THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha , Adriana Alves
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moreira , Norma de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia Generalis
Texto Completo: https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/70
Resumo: Introdução: O autismo  hoje está cada vez mais visível na realidade escolar, sendo que a inclusão de alunos com esse e outros tipos de síndromes tem seu direito de alfabetização garantido por lei, entretanto nem sempre as escolas estão devidamente preparadas para receber esses alunos com autismo, ou seja, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que podem apresentar dificuldades no interesse de socialização, atraso na linguagem, dificuldades de se adequar às regras, pobre contato visual, indiferença afetiva, comportamentos de difícil condução, dentre outros. Objetivos:  o objetivo do projeto é promover um estudo com trabalhos já desenvolvidos, com o intuito de identificar possíveis problemas na inclusão de crianças autistas e discutir as propostas soluções existentes para que haja inclusão na sua totalidade. Metodologia: Esse projeto trata-se exclusivamente de uma revisão bibliográfica de trabalhos desenvolvidos para analisar a inclusão de alunos autistas. Para isso, será realizado um referencial teórico por meio de artigos e trabalhos que apresentem abordagem explicativa, embasada na questão do sistema de inclusão apresentando sua realidade nas escolas, dificuldades e soluções encontradas para que esse processo seja realizado com sucesso. Considerações Finais: Portanto, é esperado que com esse trabalho seja possível debater os pontos que podem ser melhorados nas escola, uma vez que o processo de inclusão dos alunos com essa síndrome ainda precisa ser adequado, uma vez que, ainda é comum falhas nesse contexto, deixando de cumprir a legislação, isso por diversos fatores, dentre eles o despreparo. Diante disso, muitos autores mostram soluções que favoreçam a inclusão e o processo alfabetização dos alunos, para que eles consigam se desenvolver da melhor forma possível.
id INDEP-1_152d9869d506af92ad2aef00d28dd458
oai_identifier_str oai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/70
network_acronym_str INDEP-1
network_name_str Scientia Generalis
repository_id_str
spelling THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXTLA LUDICIDAD EN LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORESO ENFRENTAMENTO DO AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLARAutismo; Inclusão; EducaçãoIntrodução: O autismo  hoje está cada vez mais visível na realidade escolar, sendo que a inclusão de alunos com esse e outros tipos de síndromes tem seu direito de alfabetização garantido por lei, entretanto nem sempre as escolas estão devidamente preparadas para receber esses alunos com autismo, ou seja, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que podem apresentar dificuldades no interesse de socialização, atraso na linguagem, dificuldades de se adequar às regras, pobre contato visual, indiferença afetiva, comportamentos de difícil condução, dentre outros. Objetivos:  o objetivo do projeto é promover um estudo com trabalhos já desenvolvidos, com o intuito de identificar possíveis problemas na inclusão de crianças autistas e discutir as propostas soluções existentes para que haja inclusão na sua totalidade. Metodologia: Esse projeto trata-se exclusivamente de uma revisão bibliográfica de trabalhos desenvolvidos para analisar a inclusão de alunos autistas. Para isso, será realizado um referencial teórico por meio de artigos e trabalhos que apresentem abordagem explicativa, embasada na questão do sistema de inclusão apresentando sua realidade nas escolas, dificuldades e soluções encontradas para que esse processo seja realizado com sucesso. Considerações Finais: Portanto, é esperado que com esse trabalho seja possível debater os pontos que podem ser melhorados nas escola, uma vez que o processo de inclusão dos alunos com essa síndrome ainda precisa ser adequado, uma vez que, ainda é comum falhas nesse contexto, deixando de cumprir a legislação, isso por diversos fatores, dentre eles o despreparo. Diante disso, muitos autores mostram soluções que favoreçam a inclusão e o processo alfabetização dos alunos, para que eles consigam se desenvolver da melhor forma possível.Scientia GeneralisScientia GeneralisScientia Generalis2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/70Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 15-15Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 15-15Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 15-152675-2999reponame:Scientia Generalisinstname:Publicação independenteinstacron:INDEPporhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/70/52Copyright (c) 2021 Adriana Alves Cunha , Norma de Fátima Moreira https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha , Adriana Alves Moreira , Norma de Fátima 2023-08-01T03:32:00Zoai:ojs2.scientiageneralis.com.br:article/70Revistahttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SGPRIhttps://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/oaieditor@scientiageneralis.com.br2675-29992675-2999opendoar:2023-08-01T03:32Scientia Generalis - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT
LA LUDICIDAD EN LA PERCEPCIÓN DE LOS PROFESORES
O ENFRENTAMENTO DO AUTISMO NO CONTEXTO ESCOLAR
title THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT
spellingShingle THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT
Cunha , Adriana Alves
Autismo; Inclusão; Educação
title_short THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT
title_full THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT
title_fullStr THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT
title_full_unstemmed THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT
title_sort THE FACING OF AUTISM IN THE SCHOOL CONTEXT
author Cunha , Adriana Alves
author_facet Cunha , Adriana Alves
Moreira , Norma de Fátima
author_role author
author2 Moreira , Norma de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha , Adriana Alves
Moreira , Norma de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo; Inclusão; Educação
topic Autismo; Inclusão; Educação
description Introdução: O autismo  hoje está cada vez mais visível na realidade escolar, sendo que a inclusão de alunos com esse e outros tipos de síndromes tem seu direito de alfabetização garantido por lei, entretanto nem sempre as escolas estão devidamente preparadas para receber esses alunos com autismo, ou seja, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que podem apresentar dificuldades no interesse de socialização, atraso na linguagem, dificuldades de se adequar às regras, pobre contato visual, indiferença afetiva, comportamentos de difícil condução, dentre outros. Objetivos:  o objetivo do projeto é promover um estudo com trabalhos já desenvolvidos, com o intuito de identificar possíveis problemas na inclusão de crianças autistas e discutir as propostas soluções existentes para que haja inclusão na sua totalidade. Metodologia: Esse projeto trata-se exclusivamente de uma revisão bibliográfica de trabalhos desenvolvidos para analisar a inclusão de alunos autistas. Para isso, será realizado um referencial teórico por meio de artigos e trabalhos que apresentem abordagem explicativa, embasada na questão do sistema de inclusão apresentando sua realidade nas escolas, dificuldades e soluções encontradas para que esse processo seja realizado com sucesso. Considerações Finais: Portanto, é esperado que com esse trabalho seja possível debater os pontos que podem ser melhorados nas escola, uma vez que o processo de inclusão dos alunos com essa síndrome ainda precisa ser adequado, uma vez que, ainda é comum falhas nesse contexto, deixando de cumprir a legislação, isso por diversos fatores, dentre eles o despreparo. Diante disso, muitos autores mostram soluções que favoreçam a inclusão e o processo alfabetização dos alunos, para que eles consigam se desenvolver da melhor forma possível.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/70
url https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/70
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/70/52
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Adriana Alves Cunha , Norma de Fátima Moreira
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Adriana Alves Cunha , Norma de Fátima Moreira
https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
publisher.none.fl_str_mv Scientia Generalis
Scientia Generalis
Scientia Generalis
dc.source.none.fl_str_mv Scientia Generalis; v. 1 n. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 15-15
Scientia Generalis; Vol. 1 No. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 15-15
Scientia Generalis; Vol. 1 Núm. S1 (2020): Anais do III Fórum de Iniciação Científica - 2020; 15-15
2675-2999
reponame:Scientia Generalis
instname:Publicação independente
instacron:INDEP
instname_str Publicação independente
instacron_str INDEP
institution INDEP
reponame_str Scientia Generalis
collection Scientia Generalis
repository.name.fl_str_mv Scientia Generalis - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv editor@scientiageneralis.com.br
_version_ 1797042483872399360