Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237186 |
Resumo: | O presente trabalho tem como finalidade identificar como a alfabetização e o letramento em geografia, com enfoque no estudo do espaço nos anos iniciais, vem sido discutido no cenário brasileiro e quais suas contribuições para o âmbito escolar. Buscando a compreensão do que é o espaço geográfico e sua importância de estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as contribuições de Piaget no que diz respeito a construção do espaço geográfico. Para a obtenção desses resultados de pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos de teses e artigos nas bases de dados Pathernon, Capes e Scielo, que continham as palavras chave: “alfabetização geográfica”, “letramento geográfico” e “espaço geográfico”. A partir do entendimento do “estado da arte”, a pretensão desta pesquisa foi o de compreender o significado de letramento e alfabetização, termos conceituais revelados e estudados por vários pesquisadores brasileiros. A Alfabetização Cartográfica se faz essencial para que o aluno se torne leitor de mapas e o Letramento Cartográfico como sendo um termo amplo, que não somente admita que o aluno seja um leitor do mapa, todavia, elenca a leitura do mapa, com a leitura do espaço em que vive no dia a dia, apropriando-se da leitura de mundo como um cidadão social, crítico e político. É primordial que se estude a questão do espaço geográfico para a criança, primeiramente trabalhando a questão do espaço vivido e com entendimento que todos os indivíduos passam pelo desenvolvimento cognitivo de acordo com sua faixa etária, levando em consideração a relevância das relações que obtemos ao longo de nosso desenvolvimento, relações: topológicas elementares, projetivas e euclidianas. A pesquisa bibliográfica possui o intuito de busca pela compreensão do assunto e como o mesmo vem sendo tratado e compreendido por pesquisadores no Brasil. |
id |
UNSP_ede95579e780c531bb037174e6122c64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237186 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciaisLiteracy and literacy in Geography: the study of space in the early yearsAlfabetização e letramentoAlfabetização cartográficaLetramento cartográficoEstudo do espaço nos anos iniciaisGeografia escolarEspaço geográficoAnos iniciaisO presente trabalho tem como finalidade identificar como a alfabetização e o letramento em geografia, com enfoque no estudo do espaço nos anos iniciais, vem sido discutido no cenário brasileiro e quais suas contribuições para o âmbito escolar. Buscando a compreensão do que é o espaço geográfico e sua importância de estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as contribuições de Piaget no que diz respeito a construção do espaço geográfico. Para a obtenção desses resultados de pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos de teses e artigos nas bases de dados Pathernon, Capes e Scielo, que continham as palavras chave: “alfabetização geográfica”, “letramento geográfico” e “espaço geográfico”. A partir do entendimento do “estado da arte”, a pretensão desta pesquisa foi o de compreender o significado de letramento e alfabetização, termos conceituais revelados e estudados por vários pesquisadores brasileiros. A Alfabetização Cartográfica se faz essencial para que o aluno se torne leitor de mapas e o Letramento Cartográfico como sendo um termo amplo, que não somente admita que o aluno seja um leitor do mapa, todavia, elenca a leitura do mapa, com a leitura do espaço em que vive no dia a dia, apropriando-se da leitura de mundo como um cidadão social, crítico e político. É primordial que se estude a questão do espaço geográfico para a criança, primeiramente trabalhando a questão do espaço vivido e com entendimento que todos os indivíduos passam pelo desenvolvimento cognitivo de acordo com sua faixa etária, levando em consideração a relevância das relações que obtemos ao longo de nosso desenvolvimento, relações: topológicas elementares, projetivas e euclidianas. A pesquisa bibliográfica possui o intuito de busca pela compreensão do assunto e como o mesmo vem sendo tratado e compreendido por pesquisadores no Brasil.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Diego Corrêa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Romão, Emanuele Aparecida Tais Bacciotti2022-10-24T16:52:58Z2022-10-24T16:52:58Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237186porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-02T06:24:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237186Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:58:31.196570Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais Literacy and literacy in Geography: the study of space in the early years |
title |
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais |
spellingShingle |
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais Romão, Emanuele Aparecida Tais Bacciotti Alfabetização e letramento Alfabetização cartográfica Letramento cartográfico Estudo do espaço nos anos iniciais Geografia escolar Espaço geográfico Anos iniciais |
title_short |
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais |
title_full |
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais |
title_sort |
Alfabetização e letramento em Geografia: o estudo do espaço nos anos iniciais |
author |
Romão, Emanuele Aparecida Tais Bacciotti |
author_facet |
Romão, Emanuele Aparecida Tais Bacciotti |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Diego Corrêa [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romão, Emanuele Aparecida Tais Bacciotti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização e letramento Alfabetização cartográfica Letramento cartográfico Estudo do espaço nos anos iniciais Geografia escolar Espaço geográfico Anos iniciais |
topic |
Alfabetização e letramento Alfabetização cartográfica Letramento cartográfico Estudo do espaço nos anos iniciais Geografia escolar Espaço geográfico Anos iniciais |
description |
O presente trabalho tem como finalidade identificar como a alfabetização e o letramento em geografia, com enfoque no estudo do espaço nos anos iniciais, vem sido discutido no cenário brasileiro e quais suas contribuições para o âmbito escolar. Buscando a compreensão do que é o espaço geográfico e sua importância de estudo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e as contribuições de Piaget no que diz respeito a construção do espaço geográfico. Para a obtenção desses resultados de pesquisa, foram realizados levantamentos bibliográficos de teses e artigos nas bases de dados Pathernon, Capes e Scielo, que continham as palavras chave: “alfabetização geográfica”, “letramento geográfico” e “espaço geográfico”. A partir do entendimento do “estado da arte”, a pretensão desta pesquisa foi o de compreender o significado de letramento e alfabetização, termos conceituais revelados e estudados por vários pesquisadores brasileiros. A Alfabetização Cartográfica se faz essencial para que o aluno se torne leitor de mapas e o Letramento Cartográfico como sendo um termo amplo, que não somente admita que o aluno seja um leitor do mapa, todavia, elenca a leitura do mapa, com a leitura do espaço em que vive no dia a dia, apropriando-se da leitura de mundo como um cidadão social, crítico e político. É primordial que se estude a questão do espaço geográfico para a criança, primeiramente trabalhando a questão do espaço vivido e com entendimento que todos os indivíduos passam pelo desenvolvimento cognitivo de acordo com sua faixa etária, levando em consideração a relevância das relações que obtemos ao longo de nosso desenvolvimento, relações: topológicas elementares, projetivas e euclidianas. A pesquisa bibliográfica possui o intuito de busca pela compreensão do assunto e como o mesmo vem sendo tratado e compreendido por pesquisadores no Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-10-24T16:52:58Z 2022-10-24T16:52:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237186 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129379586277376 |