Inclusão, uma realidade educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/279 |
Resumo: | Este trabalho busca conhecer o caminho trilhado entre a exclusão, a inclusão escolar e social na escola regular, nos permitindo inúmeras reflexões em torno dos aspectos pedagógicos, administrativos, políticos e filosóficos. Destaca que educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da nossa sociedade, porém deve ser renovada continuamente através da reconstrução dos processos pedagógicos. Analisa através da pesquisa bibliográfica a legislação e teorias pedagógicas. Percebe que a interação com a comunidade escolar possibilita a contribuição coletiva e novos saberes, desencadeando uma atuação concreta e dinâmica. Conclui que o nosso grande desafio é poder oferecer aos alunos uma escola de qualidade, que alcance a todos, sem distinção. Construir um espaço dinâmico de aprendizagem, significa, conduzir as crianças à cidadania de fato. Incluir não é uma tarefa fácil, mas extremamente importante, necessária e desafiadora. Devemos estar todos bem preparados para atender a demanda da comunidade onde estamos inseridos. Esta tarefa exige esforços, investimento, profissionais capacitados para que esta ideia transponha a teoria. |
id |
IFRS-4_a0bb0ebbd1db0de6114b852a69a202c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/279 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão, uma realidade educacionalGestão escolarEducação inclusivaInclusão escolarEste trabalho busca conhecer o caminho trilhado entre a exclusão, a inclusão escolar e social na escola regular, nos permitindo inúmeras reflexões em torno dos aspectos pedagógicos, administrativos, políticos e filosóficos. Destaca que educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da nossa sociedade, porém deve ser renovada continuamente através da reconstrução dos processos pedagógicos. Analisa através da pesquisa bibliográfica a legislação e teorias pedagógicas. Percebe que a interação com a comunidade escolar possibilita a contribuição coletiva e novos saberes, desencadeando uma atuação concreta e dinâmica. Conclui que o nosso grande desafio é poder oferecer aos alunos uma escola de qualidade, que alcance a todos, sem distinção. Construir um espaço dinâmico de aprendizagem, significa, conduzir as crianças à cidadania de fato. Incluir não é uma tarefa fácil, mas extremamente importante, necessária e desafiadora. Devemos estar todos bem preparados para atender a demanda da comunidade onde estamos inseridos. Esta tarefa exige esforços, investimento, profissionais capacitados para que esta ideia transponha a teoria.Milani, MatheusRibeiro, Maria da Graça Rodrigues2021-05-19T23:55:09Z2021-05-19T23:55:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-05-20T00:20:18Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/279Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-05-20T00:20:18Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão, uma realidade educacional |
title |
Inclusão, uma realidade educacional |
spellingShingle |
Inclusão, uma realidade educacional Ribeiro, Maria da Graça Rodrigues Gestão escolar Educação inclusiva Inclusão escolar |
title_short |
Inclusão, uma realidade educacional |
title_full |
Inclusão, uma realidade educacional |
title_fullStr |
Inclusão, uma realidade educacional |
title_full_unstemmed |
Inclusão, uma realidade educacional |
title_sort |
Inclusão, uma realidade educacional |
author |
Ribeiro, Maria da Graça Rodrigues |
author_facet |
Ribeiro, Maria da Graça Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Milani, Matheus |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Maria da Graça Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Educação inclusiva Inclusão escolar |
topic |
Gestão escolar Educação inclusiva Inclusão escolar |
description |
Este trabalho busca conhecer o caminho trilhado entre a exclusão, a inclusão escolar e social na escola regular, nos permitindo inúmeras reflexões em torno dos aspectos pedagógicos, administrativos, políticos e filosóficos. Destaca que educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da nossa sociedade, porém deve ser renovada continuamente através da reconstrução dos processos pedagógicos. Analisa através da pesquisa bibliográfica a legislação e teorias pedagógicas. Percebe que a interação com a comunidade escolar possibilita a contribuição coletiva e novos saberes, desencadeando uma atuação concreta e dinâmica. Conclui que o nosso grande desafio é poder oferecer aos alunos uma escola de qualidade, que alcance a todos, sem distinção. Construir um espaço dinâmico de aprendizagem, significa, conduzir as crianças à cidadania de fato. Incluir não é uma tarefa fácil, mas extremamente importante, necessária e desafiadora. Devemos estar todos bem preparados para atender a demanda da comunidade onde estamos inseridos. Esta tarefa exige esforços, investimento, profissionais capacitados para que esta ideia transponha a teoria. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2021-05-19T23:55:09Z 2021-05-19T23:55:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/279 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/279 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1810022016949944320 |