Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552 |
Resumo: | Este artigo investiga o uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na motivação da aprendizagem e reconstrução na forma do pensar e fazer o algoritmo da divisão para sanar as dificuldades dos alunos no cotidiano escolar, bem como, apoiar a prática pedagógica do educador. O objetivo foi demonstrar que as Tecnologias Digitais são de suma importância para criar uma prática mediada pelas mesmas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado e, o professor, mediador das ações de aprendizagem. O presente estudo constatou que o uso de OVAs tem papel relevante na aprendizagem, transformando o educando, o educador e as práticas pedagógicas, pois ao educando foi proporcionado a possibilidade de criar, buscar maneiras de fazer, pensar e aprender a divisão, encontrar soluções, reconstruir conceitos e vivenciar saberes. Como resultados, constatou-se que os OVAs ofereceram crescimento ao grupo na arte de construir e intensificar o trabalho com a divisão e facilitaram a (re)construção do conhecimento. Além disso, esta prática proporcionou novas habilidades, favorecendo os caminhos para se chegar a resultados por meio de uma forma diferenciada de vivenciar e exercitar a divisão. Concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais apresentou significado importante no processo de ensino e aprendizagem como uma solução que pode beneficiar a todos, professores e alunos, promovendo uma mudança significativa no dia a dia escolar e proporcionando um aprendizado expressivo e de qualidade tornando-se um apoio pedagógico para a construção do saber. |
id |
IFRS-2_3ba8b12ce401ade25cc53db98bef15ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1552 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias DigitaisDivisãoObjetos Virtuais de AprendizagemTecnologias DigitaisEste artigo investiga o uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na motivação da aprendizagem e reconstrução na forma do pensar e fazer o algoritmo da divisão para sanar as dificuldades dos alunos no cotidiano escolar, bem como, apoiar a prática pedagógica do educador. O objetivo foi demonstrar que as Tecnologias Digitais são de suma importância para criar uma prática mediada pelas mesmas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado e, o professor, mediador das ações de aprendizagem. O presente estudo constatou que o uso de OVAs tem papel relevante na aprendizagem, transformando o educando, o educador e as práticas pedagógicas, pois ao educando foi proporcionado a possibilidade de criar, buscar maneiras de fazer, pensar e aprender a divisão, encontrar soluções, reconstruir conceitos e vivenciar saberes. Como resultados, constatou-se que os OVAs ofereceram crescimento ao grupo na arte de construir e intensificar o trabalho com a divisão e facilitaram a (re)construção do conhecimento. Além disso, esta prática proporcionou novas habilidades, favorecendo os caminhos para se chegar a resultados por meio de uma forma diferenciada de vivenciar e exercitar a divisão. Concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais apresentou significado importante no processo de ensino e aprendizagem como uma solução que pode beneficiar a todos, professores e alunos, promovendo uma mudança significativa no dia a dia escolar e proporcionando um aprendizado expressivo e de qualidade tornando-se um apoio pedagógico para a construção do saber.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/155210.35819/remat2016v2i2id1552REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 105-121REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 105-121REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 105-1212447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552/1313Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Ivelise KraideVelho, André Ricardo TheodoroBarwaldt, Regina2022-12-28T15:54:34Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1552Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:54:34Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais |
title |
Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais |
spellingShingle |
Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais Alves, Ivelise Kraide Divisão Objetos Virtuais de Aprendizagem Tecnologias Digitais |
title_short |
Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais |
title_full |
Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais |
title_fullStr |
Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais |
title_full_unstemmed |
Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais |
title_sort |
Repensando a forma de ensinar e aprender a divisão por meio das Tecnologias Digitais |
author |
Alves, Ivelise Kraide |
author_facet |
Alves, Ivelise Kraide Velho, André Ricardo Theodoro Barwaldt, Regina |
author_role |
author |
author2 |
Velho, André Ricardo Theodoro Barwaldt, Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Ivelise Kraide Velho, André Ricardo Theodoro Barwaldt, Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Divisão Objetos Virtuais de Aprendizagem Tecnologias Digitais |
topic |
Divisão Objetos Virtuais de Aprendizagem Tecnologias Digitais |
description |
Este artigo investiga o uso dos Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) na motivação da aprendizagem e reconstrução na forma do pensar e fazer o algoritmo da divisão para sanar as dificuldades dos alunos no cotidiano escolar, bem como, apoiar a prática pedagógica do educador. O objetivo foi demonstrar que as Tecnologias Digitais são de suma importância para criar uma prática mediada pelas mesmas, tornando o aluno protagonista de seu aprendizado e, o professor, mediador das ações de aprendizagem. O presente estudo constatou que o uso de OVAs tem papel relevante na aprendizagem, transformando o educando, o educador e as práticas pedagógicas, pois ao educando foi proporcionado a possibilidade de criar, buscar maneiras de fazer, pensar e aprender a divisão, encontrar soluções, reconstruir conceitos e vivenciar saberes. Como resultados, constatou-se que os OVAs ofereceram crescimento ao grupo na arte de construir e intensificar o trabalho com a divisão e facilitaram a (re)construção do conhecimento. Além disso, esta prática proporcionou novas habilidades, favorecendo os caminhos para se chegar a resultados por meio de uma forma diferenciada de vivenciar e exercitar a divisão. Concluiu-se que o uso das Tecnologias Digitais apresentou significado importante no processo de ensino e aprendizagem como uma solução que pode beneficiar a todos, professores e alunos, promovendo uma mudança significativa no dia a dia escolar e proporcionando um aprendizado expressivo e de qualidade tornando-se um apoio pedagógico para a construção do saber. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552 10.35819/remat2016v2i2id1552 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2016v2i2id1552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1552/1313 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 No. 2 (2016); 105-121 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 2 Núm. 2 (2016); 105-121 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 2 n. 2 (2016); 105-121 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705179381760 |