Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiegenbaum, Josiane
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mathias, Carmen Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472
Resumo: Este artigo é resultado de uma experiência didática com foco no ensino-aprendizagem de elementos da Geometria Analítica com a utilização de um software que permite a construção de elementos geométricos, associando o estudo de Matemática e Artes. Buscou-se verificar se essa associação pode oportunizar aos alunos uma nova perspectiva para esses conteúdos e ampliar sua percepção sobre a matemática presente no cotidiano. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de cinco semanas para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa dos dados foi obtida relacionando-se o relato de experiência das atividades realizadas referentes aos conteúdos matemáticos com os registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento de uma atividade final que envolvia a reprodução de uma obra de arte. Os resultados apresentados apontam que o uso das tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.
id IFRS-2_c2afc9387c5993fdf38a1d1a077aaf3b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2472
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEqTecnologiasGeometria AnalíticaGrafEqEste artigo é resultado de uma experiência didática com foco no ensino-aprendizagem de elementos da Geometria Analítica com a utilização de um software que permite a construção de elementos geométricos, associando o estudo de Matemática e Artes. Buscou-se verificar se essa associação pode oportunizar aos alunos uma nova perspectiva para esses conteúdos e ampliar sua percepção sobre a matemática presente no cotidiano. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de cinco semanas para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa dos dados foi obtida relacionando-se o relato de experiência das atividades realizadas referentes aos conteúdos matemáticos com os registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento de uma atividade final que envolvia a reprodução de uma obra de arte. Os resultados apresentados apontam que o uso das tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2017-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/247210.35819/remat2017v3i2id2472REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 24-39REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 24-39REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 24-392447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472/1760Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessFiegenbaum, JosianeMathias, Carmen Vieira2022-12-28T15:56:37Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/2472Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T15:56:37Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
title Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
spellingShingle Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
Fiegenbaum, Josiane
Tecnologias
Geometria Analítica
GrafEq
title_short Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
title_full Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
title_fullStr Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
title_full_unstemmed Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
title_sort Uma abordagem destinada à compreensão de elementos de Geometria Analítica por meio do software GrafEq
author Fiegenbaum, Josiane
author_facet Fiegenbaum, Josiane
Mathias, Carmen Vieira
author_role author
author2 Mathias, Carmen Vieira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiegenbaum, Josiane
Mathias, Carmen Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias
Geometria Analítica
GrafEq
topic Tecnologias
Geometria Analítica
GrafEq
description Este artigo é resultado de uma experiência didática com foco no ensino-aprendizagem de elementos da Geometria Analítica com a utilização de um software que permite a construção de elementos geométricos, associando o estudo de Matemática e Artes. Buscou-se verificar se essa associação pode oportunizar aos alunos uma nova perspectiva para esses conteúdos e ampliar sua percepção sobre a matemática presente no cotidiano. Para tal, foram aplicadas atividades ao longo de cinco semanas para duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A análise qualitativa dos dados foi obtida relacionando-se o relato de experiência das atividades realizadas referentes aos conteúdos matemáticos com os registros apresentados pelos alunos no desenvolvimento de uma atividade final que envolvia a reprodução de uma obra de arte. Os resultados apresentados apontam que o uso das tecnologias pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem de Matemática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472
10.35819/remat2017v3i2id2472
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472
identifier_str_mv 10.35819/remat2017v3i2id2472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2472/1760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 No. 2 (2017); 24-39
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 3 Núm. 2 (2017); 24-39
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 3 n. 2 (2017); 24-39
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705231810560