Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/149093 |
Resumo: | Esse relato apresenta uma experiência didática que realizamos com estudantes do segundo ano do ensino médio, com principal objetivo de promover uma reflexão acerca das possibilidades e limitações da prática realizada. A atividade que propomos consiste em relacionar a matemática e a arte juntamente com a utilização de tecnologias informáticas, a partir da construção de réplicas de obras de arte do artista brasileiro Geraldo de Barros com o uso do software GrafEq. Dentre as possibilidades da proposta, identificou-se que foi proporcionado aos estudantes a obtenção de novos conhecimentos em relação à matemática e à arte, sendo que reconhecemos como fundamental para o desenvolvimento da mesma a utilização de recurso tecnológico. Com relação às limitações da proposta, será importante pensar em estratégias que possam instigar a todos os alunos a participarem da tarefa. |
id |
UFRGS-2_b402c22b194d52aaaa9c548f4a182e32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149093 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Berlanda, Juliane CarlaSoares, Débora da Silva2016-10-18T02:17:54Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/149093001002407Esse relato apresenta uma experiência didática que realizamos com estudantes do segundo ano do ensino médio, com principal objetivo de promover uma reflexão acerca das possibilidades e limitações da prática realizada. A atividade que propomos consiste em relacionar a matemática e a arte juntamente com a utilização de tecnologias informáticas, a partir da construção de réplicas de obras de arte do artista brasileiro Geraldo de Barros com o uso do software GrafEq. Dentre as possibilidades da proposta, identificou-se que foi proporcionado aos estudantes a obtenção de novos conhecimentos em relação à matemática e à arte, sendo que reconhecemos como fundamental para o desenvolvimento da mesma a utilização de recurso tecnológico. Com relação às limitações da proposta, será importante pensar em estratégias que possam instigar a todos os alunos a participarem da tarefa.This report presents an educational experience that has been conducted with students of the second year of high school with the main purpose to promote a reflection on the possibilities and limitations of the accomplished practice. The activity that has been proposed is to relate mathematics and art along with the use of information technologies, from the construction of replicas of the Brazilian artist works Geraldo de Barros using the GrafEq software. Among the possibilities of the proposal, it was identified that students could get new knowledge regarding mathematics and art, and the use of technological resources have been recognized as fundamental to its development. In relation to the limitations of the proposal, it will be important to think about strategies that can instigate all students to participate in the task.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [10 f.]Ensino-aprendizagemSoftware GrafEqMathematics and artTechnologiesGrafEq softwarePossibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino MédioOpportunities of GrafEq software use in respect of mathematics and art in secundary education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002407.pdf001002407.pdfTexto completoapplication/pdf743225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/1/001002407.pdf6a26b674497e4614b62c7390e09a8fb9MD51TEXT001002407.pdf.txt001002407.pdf.txtExtracted Texttext/plain27767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/2/001002407.pdf.txtc62a5aac013b828cac789887c9108bccMD52THUMBNAIL001002407.pdf.jpg001002407.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/3/001002407.pdf.jpgb75750b11f22c4bb80d72fe79977f4daMD5310183/1490932018-10-29 09:14:55.436oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149093Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:14:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Opportunities of GrafEq software use in respect of mathematics and art in secundary education |
title |
Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio |
spellingShingle |
Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio Berlanda, Juliane Carla Ensino-aprendizagem Software GrafEq Mathematics and art Technologies GrafEq software |
title_short |
Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio |
title_full |
Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio |
title_fullStr |
Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio |
title_sort |
Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio |
author |
Berlanda, Juliane Carla |
author_facet |
Berlanda, Juliane Carla Soares, Débora da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Débora da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berlanda, Juliane Carla Soares, Débora da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Software GrafEq |
topic |
Ensino-aprendizagem Software GrafEq Mathematics and art Technologies GrafEq software |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematics and art Technologies GrafEq software |
description |
Esse relato apresenta uma experiência didática que realizamos com estudantes do segundo ano do ensino médio, com principal objetivo de promover uma reflexão acerca das possibilidades e limitações da prática realizada. A atividade que propomos consiste em relacionar a matemática e a arte juntamente com a utilização de tecnologias informáticas, a partir da construção de réplicas de obras de arte do artista brasileiro Geraldo de Barros com o uso do software GrafEq. Dentre as possibilidades da proposta, identificou-se que foi proporcionado aos estudantes a obtenção de novos conhecimentos em relação à matemática e à arte, sendo que reconhecemos como fundamental para o desenvolvimento da mesma a utilização de recurso tecnológico. Com relação às limitações da proposta, será importante pensar em estratégias que possam instigar a todos os alunos a participarem da tarefa. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-10-18T02:17:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/149093 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1679-1916 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001002407 |
identifier_str_mv |
1679-1916 001002407 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/149093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [10 f.] |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/1/001002407.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/2/001002407.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/3/001002407.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6a26b674497e4614b62c7390e09a8fb9 c62a5aac013b828cac789887c9108bcc b75750b11f22c4bb80d72fe79977f4da |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447623584186368 |