Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma experiência didática com foco no ensino-aprendizagem de elementos da Geometria Analítica com a utilização de um software que permite a construção de elementos geométricos, associando o estudo de Matemática e Artes. Buscou-se verificar se essa associação pode oportunizar aos alunos uma nova perspectiva para esses conteúdos e ampliar sua percepção sobre a matemática presente no cotidiano. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de cinco semanas para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa dos dados foi obtida relacionando-se o relato de experiência das atividades realizadas referentes aos conteúdos matemáticos com os registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento de uma atividade final que envolvia a reprodução de uma obra de arte. Os resultados apresentados apontam que o uso das tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. |
id |
IFRS-2_c2afc9387c5993fdf38a1d1a077aaf3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2472 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEqTecnologiasGeometria AnalíticaGrafEqEste artigo é resultado de uma experiência didática com foco no ensino-aprendizagem de elementos da Geometria Analítica com a utilização de um software que permite a construção de elementos geométricos, associando o estudo de Matemática e Artes. Buscou-se verificar se essa associação pode oportunizar aos alunos uma nova perspectiva para esses conteúdos e ampliar sua percepção sobre a matemática presente no cotidiano. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de cinco semanas para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa dos dados foi obtida relacionando-se o relato de experiência das atividades realizadas referentes aos conteúdos matemáticos com os registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento de uma atividade final que envolvia a reprodução de uma obra de arte. Os resultados apresentados apontam que o uso das tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/247210.35819/remat2017v3i2id2472REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 24-39REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 24-39REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 24-392447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472/1760Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFiegenbaum, JosianeMathias, Carmen Vieira2022-12-28T15:56:37Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2472Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:56:37Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq |
title |
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq |
spellingShingle |
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq Fiegenbaum, Josiane Tecnologias Geometria Analítica GrafEq |
title_short |
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq |
title_full |
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq |
title_fullStr |
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq |
title_full_unstemmed |
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq |
title_sort |
Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq |
author |
Fiegenbaum, Josiane |
author_facet |
Fiegenbaum, Josiane Mathias, Carmen Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Mathias, Carmen Vieira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fiegenbaum, Josiane Mathias, Carmen Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias Geometria Analítica GrafEq |
topic |
Tecnologias Geometria Analítica GrafEq |
description |
Este artigo é resultado de uma experiência didática com foco no ensino-aprendizagem de elementos da Geometria Analítica com a utilização de um software que permite a construção de elementos geométricos, associando o estudo de Matemática e Artes. Buscou-se verificar se essa associação pode oportunizar aos alunos uma nova perspectiva para esses conteúdos e ampliar sua percepção sobre a matemática presente no cotidiano. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de cinco semanas para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa dos dados foi obtida relacionando-se o relato de experiência das atividades realizadas referentes aos conteúdos matemáticos com os registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento de uma atividade final que envolvia a reprodução de uma obra de arte. Os resultados apresentados apontam que o uso das tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472 10.35819/remat2017v3i2id2472 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2017v3i2id2472 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472/1760 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 24-39 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 24-39 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 24-39 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705231810560 |