 10.35819/tear.v8.n1.a3260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3260/2309
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv #Tear: Journal of Education, Science and Technology; Vol. 8 No. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS
#Tear Revista de Educación, Ciencia y Tecnología; Vol. 8 Núm. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS
#Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia; v. 8 n. 1 (2019): MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E UTOPIAS
2238-8079
10.35819/tear.v8.n1
reponame:Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
collection Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||tear@canoas.ifrs.edu.br
_version_ 1798951574982098944