Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berlanda, Juliane Carla
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Soares, Débora da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/149093
Resumo: Esse relato apresenta uma experiência didática que realizamos com estudantes do segundo ano do ensino médio, com principal objetivo de promover uma reflexão acerca das possibilidades e limitações da prática realizada. A atividade que propomos consiste em relacionar a matemática e a arte juntamente com a utilização de tecnologias informáticas, a partir da construção de réplicas de obras de arte do artista brasileiro Geraldo de Barros com o uso do software GrafEq. Dentre as possibilidades da proposta, identificou-se que foi proporcionado aos estudantes a obtenção de novos conhecimentos em relação à matemática e à arte, sendo que reconhecemos como fundamental para o desenvolvimento da mesma a utilização de recurso tecnológico. Com relação às limitações da proposta, será importante pensar em estratégias que possam instigar a todos os alunos a participarem da tarefa.
id UFRGS-2_b402c22b194d52aaaa9c548f4a182e32
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149093
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Berlanda, Juliane CarlaSoares, Débora da Silva2016-10-18T02:17:54Z20151679-1916http://hdl.handle.net/10183/149093001002407Esse relato apresenta uma experiência didática que realizamos com estudantes do segundo ano do ensino médio, com principal objetivo de promover uma reflexão acerca das possibilidades e limitações da prática realizada. A atividade que propomos consiste em relacionar a matemática e a arte juntamente com a utilização de tecnologias informáticas, a partir da construção de réplicas de obras de arte do artista brasileiro Geraldo de Barros com o uso do software GrafEq. Dentre as possibilidades da proposta, identificou-se que foi proporcionado aos estudantes a obtenção de novos conhecimentos em relação à matemática e à arte, sendo que reconhecemos como fundamental para o desenvolvimento da mesma a utilização de recurso tecnológico. Com relação às limitações da proposta, será importante pensar em estratégias que possam instigar a todos os alunos a participarem da tarefa.This report presents an educational experience that has been conducted with students of the second year of high school with the main purpose to promote a reflection on the possibilities and limitations of the accomplished practice. The activity that has been proposed is to relate mathematics and art along with the use of information technologies, from the construction of replicas of the Brazilian artist works Geraldo de Barros using the GrafEq software. Among the possibilities of the proposal, it was identified that students could get new knowledge regarding mathematics and art, and the use of technological resources have been recognized as fundamental to its development. In relation to the limitations of the proposal, it will be important to think about strategies that can instigate all students to participate in the task.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [10 f.]Ensino-aprendizagemSoftware GrafEqMathematics and artTechnologiesGrafEq softwarePossibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino MédioOpportunities of GrafEq software use in respect of mathematics and art in secundary education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001002407.pdf001002407.pdfTexto completoapplication/pdf743225http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/1/001002407.pdf6a26b674497e4614b62c7390e09a8fb9MD51TEXT001002407.pdf.txt001002407.pdf.txtExtracted Texttext/plain27767http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/2/001002407.pdf.txtc62a5aac013b828cac789887c9108bccMD52THUMBNAIL001002407.pdf.jpg001002407.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/3/001002407.pdf.jpgb75750b11f22c4bb80d72fe79977f4daMD5310183/1490932018-10-29 09:14:55.436oai:www.lume.ufrgs.br:10183/149093Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:14:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Opportunities of GrafEq software use in respect of mathematics and art in secundary education
title Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
spellingShingle Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
Berlanda, Juliane Carla
Ensino-aprendizagem
Software GrafEq
Mathematics and art
Technologies
GrafEq software
title_short Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
title_full Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
title_fullStr Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
title_full_unstemmed Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
title_sort Possibilidades de utilização do software GrafEq na relação da matemática e arte no Ensino Médio
author Berlanda, Juliane Carla
author_facet Berlanda, Juliane Carla
Soares, Débora da Silva
author_role author
author2 Soares, Débora da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berlanda, Juliane Carla
Soares, Débora da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Software GrafEq
topic Ensino-aprendizagem
Software GrafEq
Mathematics and art
Technologies
GrafEq software
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematics and art
Technologies
GrafEq software
description Esse relato apresenta uma experiência didática que realizamos com estudantes do segundo ano do ensino médio, com principal objetivo de promover uma reflexão acerca das possibilidades e limitações da prática realizada. A atividade que propomos consiste em relacionar a matemática e a arte juntamente com a utilização de tecnologias informáticas, a partir da construção de réplicas de obras de arte do artista brasileiro Geraldo de Barros com o uso do software GrafEq. Dentre as possibilidades da proposta, identificou-se que foi proporcionado aos estudantes a obtenção de novos conhecimentos em relação à matemática e à arte, sendo que reconhecemos como fundamental para o desenvolvimento da mesma a utilização de recurso tecnológico. Com relação às limitações da proposta, será importante pensar em estratégias que possam instigar a todos os alunos a participarem da tarefa.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-18T02:17:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/149093
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001002407
identifier_str_mv 1679-1916
001002407
url http://hdl.handle.net/10183/149093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Porto Alegre. Vol. 13, n. 2 (dez. 2015), [10 f.]
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/1/001002407.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/2/001002407.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/149093/3/001002407.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6a26b674497e4614b62c7390e09a8fb9
c62a5aac013b828cac789887c9108bcc
b75750b11f22c4bb80d72fe79977f4da
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447623584186368