O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Truccollo, Fernanda Schmit
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/387
Resumo: O presente artigo teve como finalidade analisar como o lúdico se apresenta no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, refletindo como a ludicidade pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem e problematizando junto aos docentes desta área sobre o conceito de lúdico em suas práticas com o propósito de identificar como os professores trabalham com a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Para este artigo foi utilizada a metodologia qualitativa e nela o grupo de discussão para a realização da coleta de dados realizado em uma escola municipal de Educação Infantil no município de Nova Prata. Por fim, propõe-se refletir sobre a importância da introdução da Matemática por meio de atividades que abordam a ludicidade na Educação Infantil para que os alunos tenham o contato com tal disciplina de uma maneira lúdica fazendo com que os objetivos sejam desenvolvidos ao longo do ano letivo.
id IFRS-4_92a184afd7ea536aa8f26693c6e257fa
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/387
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantilMatemáticaEducação infantilO presente artigo teve como finalidade analisar como o lúdico se apresenta no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, refletindo como a ludicidade pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem e problematizando junto aos docentes desta área sobre o conceito de lúdico em suas práticas com o propósito de identificar como os professores trabalham com a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Para este artigo foi utilizada a metodologia qualitativa e nela o grupo de discussão para a realização da coleta de dados realizado em uma escola municipal de Educação Infantil no município de Nova Prata. Por fim, propõe-se refletir sobre a importância da introdução da Matemática por meio de atividades que abordam a ludicidade na Educação Infantil para que os alunos tenham o contato com tal disciplina de uma maneira lúdica fazendo com que os objetivos sejam desenvolvidos ao longo do ano letivo.Camargo, Edson CarpesTruccollo, Fernanda Schmit2021-08-05T00:16:23Z2021-08-05T00:16:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T17:51:25Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/387Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T17:51:25Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil
title O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil
spellingShingle O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil
Truccollo, Fernanda Schmit
Matemática
Educação infantil
title_short O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil
title_full O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil
title_fullStr O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil
title_full_unstemmed O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil
title_sort O lúdico no processo de ensino e aprendizagem de matemática na educação infantil
author Truccollo, Fernanda Schmit
author_facet Truccollo, Fernanda Schmit
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Edson Carpes
dc.contributor.author.fl_str_mv Truccollo, Fernanda Schmit
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação infantil
topic Matemática
Educação infantil
description O presente artigo teve como finalidade analisar como o lúdico se apresenta no processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil, refletindo como a ludicidade pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem e problematizando junto aos docentes desta área sobre o conceito de lúdico em suas práticas com o propósito de identificar como os professores trabalham com a construção do conhecimento matemático em sala de aula. Para este artigo foi utilizada a metodologia qualitativa e nela o grupo de discussão para a realização da coleta de dados realizado em uma escola municipal de Educação Infantil no município de Nova Prata. Por fim, propõe-se refletir sobre a importância da introdução da Matemática por meio de atividades que abordam a ludicidade na Educação Infantil para que os alunos tenham o contato com tal disciplina de uma maneira lúdica fazendo com que os objetivos sejam desenvolvidos ao longo do ano letivo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05T00:16:23Z
2021-08-05T00:16:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/387
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022016616497152