Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Camila Moutinho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Noronha, Vânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Em Aberto
Texto Completo: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687
Resumo: Análise teórica sobre as representações culturais percebidas na relação entre crianças e brincadeiras, em especial aquelas possibilitadas pelos brinquedos construídos por elas mesmas. É apresentada a expressão “criança: sujeito eubrinquedo” para caracterizar a interação da própria criança em simbiose com objetos que ludicamente permitem que ela (re)construa seu mundo. A brincadeira é entendida como direito das crianças, e a experiência lúdica deve ser privilegiada nos currículos escolares da educação infantil, em consonância com os documentos legais para essa etapa da escolarização.
id INEP-1_fa42765d9e9a03a135357bf4b06aa2dd
oai_identifier_str oai:ojs.172.29.9.66:article/3687
network_acronym_str INEP-1
network_name_str Em Aberto
spelling Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantilcriança; brinquedo; Educação Infantil; currículo; representações culturaisEducação;Educação Infantil;CulturaAnálise teórica sobre as representações culturais percebidas na relação entre crianças e brincadeiras, em especial aquelas possibilitadas pelos brinquedos construídos por elas mesmas. É apresentada a expressão “criança: sujeito eubrinquedo” para caracterizar a interação da própria criança em simbiose com objetos que ludicamente permitem que ela (re)construa seu mundo. A brincadeira é entendida como direito das crianças, e a experiência lúdica deve ser privilegiada nos currículos escolares da educação infantil, em consonância com os documentos legais para essa etapa da escolarização.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisDomingues, Camila MoutinhoNoronha, Vânia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/368710.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3687Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i102reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil
title Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil
spellingShingle Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil
Domingues, Camila Moutinho
criança; brinquedo; Educação Infantil; currículo; representações culturais
Educação;Educação Infantil;Cultura
title_short Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil
title_full Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil
title_fullStr Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil
title_full_unstemmed Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil
title_sort Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil
author Domingues, Camila Moutinho
author_facet Domingues, Camila Moutinho
Noronha, Vânia
author_role author
author2 Noronha, Vânia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Camila Moutinho
Noronha, Vânia
dc.subject.por.fl_str_mv criança; brinquedo; Educação Infantil; currículo; representações culturais
Educação;Educação Infantil;Cultura
topic criança; brinquedo; Educação Infantil; currículo; representações culturais
Educação;Educação Infantil;Cultura
dc.description.none.fl_txt_mv Análise teórica sobre as representações culturais percebidas na relação entre crianças e brincadeiras, em especial aquelas possibilitadas pelos brinquedos construídos por elas mesmas. É apresentada a expressão “criança: sujeito eubrinquedo” para caracterizar a interação da própria criança em simbiose com objetos que ludicamente permitem que ela (re)construa seu mundo. A brincadeira é entendida como direito das crianças, e a experiência lúdica deve ser privilegiada nos currículos escolares da educação infantil, em consonância com os documentos legais para essa etapa da escolarização.
description Análise teórica sobre as representações culturais percebidas na relação entre crianças e brincadeiras, em especial aquelas possibilitadas pelos brinquedos construídos por elas mesmas. É apresentada a expressão “criança: sujeito eubrinquedo” para caracterizar a interação da própria criança em simbiose com objetos que ludicamente permitem que ela (re)construa seu mundo. A brincadeira é entendida como direito das crianças, e a experiência lúdica deve ser privilegiada nos currículos escolares da educação infantil, em consonância com os documentos legais para essa etapa da escolarização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3687
url http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687
identifier_str_mv 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Em Aberto
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo
21766673
0104-1037
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102
reponame:Em Aberto
instname:INEP
instacron:INEP
reponame_str Em Aberto
collection Em Aberto
instname_str INEP
instacron_str INEP
institution INEP
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1635981643385667584