Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Em Aberto |
Texto Completo: | http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687 |
Resumo: | Análise teórica sobre as representações culturais percebidas na relação entre crianças e brincadeiras, em especial aquelas possibilitadas pelos brinquedos construídos por elas mesmas. É apresentada a expressão “criança: sujeito eubrinquedo” para caracterizar a interação da própria criança em simbiose com objetos que ludicamente permitem que ela (re)construa seu mundo. A brincadeira é entendida como direito das crianças, e a experiência lúdica deve ser privilegiada nos currículos escolares da educação infantil, em consonância com os documentos legais para essa etapa da escolarização. |
id |
INEP-1_fa42765d9e9a03a135357bf4b06aa2dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.172.29.9.66:article/3687 |
network_acronym_str |
INEP-1 |
network_name_str |
Em Aberto |
spelling |
Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantilcriança; brinquedo; Educação Infantil; currículo; representações culturaisEducação;Educação Infantil;CulturaAnálise teórica sobre as representações culturais percebidas na relação entre crianças e brincadeiras, em especial aquelas possibilitadas pelos brinquedos construídos por elas mesmas. É apresentada a expressão “criança: sujeito eubrinquedo” para caracterizar a interação da própria criança em simbiose com objetos que ludicamente permitem que ela (re)construa seu mundo. A brincadeira é entendida como direito das crianças, e a experiência lúdica deve ser privilegiada nos currículos escolares da educação infantil, em consonância com os documentos legais para essa etapa da escolarização.Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas EducacionaisDomingues, Camila MoutinhoNoronha, Vânia2018-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/368710.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3687Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo217666730104-103710.24109/2176-6673.emaberto.31i102reponame:Em Abertoinstname:INEPinstacron:INEPporhttp://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687/pdfDireitos autorais 2018 Em Abertohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-08T14:46:12Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil |
title |
Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil |
spellingShingle |
Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil Domingues, Camila Moutinho criança; brinquedo; Educação Infantil; currículo; representações culturais Educação;Educação Infantil;Cultura |
title_short |
Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil |
title_full |
Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil |
title_fullStr |
Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil |
title_full_unstemmed |
Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil |
title_sort |
Criança: sujeito eu-brinquedo – representações da cultura lúdica na educação infantil |
author |
Domingues, Camila Moutinho |
author_facet |
Domingues, Camila Moutinho Noronha, Vânia |
author_role |
author |
author2 |
Noronha, Vânia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Camila Moutinho Noronha, Vânia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criança; brinquedo; Educação Infantil; currículo; representações culturais Educação;Educação Infantil;Cultura |
topic |
criança; brinquedo; Educação Infantil; currículo; representações culturais Educação;Educação Infantil;Cultura |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Análise teórica sobre as representações culturais percebidas na relação entre crianças e brincadeiras, em especial aquelas possibilitadas pelos brinquedos construídos por elas mesmas. É apresentada a expressão “criança: sujeito eubrinquedo” para caracterizar a interação da própria criança em simbiose com objetos que ludicamente permitem que ela (re)construa seu mundo. A brincadeira é entendida como direito das crianças, e a experiência lúdica deve ser privilegiada nos currículos escolares da educação infantil, em consonância com os documentos legais para essa etapa da escolarização. |
description |
Análise teórica sobre as representações culturais percebidas na relação entre crianças e brincadeiras, em especial aquelas possibilitadas pelos brinquedos construídos por elas mesmas. É apresentada a expressão “criança: sujeito eubrinquedo” para caracterizar a interação da própria criança em simbiose com objetos que ludicamente permitem que ela (re)construa seu mundo. A brincadeira é entendida como direito das crianças, e a experiência lúdica deve ser privilegiada nos currículos escolares da educação infantil, em consonância com os documentos legais para essa etapa da escolarização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3687 |
url |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687 |
identifier_str_mv |
10.24109/2176-6673.emaberto.31i102.3687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/3687/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Em Aberto http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Em Aberto; v. 31, n. 102 (2018): Ludicidade, conhecimento e corpo 21766673 0104-1037 10.24109/2176-6673.emaberto.31i102 reponame:Em Aberto instname:INEP instacron:INEP |
reponame_str |
Em Aberto |
collection |
Em Aberto |
instname_str |
INEP |
instacron_str |
INEP |
institution |
INEP |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1635981643385667584 |